TEMA: O LEGADO DE UM PAI – 0919/03


 Texto Base: Filipenses 4:9 (Leia em sua Bíblia)

Quebra-gelo: Você tem deixado um bom legado para o seu filho (biológico ou espiritual)?

Introdução: Legado é uma disposição feita em um testamento para benefício de outra pessoa, é deixar algo de valor. Ou seja, legado é uma herança deixado para alguém, que também pode ser moral ou espiritual. Hoje, vamos falar sobre a importância de deixarmos um bom legado para nossos filhos. Querendo ou não, a cada dia estamos construindo e deixando um legado para eles. No texto lido como base, Paulo estava simplesmente deixando um bom legado para os seus filhos espirituais. Nesta noite vamos meditarmos juntos, sobre:

ALGUMAS ÁREAS QUE NOSSOS FILHOS ESTÃO NOS OBSERVANDO.

1) COMO LIDAMOS COM NOSSOS CÔNJUGES. – Efésios 5:22 e 25

Nossos filhos estão observando a maneira que lhe damos com os nossos cônjuges; nossa conduta; jeito de falar; nosso tratamento. Eles estão nos observando, sem que saibamos.

PERGUNTA: Você acha que a vida conjugal de um casal influencia no comportamento dos filhos? Comente!!!

2) COMO LIDAMOS COM O NOSSO PRÓXIMO. – Mateus 22:37-39

Como lidamos com o nosso próximo? Ou somos irados? Desrespeitosos? Maledicentes? Duros? Nossos filhos estão nos observando, sem que saibamos.

PERGUNTA: Você já passou pela experiência de ver um filho presenciando um mau exemplo de um pai? Como se sentiu?

3) COMO LIDAMOS COM AS NOSSAS DIFICULDADES E ERROS. – Romanos 12:17-18

Como reagimos em tempos de crise? Somos equilibrados? Honestos? Perseverantes? E quando erramos com as pessoas? Pedimos perdão? Somos humildes? Restituímos o prejuízo? E em nossos negócios? Falamos a verdade? Não enganamos? Somos justos? Nossos filhos estão nos observando, sem que saibamos.

PERGUNTA: Você acha que devemos falar das nossas crises e erros para os nossos filhos? Comente!!!

4) COMO LIDAMOS COM AS COISAS DE DEUS. – 1 Coríntios 10:31

Como nos relacionamos com Deus? Levamos Ele a sério? Somos compromissados com Ele? Com a Igreja? Somos piedosos? Quantas vezes nossos filhos nos surpreenderam orando ou lendo a Bíblia? Nossos filhos estão nos observando, sem que saibamos.

PERGUNTA: Em sua opinião, temos deixado um bom legado espiritual para os nossos filhos?

CONCLUSÃO: Não importa se você tenha ou não recebido um bom legado de seu pai ou de sua mãe. Deus espera de cada um de nós que imitemos o bom legado que Jesus nosso Senhor deixou para nós. Que nesta noite possamos assumir um compromisso diante de Deus de sermos melhores pais, filhos, cristãos, deixando assim um bom legado para a nova geração.

Tem alguma pergunta ou comentário?

Isto é muito importante para nós