F3- DICIPULADO

ABRINDO SUA VISÃO ESPIRITUAL – 0519/03

Texto Base: Jó 10:4 – 1Samuel 16:7 (leia em sua Bíblia)

Quebra-gelo: Em sua opinião, o que é cegueira espiritual?

Introdução: No texto lido como base, Jó perguntou a Deus se Ele enxerga como o homem. Em 1Samuel nós lemos a resposta divina: …porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração… A falta de visão espiritual, muitas vezes nos atrapalha de enxergarmos o que Deus já preparou para nós. Nesta noite vamos analisar:

03 SITUAÇÕES DE CEGUEIRA ESPIRITUAL NA BÍBLIA

1) A cura de um cego – Marcos 8:22-26

O texto diz que Jesus entrou na aldeia para abrir os olhos de um cego, mas antes de abrir seus olhos, Jesus o tirou da aldeia. “Aldeia” aqui, representa o pecado, o mundo. Jesus tem prazer em entrar na vida das pessoas para abrir seus olhos espirituais, mas para isso precisamos estar dispostos a “sair da aldeia” (do mundo do pecado). Aldeia também pode representar o nosso passado que ainda estamos presos. Jesus tirou o cego da aldeia, o curou e disse para ele não voltar para lá. O mesmo Jesus quer fazer com cada um de nós.

PERGUNTA: Em sua opinião, o que fazer para não perdermos a visão espiritual?

2) Hagar no deserto – Genesis 21:14-19

Hagar estava no deserto juntamente com seu filho e a agua havia acabado. Temendo pela morte do filho, levantou a voz e começou a chorar. Deus ouviu o choro dela, abriu seus olhos, e então ela conseguiu enxergar um poço que já havia naquele lugar. Deus já havia preparado o poço, mas Hagar estava tão envolvida com o problema, com a situação adversa que não conseguia ver. Conosco não é diferente, Deus sempre tem um milagre preparado para cada momento difícil de nossas vidas, mas quase sempre estamos cegos espiritualmente para enxergarmos.

PERGUNTA: Você já teve a experiência de estar diante da solução de um problema e não enxergar? Comprtilhe!!!

3) Eliseu e o exército dos siros – 2Reis 6:15-17

O texto apresenta uma situação semelhante à de Hagar. O exército da Síria havia cercado a cidade onde o Profeta Eliseu estava, e a quando o moço de Eliseu acordou ficou assustado com a situação, porém Eliseu disse para que não temesse, porquê: …mais são os que estão conosco do que os que estão com eles… O moço não conseguia enxergar porque seus olhos estavam sobre os seus inimigos e não em Deus. Quando Eliseu orou para que Deus abrisse os olhos de seu moço ele pode ver claramente que de fato Deus estava no controle da situação. Assim é com nós, todas as vezes que enxergamos Deus na frente dos nossos inimigos vamos receber o conforto e a provisão do nosso Deus.

PERGUNTA: Em sua opinião, porque olhamos sempre para o problema e não para Deus?

CONCLUSÃO: Que nesta noite o Senhor possa abrir os nossos olhos para comtemplarmos tudo que Jesus já conquistou para nós na cruz, mas para isso precisamos deixar a “aldeia” do pecado, do mundo, do passado, e correr para os braços do nosso Pai Amoroso!!!

Rapido Questionario

Compartilhar é bom!

TEMA: UMA NOVA EXPERIÊNCIA COM DEUS – 0519/02

Base – Texto Base: Jó 42:5 (leia em sua Bíblia)

Quebra-gelo: Você já teve uma experiência marcante com Deus?

Introdução: O livro de Jó nos conta uma experiência profunda que ele teve com o Senhor. Assim como Jó, Deus nos recebeu como filhos em Cristo Jesus, e como nosso Pai, Ele nos convida a termos experiências mais profundas com Ele. Deus também quer ouvir de nós à frase: …Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram…. Jó já vivia uma experiência diária de integridade e santidade com Deus, porém ele veio a ter uma experiência ainda mais profunda. Como cristãos também precisamos buscar viver esta mesma experiência diária de santidade e integridade, porém Deus quer que busquemos experiências novas e mais profundas com Ele. Nesta noite vamos compartilhar:

04 LIÇÕES PARA VIVERMOS NOVAS EXPERIÊNCIAS COM DEUS.

1ª Lição: ADORANDO A DEUS EM TODO TEMPO – Jó 1:20/21

Muitos acham que adorar a Deus é apenas louvar a Ele com musicas, mas a verdadeira adoração acontece quando nosso espírito permanece unido ao Espírito de Deus em todo tempo. Jó adorou a Deus no pior momento de sua Vida. A adoração que nos leva a viver novas experiências com Deus, é aquela que demostramos nossa fidelidade a Deus através de nossas atitudes e comportamento.

PERGUNTA: Em sua opinião, qual o segredo para continuar adorando a Deus em meio ao sofrimento?

2ª LiçãoNÃO DEIXAR DE BUSCÁ-LO POR CAUSA DE ADVERSIDADES – Jó 1:22

Quando estamos desejos de vivermos novas experiências com Deus, o diabo também sabe, e por isso, ele se levanta tentando neutralizar a nossa busca. Precisamos aprender a superar os obstáculos e não atribuir a Deus aquilo que acontece de ruim em nossas vidas, pelo contrário, precisamos usar as adversidades para nos aproximar ainda mais de Deus.

PERGUNTA: Com suas palavras, como NÃO DEIXAR as adversidades impedir nossa busca a Deus?

3ª LiçãoNUNCA ABANDONE SUA INTEGRIDADE À DEUS. – Jó 2:8-10

Não há como vivermos novas experiências com Deus, se na primeira prova de nossa fé nos contaminamos com o pecado. Muitos querem ter experiências com Deus, mas acabam cedendo às tentações e propostas do diabo quando são pressionados. Precisamos decidir nunca se corromper diante da adversidade, do pecado, e das propostas indecentes do diabo.

PERGUNTA: Em sua opinião, como resistir as tentações em tempo de crise?

4ª Lição – JÓ TINHA UMA VISÃO ESPIRITUAL E NÃO TERRENA DAS COISAS – Jó 19:25/26

Pessoas que vivem apegadas com as coisas deste mundo, jamais conseguirão viver novas experiências com Deus. Jò mesmo perdendo tudo, inclusive filhos e saúde, continuou fiel a Deus, porque ele tinha uma visão espiritual e não terrena.

PERGUNTA: Ler Colossenses 3:1-3 – Em sua opinião, nos dias de hoje é possível viver segundo o texto lido?

CONCLUSÃO: Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram… Jó viveu uma nova experiência com Deus e o resultado desta experiência foi que …Deus mudou a sorte de Jô…Deus abençoou o ultimo estado de Jô mais do que o primeiro… Jó 42:10,12. 

glória da Segunda casa sempre será maior do que a primeira. Deus tem uma nova experiência, e um novo tempo para você. VOCÊ RECEBE!!!!!

Rapido Questionario

Compartilhar é bom!

TEMA: A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO – 0519/01

Base – Texto Base: João 3:1-7 (lêia em sua bíblia)

Quebra-gelo: Como você define o novo nascimento?

Introdução: Há muitas almas preciosas que estão dentro da Igreja, mas ainda não manifestam evidências do novo nascimento. São cristãos que estão a muito tempo dentro de igrejas, mas continuam entregues aos vícios, pecados e maus costumes. Paulo se referindo ao seu povo disse que eles tinham zelo de Deus, mas não com entendimento. (Romanos 10:1,2) Zelo é importante, mas quando o assunto é salvação, zelo sem entendimento não resolve. No texto lido como base, Nicodemos, um dos principais dos Judeus não compreendeu o que significa nascer de novo. Nesta noite vamos aprender um pouco mais sobre essa importante doutrina bíblica chamada novo nascimento.

1) O QUE É NOVO NASCIMENTO? – Ezequiel 36:26 – Efésios 2:1-5

Antes de falar o “QUE É” o novo nascimento, vamos falar o que “NÂO É” novo nascimento. Novo nascimento não é você mudar de religião. Novo nascimento também não é você se batizar nas águas. Novo nascimento também não é você parar de beber, fumar, jogar. Novo nascimento é uma obra pela qual Deus vivifica o nosso espírito. Você se torna uma nova criatura, novos desejos, uma nova vida, você recebe um novo coração.

PERGUNTA: Você já teve essa experiência em sua vida? O que mudou em você?

2) COMO NASCER DE NOVO? Marcos 10:26-27 – Efésios 2:8,9

O novo nascimento é uma obra 100% divina, é Deus que opera o novo nascimento em nosso espírito. O homem não tem nenhum mérito na salvação. Todavia existem algumas atitudes que o homem deve ter para receber o novo nascimento. 1) Arrependimento genuíno, reconhecer que é um pecador. (Romanos 3:23) 2) Entrega e rendição total ao Senhor Jesus Cristo, reconhecer que precisa de um salvador. (Marcos 2:17) 3) Fé verdadeira no sacrifício de Jesus. (Colossenses 1:20)

PERGUNTA: Em sua opinião, qual das atitudes acima o homem tem maior dificuldade?

3) EVIDENCIAS DO NOVO NASCIMENTO.

Evidencia é a qualidade ou caráter do que é evidente, do que não dá margem à dúvida, um sinal, uma marca. Dentre as muitas evidencias que uma pessoa manifesta quando realmente nasce de novo, estão: 1) Batismo nas aguas. (Atos 8:36,37) 2) Desejo pela Presença de Deus. (Salmos 42:1,2) 3) Aversão e tristeza pelo pecado. (Ezequiel 36:31) e 4) Certeza da Salvação, sem dúvida nenhuma, a maior benção do NOVO NASCIMENTO. Romanos 8:16 – 1 João 3:14 – Filipenses 1:21,23b

PERGUNTA: Em sua opinião, qual a maior mudança em uma pessoa que realmente nasceu de novo (se converteu)?

CONCLUSÃO: Porque nós necessitados nascer de novo? Porque, quem não nascer de novo, não pode entrar no reino de Deus. (João 3:5) Quando nascemos de novo, o reino de Deus se manifesta em nós trazendo paz, alegria, justiça, santidade, libertação, saúde e salvação. Deus tem tudo isto preparado para você, mas necessário vos é nascer de novo!!!

Rapido Questionario

Compartilhar é bom!

TEMA: QUEM É DEUS PARA VOCÊ? – 0419/05

 Base – Marcos 8:27-29  (Leia em sua Bíblia)

Quebra-gelo: Quem é Deus para você?

Introdução: No texto lido Jesus perguntou aos seus discípulos: Quem dizem os homens que eu sou? E eles responderam: João o Batista; e outros: Elias; mas outros: Um dos profetas. Novamente Jesus perguntou a seus discípulos: Mas vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, lhe disse: Tu és o Cristo. Pedro reconheceu que Jesus era de fato o Messias enviado por Deus. Mas a pergunta agora é: Quem é Deus para você? Como você vê Jesus? Nesta noite vamos aprender juntos pelo menos:

03 MANEIRAS DE ENXERGARMOS DEUS.

1ª Maneira – Apenas um Deus de Amor. Genesis 6:5-7 – 7:16

Para muitos Deus é apenas amor, e de fato Deus é um Deus de amor, mas o amor de Deus não anula Sua justiça. Muitos por enxergarem em Deus apenas o amor, ignoram que um dia terá que estar diante D´Ele também como juiz. Nos dias de Noé a humanidade se corrompeu de tal maneira que levou Deus a destruir toda humanidade através do dilúvio. Mesmo Noé pregando para que o povo se arrependesse, eles não se arrependeram, por fim homens, mulheres, crianças, anciões morreram nas águas do diluvio talvez porque não acreditaram que o Deus de amor poderia trazer um dilúvio sobre a terra. Mas o próprio Deus fechou a porta da Arca por fora para que ninguém entrasse. Pergunta: Em sua opinião, devemos enxergar Deus apenas como um Deus de Amor?

2ª Maneira – Apenas um Deus de Justiça. Mateus 25:24 – Hebreus 12:5-8

…Eu sabia que o senhor é um homem severo… Muitos enxergam Deus como este homem da parábola contada por Jesus, um Deus severo sempre pronto para Julgar e punir as pessoas, um Deus que tem prazer apenas no Juízo. Este tipo de pessoa vive sempre atormentada e com medo de ser castigada por Deus, até procuram obedecer a Deus, mas por medo do juízo e condenação. Porém no texto que lemos de Hebreus, a Bíblia diz que Deus nos trata como filhos e não bastardos, mesmo quando Ele nos corrige é porque nos ama. Pergunta: Como você enxerga a disciplina de Deus em relação a seus filhos?

3ª Maneira – Um Deus de Amor, Justiça e Santidade. João 12:47-48

Este é o Deus da Bíblia, o Deus de onde realmente emana todo Amor, Justiça e Santidade. O Deus que não veio julgar o mundo mas salva-lo através de Cristo Jesus. Deus espera que o amemos não com medo de sua justiça, mas correspondendo ao Seu amor revelado na cruz do calvário pela humanidade. Quando conseguimos nos relacionar com Deus, tendo como base Seu Amor e Sua Graça, recebemos também Sua Justiça e Santidade não como uma tormenta, mas sim como atributos de Sua perfeição que Ele quer manifestar também em nós. Pergunta: Você acha que o cristão serve a Deus mais por amor ou por medo do juízo?

CONCLUSÃO: Vamos concluir este estudo com a mesma pergunta que começamos: Quem é Deus para você? Que sua resposta seja sempre: Ele é um Deus de Amor, Justiça e Santidade que provou Seu amor por mim morrendo numa cruz para me salvar, sendo eu ainda um pecador. Amém!!!

Rapido Questionario

Compartilhar é bom!

MELHORANDO O PADRÃO DE VIDA – ESTUDO F3- 0419/04

BÁSE BÍBLICA– João 1:1-4 – 1Jo 5:12

Quebra-gelo: Você está satisfeito com o seu padrão de vida?

Introdução: Sabemos que é de Jesus que emana toda vida. Em João 1:4 diz que: Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens. 1 João 5:12 está escrito: Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Ou seja, quando recebemos Jesus em nossas vidas, recebemos o espírito de vida, de nobreza, de excelência. Agora o fato é que tem muitas pessoas que já receberam a Jesus, mas não mudarão o padrão de vida. Nesta noite vamos aprender juntos:

3 ENSINAMENTOS SOBRE COMO MELHORAR O NOSSO PADRÃO DE VIDA.

1º Ensinamento – DEFINIR O PADRÃO DE QUALIDADE QUE QUERO VIVER. – Isaías 32:8

O “padrão” aqui abordado, não tem nada a ver com classe social ou grau de instrução das pessoas, tem a ver com o padrão de qualidade que escolho viver. Existem três padrões de qualidade que eu posso escolher para viver. Padrão baixo – Padrão mediano – Padrão de excelência. A escolha é nossa, e a minha vida vai seguir este padrão de escolha. Então para melhorar o meu Padrão de vida, tenho que melhorar o padrão de qualidade. PERGUNTA: Em sua opinião, o que é viver no padrão de excelência?

Diga o que você entendeu.

2º Ensinamento – TREINE SUA MENTE PARA VIVER NO PADRÃO DE EXCELÊNCIA. Juízes 6:12-15

Toda mudança começa na mente. Provérbios 23:7ª diz: Porque, como ele pensa consigo mesmo, assim é. Muitas pessoas pensam que nunca vão viver o melhor, nunca vão fazer o melhor. O diabo “tatuou” esse pensamento nela. Gideão é um exemplo de mente medíocre tatuada pelo diabo, ele pensava exatamente o oposto do que Deus pensava sobre ele. A melhor maneira de melhorar o padrão de vida, está em melhorar o padrão de pensamento. Precisamos treinar nossa mente para viver no padrão de excelência. PERGUNTA: Em sua opinião, qual a melhor maneira de treinar nossa mente para viver em excelência?

Diga o que você entendeu.

3º Ensinamento – DECIDA VIVER NO PADRÃO DE EXCELÊNCIA. Eclesiastes 9:10 – Colossenses 3:23

Decida fazer tudo em sua vida com excelência. OBRAS – RELACIONAMENTOS – FAMÍLIA -TRABALHO – MINISTÉRIO – Faça tudo com excelência. Acredita no melhor; tenha um objetivo para o melhor; nunca fiques satisfeito com menos que o teu melhor; dê o teu melhor, e com o tempo você receberá o melhor. PERGUNTA: Em sua opinião, qual a área de nossas vidas que mais precisamos melhorar o padrão?

Diga o que você entendeu.

CONCLUSÃO: A Bíblia diz que vamos colher aquilo que semearmos, se semearmos excelência vamos também colher excelência. Jesus é nosso maior exemplo, Ele recebeu um Nome mais excelente porque viveu nesta terra com excelência. Decida nesta noite melhorar seu padrão de vida, não aceita fazer nada “meia boca”, “mais ou menos”. Deus te chamou para viver em excelência e glorificar o Nome Dele!!!

Rapido Questionario

 

Compartilhar é bom!

TEMA: A NECESSIDADE DE VIVERMOS NO CENTRO DA VONTADE DE DEUS-0419/03

Texto Base: Lucas 24:49–João 21:1-14 (leia em sua Bíblia)

Quebra-gelo: Você tem vivido no centro da vontade de Deus?

Introdução: Sabemos que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável (Rm 12:2), ainda assim, tem sido um grande desafio para muitos de nós andarmos no centro da vontade de Deus, isto porque as circunstancias e pressões do mundo quase sempre afastam os cristãos para longe de Deus. No texto lido, Jesus havia dado uma ordem para que os discípulos ficassem em Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder, mas infelizmente, talvez pela necessidade e pela demora do cumprimento da promessa, eles resolveram pescar e saíram do centro da vontade de Deus. Nesta noite vamos aprender juntos;

03 CONSEQUÊNCIAS QUANDO SAIMOS DO CENTRO DA VONTADE DE DEUS.

1) Quando saímos do centro da vontade de Deus, nada dá certo em nossas vidas.  – João 21:3 – v.3b …naquela noite, nada apanharam…

Embora os discípulos fossem pescadores profissionais, naquela noite não pescaram nada, pois estavam longe do centro da vontade de Deus. Assim é com o cristão, toda vez que ele se distancia de Deus nada dá certo em sua vida. 

PERTUNTA: Em sua opinião, qual o maior obstáculo que nos impede de andarmos no centro da vontade de Deus.

2)  Quando não caminhamos no centro da vontade de Deus, não conseguimos ver a MANIFESTAÇÃO da Presença de Deus.  – João 21:4 – v.4 …os discípulos não reconheceram que era Ele…

Jesus já havia aparecido para os discípulos duas vezes, mesmo assim eles não conseguiram reconhecer a Jesus. Assim somos nós quando caminhamos longe da Presença de Deus, nunca conseguimos ver a manifestação Dele em nossas vidas.

 PERTUNTA: Em sua opinião, como ser mais sensível à Presença de Deus?

3) Quando caminhamos fora da vontade de Deus, nós nunca temos nada para oferecê-Lo. – João 21:5 – v.5 Perguntou-lhes Jesus: Filhos, tendes aí alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não.

Na verdade, Jesus não precisava de pão e peixe, Ele só queria chamar atenção dos discípulos. Porém os discípulos não tinham nada para oferecer a Ele. De semelhante modo, quando estamos longe do centro da vontade de Deus, nunca temos nada para oferecê-Lo, a oração, a adoração, o louvor, o trabalho para o Reino, se torna um fardo, nada flui. PERTUNTA:Você acha que nós como Igreja temos oferecido o melhor para Jesus?

CONCLUSÃO: Sem dúvida, o melhor lugar para estarmos, é no centro da vontade de Deus. Não podemos deixar que o tempo ou a necessidade nos afaste de Deus. Nesta noite, Jesus esta te convidando para caminhar no centro de Sua vontade. Ele quer se manifestar em sua vida, com a Sua boa, perfeita e agradável vontade, você recebe esta palavra!!!

Rapido Questionario

Compartilhar é bom!

TEMA: AMANDO COMO JESUS – 0419/03

 

Texto base: Mateus 22:37-39 – João 13:34 (leia em sua Bíblia)

Quebra-gelo: Em sua opinião, temos amado as pessoas como Jesus?

Introdução: Jesus disse que aqueles que cressem Nele fariam também as mesmas obras que Ele fez, isso inclui também amar as pessoas. Nos textos lidos como base, Jesus nos ensinou amar o próximo como a nós mesmo. Ele também nos ensinou a amar nossos irmãos como Ele nos ama. Nesta noite vamos aprender juntos algumas verdades bíblicas sobre o amor ágape que Deus já derramou em nossos corações.

04 VERDADES SOBRE O AMOR

1ª Verdade: O amor Ágape é manifestado através de atitudes. 1 João 3:16-18 – Colossenses 4:6

Segundo os textos lidos, o amor ágape é manifestado através de nossas atitudes. Não adianta a gente declarar que ama as pessoas, mas não demostrar por meio de atitudes. Muitos cristãos ignoram que o verdadeiro amor ágape, tem que ser demostrado através de nossas ações, reações, palavras e comportamento. 

PERGUNTA: Comente um gesto de amor que mais chama sua atenção em uma pessoa.

2ª Verdade: A verdadeira fé e comprovada pelo AMOR. Gálatas 5:6 – Mateus 14:14

A fé é preciosa e necessária, mas sem o amor a fé se torna egoísmo, uma fé fingida. O texto lido de Mateus 14;14 diz que Jesus viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos. De fato, era o amor que levava e ainda leva Jesus curar, libertar e abençoar as pessoas. A verdadeira fé opera pelo amor. 

PERGUNTA: Você acha que o fato de termos menos milagres acontecendo nas igrejas hoje está relacionado com a falta de amor?

3ª Verdade: O verdadeiro discípulo de Jesus é reconhecido pelo amor. João 13:35 – 1 João 4:7

Jesus disse que as pessoas não nos reconheceriam como seus discípulos pelo poder, pelos dons, mas sim pelo amor. Em 1 João 4:20 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? De fato, é impossível agradar a Deus, falhando no amor a um só homem. 

PERGUNTA: Como cristão, você acha que temos manifestado a amor de Cristo no mundo?

4ª Verdade: Você é o amor ágape de Deus caminhando pela terra. 1 João 4:17 – Romanos 5:5

O texto diz que assim como Jesus é, somos nós neste mundo, quando um cristão declara: sou grosso, sou duro, sou difícil de lhe dar, sou complicado, sem perceber ele entristece o Espirito Santo porque está falando contrário à Palavra de Deus. Precisamos assumir que o amor de Deus já foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. (Rm 5:5) 

PERGUNTA: Em sua opinião, porque temos dificuldade de amar como Jesus Amou?

CONCLUSÃO: Em 2 Coríntios 2:15 está escrito que para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Precisamos crer e assumir o amor de Deus em nossas vidas, e exalar o bom perfume de Cristo neste mundo amando as pessoas e fazendo tudo com amor!!!

Rapido Questionario

Compartilhar é bom!