TEMA: A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO – 0519/01

Base – Texto Base: João 3:1-7 (lêia em sua bíblia)

Quebra-gelo: Como você define o novo nascimento?

Introdução: Há muitas almas preciosas que estão dentro da Igreja, mas ainda não manifestam evidências do novo nascimento. São cristãos que estão a muito tempo dentro de igrejas, mas continuam entregues aos vícios, pecados e maus costumes. Paulo se referindo ao seu povo disse que eles tinham zelo de Deus, mas não com entendimento. (Romanos 10:1,2) Zelo é importante, mas quando o assunto é salvação, zelo sem entendimento não resolve. No texto lido como base, Nicodemos, um dos principais dos Judeus não compreendeu o que significa nascer de novo. Nesta noite vamos aprender um pouco mais sobre essa importante doutrina bíblica chamada novo nascimento.

1) O QUE É NOVO NASCIMENTO? – Ezequiel 36:26 – Efésios 2:1-5

Antes de falar o “QUE É” o novo nascimento, vamos falar o que “NÂO É” novo nascimento. Novo nascimento não é você mudar de religião. Novo nascimento também não é você se batizar nas águas. Novo nascimento também não é você parar de beber, fumar, jogar. Novo nascimento é uma obra pela qual Deus vivifica o nosso espírito. Você se torna uma nova criatura, novos desejos, uma nova vida, você recebe um novo coração.

PERGUNTA: Você já teve essa experiência em sua vida? O que mudou em você?

2) COMO NASCER DE NOVO? Marcos 10:26-27 – Efésios 2:8,9

O novo nascimento é uma obra 100% divina, é Deus que opera o novo nascimento em nosso espírito. O homem não tem nenhum mérito na salvação. Todavia existem algumas atitudes que o homem deve ter para receber o novo nascimento. 1) Arrependimento genuíno, reconhecer que é um pecador. (Romanos 3:23) 2) Entrega e rendição total ao Senhor Jesus Cristo, reconhecer que precisa de um salvador. (Marcos 2:17) 3) Fé verdadeira no sacrifício de Jesus. (Colossenses 1:20)

PERGUNTA: Em sua opinião, qual das atitudes acima o homem tem maior dificuldade?

3) EVIDENCIAS DO NOVO NASCIMENTO.

Evidencia é a qualidade ou caráter do que é evidente, do que não dá margem à dúvida, um sinal, uma marca. Dentre as muitas evidencias que uma pessoa manifesta quando realmente nasce de novo, estão: 1) Batismo nas aguas. (Atos 8:36,37) 2) Desejo pela Presença de Deus. (Salmos 42:1,2) 3) Aversão e tristeza pelo pecado. (Ezequiel 36:31) e 4) Certeza da Salvação, sem dúvida nenhuma, a maior benção do NOVO NASCIMENTO. Romanos 8:16 – 1 João 3:14 – Filipenses 1:21,23b

PERGUNTA: Em sua opinião, qual a maior mudança em uma pessoa que realmente nasceu de novo (se converteu)?

CONCLUSÃO: Porque nós necessitados nascer de novo? Porque, quem não nascer de novo, não pode entrar no reino de Deus. (João 3:5) Quando nascemos de novo, o reino de Deus se manifesta em nós trazendo paz, alegria, justiça, santidade, libertação, saúde e salvação. Deus tem tudo isto preparado para você, mas necessário vos é nascer de novo!!!

Rapido Questionario

Compartilhar é bom!