TEMA: PROVA DE FOGO-0320/02

Texto Bíblico: Is 43:1-2 –  Jo 16:33

Quebra-gelo: Você já enfrentou alguma situação muito difícil, mas que te trouxe grande aprendizado?

Introdução: Todos nós gostaríamos de uma vida tranquila, sem grandes problemas, mas percebemos que é impossível ter uma vida sem aflições. Mesmo a vida cristã, a vida com Jesus, não é uma vida sem problemas. Mesmo depois de termos recebido Jesus como nosso Senhor e Salvador, continuamos a passar por problemas, com a diferença de agora ter com quem contar nessas horas difíceis. Os problemas podem nos ensinar ou nos derrubar, depende de nossas escolhas e de como lidamos com eles. Isaías 43 nos ensina algumas coisas que devemos sempre lembrar quando passarmos por uma “prova de fogo”, por um período de grandes lutas.

O QUE DEVEMOS SEMPRE LEMBRAR QUANDO PASSAMOS POR PROVAS:

1) As provas não são para nos derrubar, mas para nos edificar. (Is 43:2 – 2Co 4:17)

A questão não é se vamos passar por dificuldades, a questão é se permaneceremos firmes (em pé) depois que as lutas passarem. A Bíblia ensina que podemos ser mais que vencedores em todas as coisas (Rm 8:37).

IMPORTANTE: Não existe provação ou tentação que não podemos suportar. Ler 1Co 10:13

2) Deus sempre estará conosco, mesmo na hora da “prova de fogo” (Is 43:2 – Mt 28:20).               

Deus promete que estará conosco em toda e qualquer situação. Nossa segurança não é a ausência dos problemas e sim a presença de Jesus conosco em meio aos problemas. Nunca estaremos sozinhos, mesmo nos nossos maiores problemas, Deus sempre estará conosco. Você pode não saber o que fazer, mas Deus sabe e sempre estará conosco. Porque precisamos passar por provações? Crescimento espiritual (2Co 4:17), para sermos aprovado (1Pe 1:6-7), para adquirirmos perseverança (paciência) e experiência (Rm 5:3-4)

3)  Deus sempre cuidará de você. Ele te protegerá (Is 43:2 – Is 41:10 – Hb 13:5)

Ele nos promete que, ainda que passemos pela prova mais difícil, nada nos fará dano algum. Ainda que passemos pelas piores situações possíveis, Deus nos promete cuidado e proteção. Se fizermos o que Ele manda, não teremos nenhum dano. Ele cuidará de nós.

Conclusão: Neste mundo você enfrentará problemas, alguns maiores outros nem tanto. Você prefere passar por essas “provas de fogo” sozinho ou com Deus ao teu lado? Quer sair dessas lutas como um vencedor? Então entregue sua vida a Deus e faça o que Ele ensina. Obedeça a Ele em todos os momentos de sua vida, mesmo na hora da luta.

Deixe um comentário