TEMA: A HISTÓRIA DE MEFIBOSETE 1019/04


Texto Base: 2 Samuel 9:1-7, 13 (Leia e sua Bíblia)

Quebra-gelo: Qual a maior lição que você aprendeu com a mensagem do culto de domingo?

Introdução: O Espírito Santo inspirou o autor do Livro de Samuel para escrever um capítulo inteiro sobre Mefibosete. Quem foi Mefibosete? Mefibosete era filho de Jonatas, neto do Rei Saul. Em 2 Samuel 4:4 somos informados que quando ele tinha 5 anos de idade, sua “Ama” recebeu a notícia da morte de Jonatas e Saul, e em sua tentativa de fugir, deixou Mefibosete cair ficando ele coxo de ambos os pés. A pergunta é: O que tudo isso tem a ver comigo? Em Colossenses 2:17 e Hebreus 10:1, diz que tanto a Lei de Moisés como os eventos do antigo testamento são “sombras” das coisas futuras. A realidade, porém, encontra-se em Cristo. No texto lido, nós temos algumas “sombras”. Davi representa o próprio Deus. Jonatas representa Cristo Jesus. Mefibosete representa cada um de nós. Nesta noite vamos aprender juntos:

ALGUNS PONTOS QUE NOS IDENTIFICA COM A HISTÓRIA DE MEFIBOSETE

1) MEFIBOSETE FOI ABENÇOADO PELA BONDADE DO REI – 1 Samuel 9:1

Mefibosete não foi abençoado pelo rei Davi porque merecia, mas sim pela bondade do Rei. Um dia Deus também nos viu entre a humanidade e resolveu nos abençoar. Não foi porque nós merecíamos, mas sim por causa de Sua bondade. PERGUNTA: Leia Tito 3:4-5 e peça para o grupo fazer um comentário sobre o texto.

2) MEFIBOSETE ERA ALEIJADO DE AMBOS OS PÉS – 1 Samuel 9:2-3 – Efésios 2:11-12

Assim como Mefibosete era filho de um Príncipe, porém estava aleijado e desamparado, nós também fomos criados pelo próprio Deus (Rei do Universo), mas estávamos aleijados espiritualmente e desamparado nesse mundo. Nós estávamos como Mefibosete, sem esperança e fadado a passar a eternidade longe de Deus, mas a bondade do nosso Rei Jesus nos trouxe para perto Dele.

PERGUNTA: Compartilhe com o grupo um pouco da sua experiência de conversão?

3) MEFIBOSETE MORAVA EM LO-DEBAR – 1 Samuel 9:4-5 – Colossenses 1:13

Lo-Debar é uma palavra de origem hebraica que quer dizer: Sem pasto. O sinônimo de Lo-Debar é medo, terror, desprezo, pobreza, miséria, terra do esquecimento. A aplicação disso, é que assim como Mefibosete, outrora nós também estávamos em Lo-Debar, nas trevas. (Sem esperança, no esquecimento, na miséria espiritual). Mas Jesus nos transportou para o Seu Reino. PERGUNTA: Em sua opinião, qual o segredo para não voltarmos para Lo-debar (mundo)?

4) MEFIBOSETE RECEBEU RESTITUIÇÃO E UM LUGAR DE HONRA JUNTO AO REI – 1 Samuel 9:6-7 – Joel 2:25-26

Assim como Mefibosete recebeu a restituição de tudo aquilo que havia perdido em Lo-debar, recebendo também um lugar de honra junto ao rei, Deus quer restituir tudo aquilo que perdemos em Lo-debar (mundo). A pureza; a família; a honra; o respeito; nossa identidade espiritual; bens matérias; e o mais importante: Deus quer restituir um lugar em Sua Presença continuamente.

PERGUNTA: Compartilhe com o grupo uma benção espiritual emocional ou material que Deus restituiu a você?

CONCLUSÃO: Tudo que Mefibosete recebeu não por mérito próprio, mas sim por causa da bondade do Rei e da Aliança que Davi tinha com Jonatas. Assim é conosco, somos abençoados, mas não tem nada a ver com nós, tem tudo a ver com Jesus, com Sua bondade, com a Aliança feita com o Pai na cruz do calvário.

Tem alguma pergunta ou comentário?

Isto é muito importante para nós