TEMA: SÊ TU UMA BENÇÃO – 0619/01


Texto Base: Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. (Gênesis 12:1-2)

E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança.
Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós?
E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.
E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.(Lucas 12:13-21)

Quebra-gelo: Você acha que nós como discípulos de Jesus temos sido canais de benção para as pessoas?

Introdução: Nos textos lido como base, temos a história de dois homens. Uma história é real, e outra uma parábola que representa uma realidade na vida de muitas pessoas. Abrão, envolvido na história real, foi uma grande “benção”. Já o homem da parábola foi apenas mais uma pessoa abençoada pela graça e misericórdia de Deus. A propósito, qual a diferença entre ser uma benção e ser abençoado? Uma pessoa abençoada é aquela que recebeu uma benção de Deus, ela é o fim. Já uma pessoa que é uma benção, também é abençoada, mas ela primeiramente se coloca como um canal de benção na vida de outras pessoas. Nesta noite vamos compartilhar sobre a diferença entre uma pessoa que é abençoada e uma pessoa que é canal de benção.

1) UMA PESSOA ABENÇOADA – Lucas 12:17-19

Vemos nesta parábola contata por Jesus, a figura de uma pessoa que foi muito abençoado com uma grande colheita. O v.17ª diz: …Que farei?… O homem ficou sem saber o que fazer com tanta abundancia, e no v.18 decide guardar tudo para ele, numa atitude egoísta e gananciosa. Uma pessoa que vive apenas para ser abençoada, nunca desfrutará do propósito pelo qual Deus o criou, ser benção. No final da parábola contada por Jesus, o homem insensato, se quer gozou de sua riqueza, pois foi chamado por Deus antes de desfrutar de sua grande colheita, e não tinha nada para oferecer a Deus. A parábola termina no v. 21 dizendo que assim é aquele que para si ajunta tesouros, mas não é rico para com Deus, ou seja, é apenas uma pessoa abençoada materialmente e despreparada para se encontrar com Deus.

PERGUNTA 1: Qual a maior lição que você aprendeu com o homem desta parábola?

PERGUNTA 2: Em sua opinião, como nos livrarmos da ganância e do egoísmo?

1) UMA PESSOA QUE É CANAL DE BENÇÃO – Gênesis 12:2

Conhecendo a história de Abraão, sabemos que ele foi “UMA BENÇÃO”, não apenas uma pessoa abençoada. Em Abraão Deus revela Sua vontade diretiva ao homem. Em Gênesis 13:2 diz que Abraão era muito rico em gado, em prata e ouro… Em Gênesis 24:1 diz que Abraão já velho e avançado em idade, e o Senhor em tudo o havia Abençoado… Em Gênesis 25:7,8 diz que Abraão viveu 175 anos e morreu em boa velhice, velho e cheio de dias… E ainda em Gênesis 12:3 diz; …em ti todos os povos da terra serão abençoados”…. Ou seja, Abraão foi benção para o mundo inteiro. A história de Abraão acabou a muito tempo, mas ele deixou uma lição para cada um de nós, muito melhor do que ser uma pessoa abençoada é ser um canal de benção nas mãos de Deus.

PERGUNTA 1: O que mais te chama atenção na história de Abraão?

PERGUNTA 2: Em sua opinião, o que é preciso fazermos para nos tornarmos canal de benção nas mãos de Deus?

CONCLUSÃO: Deus chamou a cada um de nós para sermos bênçãos, e não apenas abençoados. Ele não quer que sejamos apenas o “fim”, mas sim “meio” de felicidade na vida das pessoas. Deus quer fazer de nós canais de bênçãos, e o primeiro a ser beneficiado com isso somos nós mesmos. Você está preparado para ser usado como um canal de benção nas mãos de Deus?

Não esqueça! As melhores músicas gospel e sem anúncios estão em https://pacrist.org/

Calendário

Junho 2019
D S T Q Q S S
« Mai    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Nós ajude

Igreja Evangélica Ministério Florescer
Banco do Brasil
Agencia: 0291-7
Conta Corrente: 23.173-8