TEMA: PESSOAS QUE DESAGRADAM A DEUS – 1018-02


Texto Base: Efésios 5:8-10 (Leia em sua Bíblia))

Quebra-gelo: Como saber o que desagrada a Deus?

Introdução: Embora Deus seja Soberano, Ele nos concedeu o poder de escolha. E dentre as escolhas que fazemos e as atitudes que tomamos, estão aquelas que agradam e desagradam a Deus. O texto lido como base fala da necessidade de vivermos uma vida que agrade ao Senhor. Nesta noite vamos aprender juntos:

 

04 TIPOS DE PESSOAS QUE DESAGRADAM A DEUS.

 

1º Tipo de pessoa: PESSOA “DODÓI” (que se ofende fácil) – Mateus 15:25-16 – Provérbios 12:16

Tão pecado quanto ofender alguém é viver ofendido com as pessoas. Muitos cristãos por falta de maturidade espiritual vivem ofendidos na igreja, família e sociedade. A mulher cananeia do texto lido de Mateus recebeu uma palavra dura de Jesus, mas ela não se ofendeu e consequentemente recebeu o milagre que precisava. Como cristãos, precisamos ter a pele dura e o coração mole, o texto de provérbios diz: mas o homem prudente ignora a ofensa.

PERGUNTA: Em sua opinião, qual o segredo para termos a pele dura e o coração mole?

2º Tipo de pessoa: Pessoa Critica – Efésios 4:29 – 2 Samuel 6:20,23

Existem críticas construtivas que são passadas com amor e carinho com o fim de abençoar as pessoas. Mas o texto lido de Efésios fala de críticas que não podem sair de nossa boca, são palavras destrutivas que não edificam. O texto de 2 Samuel fala de Mical, esposa de Davi, que por critica-lo severamente ficou estéril pelo resto de sua vida. PERGUNTA: Qual a sua opinião em relação a crítica destrutiva e construtiva? Existe mesmo diferença?

3ª Tipo de pessoa: Pessoa que vive condenando – João 8:3-11 – João 12:47

Pessoas que tem prazer em julgar e condenar seu próximo certamente não agradam a Deus. Conforme lemos nos textos do evangelho de João, Jesus não veio julgar o mundo e sim salvá-lo. É sempre bom lembrarmos que com a mesma medida que julgamos as pessoas seremos julgados. (Mateus 7:1-2)

PERGUNTA: Em sua opinião, como corrigir e ajudar uma pessoa sem condená-la?

4ª Tipo de pessoa: Pessoas que vivem reclamando – 1 Tessalonicenses 5:18 – Números 14:2 e 28,29

Aprendemos nas escrituras que a murmuração desagrada o coração de Deus. A Bíblia nos ensina que em tudo devemos dar Graças a Deus porque Ele está no controle da vida de seus filhos. O povo de Israel murmurou contra Deus dizendo que seria melhor morrer no deserto do que guerrear para herdar a terra prometida, e foi justamente isso que aconteceu, a murmuração atrai a maldição.

PERGUNTA: Como vencer a murmuração?

CONCLUSÃO: Em João 15:5 Jesus disse que Ele é a videira e nós somos os ramos e sem Ele não podemos fazer nada. A única maneira de produzirmos frutos que agrade a Deus é estando conectados na videira chamada Jesus. Nesta noite, com a ajuda do Espírito Santo, vamos decidir viver para agradar a Deus!!!

Tem alguma pergunta ou comentário?

Isto é muito importante para nós