TEMA: MORRER PARA VIVER – 1119-01


Texto Base: João 15:8 – João 12:24 (leia em sua bíblia)

Quebra-gelo: Você já ouviu a frase: Morrer para viver. O que isso significa para você?

Introdução: No texto lido como base, Jesus nos ensinou que a maneira de Glorificar a Deus através de nossas vidas é dando muito fruto, só assim nos tornamos verdadeiramente discípulos de Jesus. Dar fruto implica em reproduz à vida de Jesus em nós e também em outras pessoas. Agora a pergunta é: Como ser um cristão frutífero? Como reproduzir a vida de Jesus em nós e nos outros? A resposta que Jesus nos deixou para essa pergunta em João 12:24 é morrendo, Ele nos ensinou que assim como o grão de trigo tem que morrer para dar muito fruto, nós como cristãos também precisamos morrer para vivamos verdadeiramente a vida de Deus. Nesta noite vamos aprender juntos:

TRÊS ÁREAS QUE PRECISAMOS MORRER PARA REPRODUZIR A VIDA DE JESUS.

1) MORRER para o “Eu” – Gálatas 2:20 – 2 Coríntios 5:14,15

O “Eu” fala do homem interior, de quem realmente somos. Morrer para o “Eu”, é crucificar a velha criatura. Uma pessoa que crucificou o “Eu”, destruiu o altar da reputação, não mais se preocupa com fama, elogios, críticas e aceitação pessoal. Quando crucificamos o nosso “Eu”, nossos sonhos, planos, desejos, conquistas pessoais, não são mais prioridade. Quando falamos para nós mesmo: – Não aquento mais ser cristão!!! – Sabe de uma coisa, vou viver minha vida!!! – Já cansei de abrir mão de tantas coisas pela igreja, por Jesus, pelas pessoas que não valorizam!!! Quando isso acontece, ou nosso “Eu” quer ressuscitar ou nunca morreu.

Pergunta: Em sua opinião, como conseguimos crucificar o nosso “Eu”?

2) MORRER PARA A CARNE – Gálatas 5:24 – Romanos 7:18

Em Romanos 8:8 diz que os que estão na carne não podem agradar a Deus. Carne, fala do nosso corpo. É a parte que não se converte. Quando recebemos Jesus, morremos para a carne. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne. Se estamos vivos para a carne, então continuamos mortos para Cristo. Por isso a Bíblia nos ensina a lutar diariamente contra os desejos da carne.

Pergunta: Peça para o grupo ler Gálatas 5:16-21 e comentar sobre o texto.

1) Crucificar o MUNDO – Gálatas 6:14 – 1 João 2:15-17

Crucificar o mundo é dizer NÃO para os seus prazeres e encantos. É impossível agradar a Deus sendo amigo do mundo, aliás, amar o mundo é atestar que a carne e o “Eu” ainda estão vivos. Em Tiago 4:4 está escrito: …Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus…. Ou seja, é impossível ser amigo do mundo e amigo de Deus ao mesmo tempo.

Pergunta: Em sua opinião, como resistir as tentações deste mundo?

CONCLUSÃO: É só morrendo que podemos ter uma vida frutífera. A verdade é que não existe vida antes da morte. Precisamos decidir morrer para o “Eu”, para a carne, para o mundo. E esse processo tem que ser diário. Em Lucas 9:23 está escrito: …Jesus dizia a todos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me…. Você está disposto a morrer para viver?

Tem alguma pergunta ou comentário?

Isto é muito importante para nós