TEMA: ALTARES ESTRANHOS – 0219/04

Texto base: 2 Crônicas 14:1-7

1 Abias descansou com os seus antepassados e foi sepultado na Cidade de Davi. Seu filho Asa foi o seu sucessor, e em seu reinado o país esteve em paz durante dez anos.Asa fez o que o Senhor, o seu Deus, aprova. Retirou os altares dos deuses estrangeiros e os altares idólatras que havia nos montes, despedaçou as colunas sagradas e derrubou os postes sagrados. Ordenou ao povo de Judá que buscasse o Senhor, o Deus dos seus antepassados, e que obedecesse às leis e aos mandamentos dele. Retirou os altares idólatras e os altares de incenso[a] de todas as cidades de Judá, e o reino esteve em paz durante o seu governo. Também construiu cidades fortificadas em Judá, aproveitando esse período de paz. Ninguém entrou em guerra contra ele durante aqueles anos, pois o Senhor lhe deu descanso.Disse ele ao povo de Judá: “Vamos construir estas cidades com muros ao redor, fortificadas com torres, portas e trancas. A terra ainda é nossa, porque temos buscado o Senhor, o nosso Deus; nós o buscamos, e ele nos tem concedido paz em nossas fronteiras”. Eles então as construíram e prosperaram.

Quebra-gelo: Quem lembra do nome dos dois altares estranhos que foi falado no culto de domingo?

Introdução: Na Bíblia altar é basicamente uma estrutura ou um lugar elevado em que se oferecem sacrifícios ou se queima incenso em adoração ao Deus verdadeiro ou a outros deuses. O texto lido como base, fala do começo do reinado de Asa, o texto também registra a primeira atitude de Asa quando assumiu o reino. O v.3 diz que ele removeu os altares estranhos e como consequência, seu reino teve paz, descanso e prosperidade. Nesta noite vamos falar sobre:

02 ALTARES ESTRANHOS QUE PRECISAMOS REMOVER DE NOSSAS VIDAS.

1) ALTAR DA REPUTAÇÃO. v.2

O primeiro altar que Asa teve que destruir foi o altar da reputação. Asa não caiu na tentação de se preocupar com o que o povo e os seus conselheiros iam pensar dele, ele estava mais preocupado em agradar a Deus do que a povo. O v.2 diz que Asa fez o que era bom e reto aos olhos do Senhor seu Deus. Asa não estava preocupado se o povo ia gostar ou não do seu novo estilo de governar.

PERGUNTA: Em sua opinião, qual a maior dificuldade em remover o altar da reputação de nossas vidas?

PERGUNTA 2: Em sua opinião, porque nos preocupamos tanto com o que as pessoas pensam de nós?

2) ALTAR DO ORGULHO – 2 Crônicas 26:16 – 26:21

A Bíblia diz que Asa decidiu entregar “completamente” o seu reino a Deus. Isto significa que Asa teria que dar a Deus toda Glória de suas conquistas. Hoje, muitas pessoas não se estregam completamente a Jesus, porque querem receberem um pouco de glória. A Bíblia fala de um outro Rei chamado Uzias que começou muito bem o seu reinado, mas infelizmente teve problema com o altar do orgulho. Precisamos destruir “completamente” o Altar do orgulho. PERGUNTA: Comente uma atitude que revela orgulho em nossas vidas?

PERGUNTA 2: Como remover o altar do orgulho?

CONCLUSÃO: O rei Asa, encontrou em Deus um lugar de paz, descanso e prosperidade, mas primeiro ele teve que destruir os altares estranhos. Hoje, a melhor maneira para remover esses altares estranhos de nossas vidas, é convidar Jesus para edificar um altar para Ele. Semana que vem com a Graça e permissão de Deus vamos continuar falando sobre outros altares que também precisamos remover de nossas vidas. Esperamos você aqui!!!

Clique aqui para responder o questionario 

MINISTÉRIO FLORESCER

GRUPO FAMILIAR F3 

Gostaria de ouvir músicas gospel em MP3, com pouco consumo de dados movéis e sem anúncios: https://musicgospel.pacrist.org

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.