TEMA: CONSELHOS PARA UMA VIDA ESPIRITUAL SAUDÁVEL – 0120/02

Texto: 1 Ts 5:16-22

Introdução: Fomos chamados por Deus para vivermos uma vida espiritual abençoada, e não para sobrevivermos espiritualmente. Precisamos aprender a viver a vida para não parecer que estamos apenas sobrevivendo.
O Apóstolo Paulo deu sete conselhos à igreja de Tessalônica para que ela desfrutasse uma vida espiritual saudável. Vejamos:

CONSELHOS PARA UMA VIDA ESPIRITUAL SAUDÁVEL.

1º Conselho: Alegrar-se continuamente  …regozijai-vos sempre… v.16
Precisamos viver uma vida de alegria e regozijo no Senhor, sabendo que todas as coisas cooperam para o bem daqueles amam a Deus (Rm 8.28).

2º Conselho: Oração perseverante …orai sem cessar…  v.17
Orar é muito mais do que decorar frases de oração, orar é buscar a Deus verdadeiramente. Orar sem cessar é buscar a Deus constantemente, quantas vezes forem necessárias durante o dia, é reservar um bom tempo para falar com Deus. Tem muita gente que só busca a Deus quando a coisa aperta para o seu lado. Quem não conhece o caminho da oração não tem vida espiritual saudável.

3º Conselho: Ser agradecido por tudo …em tudo dai graças… v.18
Somos bons para pedir, mas, péssimos para agradecer. A gratidão mantém os céus abertos, enquanto que a ingratidão torna os céus fechados para nós. Somos inclinados a agradecer as coisas boas que recebemos e reclamarmos das más coisas que nos sobrevêm. Porém a Bíblia generaliza quando diz: Em tudo dai graças.

4º Conselho: Comunhão com o Espírito Santo não extingais o Espírito… v.19
O Espírito Santo é quem gera em nós todo o poder necessário para vencermos as tribulações e adversidades da vida, como também é aquele que nos capacita para o uso dos dons espirituais, para um ministério eficaz e uma vida abundante em Cristo. Por isso precisamos do fogo do Espírito ardendo dentro de nós.  Jo 14:16 – Jo 16:7

5º. Conselho: Acolher e valorizar a palavra profética não desprezeis as profecias… 5.20
A maior forma de Deus profetizar à igreja, sem dúvidas, é através da palavra “rhema” (palavra falada, declarada) ministrada pelos ministros por ele constituídos. A Bíblia fala sobre o dom profético, mas fala também sobre pastores  que profetizam e ensinam a igreja através da Palavra bíblica profética de Deus. Quando desprezamos o ensino bíblico e menosprezamos o dom profético estamos desprezando suas profecias.

6º Conselho: Examinar tudo e escolher o que for bom …examinai tudo. Retende o que é bom… v.21
Devemos aprender a filtrar tudo àquilo que está sendo transmitidos a nós através da Tv, internet e outros meios de comunicação.

7º Conselho: Rejeitar o mal fazendo escolhas sábias …abstende-vos de toda espécie de mal… v.22
Abster significa não fazer, não concordar, rejeitar, ou seja, precisamos rejeitar, tudo aquilo que não está de acordo com a Palavra de Deus. Quer seja atitudes errada, programas de TV, páginas da internet , tudo aquilo que aparenta não ser bom devemos resistir.

Conclusão: Coloquemos estes conselhos em prática para que possamos desfrutar uma vida alegre, curada e saudável espiritualmente na presença do Senhor. Veja conclusão do apostolo nos versos 23 e 24: …o mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará…

Deixe um comentário

×

A Paz de Cristo!

Sou o idealizador do PaCrist, fale comigo loga abaixo.

× Fale Comigo