Categorias
F3

TEMA: NÃO ABANDONE A ARCA – 1119/03

PARA ACESSAR O ESTUDO CLIQUE NO TEMA LOGO ACIMA
O F3 discipulado foi criado para você que deseja fazer a Obra do Senhor discipulado pessoas para Cristo, Crie seu grupo de aprendizados, realize campanhas de oração. Todas as quintas-feiras liberamos um novo estudo para te auxiliar nos ensinos

Texto Base: Gênesis 6:5-8, 14, 17-18 – Mateus 26:28

Quebra-gelo: Em sua opinião, o que leva uma pessoa abandonar a Arca (Igreja)?

Introdução: No texto lido de Gênesis, diz que nos dias de Noé a maldade e a corrupção havia se multiplicou sobre a face da terra, então nos v. 06 e 07 diz que Deus se arrependeu (entristeceu) de ter criado o homem e intentou em destruí-lo da face da terra. Mas no v.08 diz que Deus acha graça em Noé. Por fim nos v.17 e 18 Deus faz a primeira aliança com os homens e providência uma Arca para salvar Noé e sua família. APLICAÇÃO PARA A IGREJA: Deus também estabeleceu conosco uma Aliança através de Cristo Jesus conforme Mateus 26:28. Jesus se tornou o elo da nossa Aliança com Deus, preparando também para nós uma Arca que é a IGREJA. A igreja local é o nosso lugar de segurança, a nossa CIDADE DE REFÚGIO. Nesta noite vamos aprender juntos:

04 VERDADES SOBRE A ARCA DE NOÉ QUE SE APLICA A IGREJA

1ª Verdade: Dentro da arca havia problemas e conflitos para Noé superar.

Eram 8 pessoas dividindo espaço, alimento e tarefa dentro dessa arca por 150 dias, com certeza havia conflitos dentro da arca. Isso também acontece hoje na igreja local, somos uma família. Ás vezes há desentendimento, hipocrisia, fingimento e confusão, mas não devemos confundir as “atitudes” dos irmãos com sua “identidade” em Cristo. Somos uma família e precisamos superar esses conflitos. PERGUNTA: Em sua opinião, como superar os conflitos na igreja?

2ª Verdade: – Só dentro da Arca, Noé poderia preservar sua vida e de sua família. – Apocalipse 1:12-13,20

Fora da Arca só havia destruição e desespero. Hoje não é diferente, só dentro da Igreja que podemos verdadeiramente encontrar salvação para nossa família. O Senhor é onipresente, Ele está em todos os lugares. Mas é no meio das igrejas que Jesus continua se manifestando, salvando e nos preservando do mal.

3ª Verdade: Dentro da Arca Noé teve que dividir o espaço com animais até o fim do dilúvio. – Atos 20:29 – Tiago 4:11,12

Dentro da Arca Noé e sua família teve que dividir o espaço com animais até o fim do dilúvio. Com nós não é diferente, muitas pessoas entram e ficam na igreja com atitudes estranhas, mas precisamos aprender a amar e suportar essas pessoas até o fim. Na parábola do Trigo e Joio Jesus disse:….deixai crescer ambos juntos até a colheita… Não é nosso dever julgar quem é joio e quem é trigo, nosso dever é amar.

4ª Verdade: Só dentro da Arca estamos livres das tempestades destruidoras. Mateus 7:24-27

Fora da Arca tinha vento, trovões e tempestade, mas Noé estava salvo. Todos os dias nós também temos que enfrentar tempestades, são lutas e adversidades que passamos nessa vida, mas quando estamos dentro da arca com Jesus superamos todas elas.

PERGUNTA: Deixe sua opinião sobre a importância da Igreja em sua vida?

CONCLUSÃO: ► A Igreja é a nossa arca, nossa cidade de refúgio. Por isso não abandone a arca. Lembre-se que Jesus está conosco nessa Arca chamada Igreja, por isso temos a promessa que as portas do inferno não prevalecerão contra ela!!!