TEMA: SENDO MOLDADO PELO OLEIRO 1119/04

Texto Base: 2 Coríntios 4:7 – Jeremias 18:1-6

Quebra-gelo: Qual o tipo de vaso que você gostaria de ser nas mãos de Deus?

Introdução: O texto de 2 Coríntios 4:7 diz que somos vasos de barro. Quando um oleiro prepara o barro para fazer um vaso, ele já sabe qual a finalidade desse vaso que será feito. Com nós não é diferente, no Salmos 139, versículos 13 e 16, diz que Deus o nosso oleiro, formou o nosso interior e os teceu quando ainda estávamos no ventre de nossas mães. Fomos criados por Deus para sermos vasos de honra, levando a Glória Dele em nossos corpos, mas infelizmente muitas pessoas tem vivido como outros tipos de vasos. Nesta noite vamos aprender juntos;

03 TIPOS DE VASOS QUE NÃO AGRADA A DEUS

1) VASO RACHADO – Atos 9:4 – Filipenses 3:4-7

O Apóstolo Paulo antes de ter um encontro com Jesus, já era um homem zeloso por Deus, porém sem entendimento. Sua religiosidade vazia o levou a uma cegueira espiritual tão séria, que ele se tornou um perseguidor da Igreja. Paulo era um vaso, porém rachado pela intolerância religiosa e ódio pela igreja, mas quando Ele teve um verdadeiro encontro com Jesus se tornou em um vaso escolhido para Glória de Deus (Atos 9:15).

PERGUNTA: Em sua opinião, quais as atitudes que diferenciam uma pessoa religiosa (vaso rachado) de uma pessoa espiritual (vaso de honra)?

2) VASO DE BARRO DURO – Daniel 4:33

O barro duro, fala da dificuldade de se deixar ser moldado. Na vida do rei Nabucodonosor encontramos esse tipo de barro, um vaso duro que Deus teve que levar para o campo e molhar com o orvalho do céu para o quebrantar. O orgulho e soberba de Nabucodonosor fez com que ele se tornasse como um animal, se alimentando de capim. Que nessa noite possamos pedir para o Espírito Santo nos quebrantar e tirar todo o orgulho e soberba que tem endurecido o nosso coração. PERGUNTA: Em sua opinião, o que mais tem endurecido o coração do homem nos últimos tempos?

3) VASO SUJO – Lucas 19:5

Zaqueu é a figura de um vaso sujo, um Judeu que fazia parte do povo de Deus, porém havia se sujado com o pecado da corrupção e ganância, mas no v.10 diz que Jesus veio buscar os que se havia perdido, e Zaqueu estava perdido no lamaçal do pecado. Jesus continua procurando vasos para limpar com Seu Sangue, que nessa noite Ele possa remover toda sujeira de nossos corações.

PERGUNTA: Comente um pecado que na sua opinião, mas tem sujado o coração do cristão.

CONCLUSÃO: Em 2 Timóteo 2:20 está escrito que numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. Oremos para que nessa noite possamos ser encontrados por Deus como vasos de honra para sermos usados pelo nosso amado oleiro Jesus!!!!

Deixe um comentário

0