Dia 1 – Sobre a Rocha – Parte 1

Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha..” Mateus 7:24-25.

Sua vida está construída sobre a Rocha? Você tem certeza? Porque a Palavra de Deus diz que as chuvas virão. Elas podem vir na forma de uma crise financeira, morte de alguém querido, infidelidade, traição, problemas de saúde, ou um filho desobediente. Você será capaz de resistir à crise? “Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.” (Mat. 7:26–27).Mulheres, é hora de todas nós reconstruirmos nossas vidas firmemente sobre a Rocha de Jesus Cristo — Sua Palavra.

Nós mulheres adoramos frequentar estudos bíblicos e seminários. Nós incansavelmente nos saturamos com mais e mais estudos; apesar disso nossas vidas e nossos lares estão caóticos e desmoronando. A maioria dos homens em nossas vidas está tão preocupada com hobbies, esportes e trabalho que gasta pouco ou nenhum tempo estudando a Palavra de Deus para suas vidas, e nem desejam intimidade com o Senhor. Você já se perguntou se o seu casamento terminaria em divórcio? Bem, a Palavra de Deus diz, “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe para que não caia.” (1Cor. 10:12).

Os caminhos do mundo, que têm se introduzido na igreja e em sua doutrina, só irãogarantir o naufrágio de nossas esperanças e planos para o futuro. Você realmente sabeo que a Palavra de Deus diz à você como mulher, filha, esposa ou mãe ? Você temlido os propósitos de Deus (encontrados na Bíblia) e moldado sua vida de acordo comeles? Você sabe o que Deus fala a respeito de cada área da sua vida, para que você,também, possa partilhar da opinião Dele e construir sua vida sobre Sua Palavra? Aqui estãoalgumas perguntas que serão respondidas pelas Escrituras nas seguintes lições:

Há algo errado com o divórcio, especialmente em certas circunstâncias? Por que aconselhamento matrimonial geralmente resulta em divórcio? Por que a maioria das mulheres possuem uma atitude e características de uma mulher ideal com os seus chefes mas não com os seus maridos? Se você colocar o seu marido em primeiro lugar em sua vida, o que acontecerá com o seu casamento?

Qual é o perigo quando uma mulher cumpre todas as suas próprias necessidades e seumarido cumpre suas próprias necessidades? O seu pastor deve ser o seu líder espiritual? Porque os insultos e os males são trazidos em nossas vidas, e como isso se relaciona com asbênçãos de Deus? Quando você coloca alguém ou algo à frente do Senhor, o que Deus farápara atraí-la de volta para Ele? Alguns pregadores nos dizem que devemos com raiva, isso éverdade?

Sã doutrina? Cristãos gostam das mensagens de um pastor, uma rádio cristã, uma televisão cristã que nos dá motivação para buscar ao Senhor, mas e aquelas mensagens que nos trazem convicção verdadeira? Você foge ou abraça a Verdade ? Muitos pregadores hoje em dia sentem a necessidade de atrair grandes multidões por razões financeiras; assim eles geralmente pregam o que sua congregação ou seus ouvintes querem ouvir para que as multidões venham e façam grandes ofertas para seus ministérios. “Porque virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão para as fábulas.” (2 Tim. 4:3-4).

Lobos famintos. Jesus nos alertou sobre líderes espirituais que tentariam nos enganar. “Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis…” (Mt. 7:15-16). Podemos ver os frutos financeiros de muitos ministérios, embora a maioria de seus seguidores esteja perecendo por falta de conhecimento. “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento…”(Os. 4:6). Quando você ouve os mais populares pregadores cristãos, você tem certeza de que sua informação é baseada nas escrituras, ou em psicologia e idéias do homem ? Você ao menos sabe a diferença? “O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale fielmente a minha palavra. Que tem a palha com o trigo? diz o Senhor. (Jer. 23:28). Você é capaz de discernir a palha do trigo?

Acha sabedoria. “Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enojes da sua repreensão; porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem. Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento; pois melhor é o lucro que ela dá do que o lucro da prata, e a sua renda do que o ouro” (Pv. 3:11-14). Se você ouvisse uma forte mensagem entitulada “O Poder da Submissão”, ou “Você é uma Mulher Contenciosa ?”, ou “Ganhando seu Marido SEM UMA PALAVRA”, você aceitaria a mensagem entusiasticamente ou fugiria da Verdade ?

Seu propósito. Você sabe a diferença entre condenação e convicção? Satanás traz condenação ou culpa para pesar fortemente sobre nós – pensamentos que nos fazem sentir desesperançadas. O Senhor, no entanto, carinhosamente nos convence em nosso espírito e mostra as coisas em nossa vida que precisam de mudança. A culpa não é de todo mal. Ao contrário, nós devemos nos sentir culpadas quando pecamos. Se uma pessoa não sente culpa ou remorso por seus pecados, por que ela se arrependeria? Mesmo a falta de esperança que a condenação traz pode ser usada para o bem se nós voltarmos a Deus por esperança. “ E sabemos que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus e são chamado segundo os Seus propósitos.” (Rom. 8:28). Você sabia que frequentemente é Deus, não o inimigo, quem traz calamidade (que é definida como “uma situação desastrosa ou até mesmo miséria ou aflição resultante de um evento desastroso”) para nossas vidas para fortalecer nosso relacionamento com Ele? Foi Deus quem trouxe as muitas provações na vida de Jonas para trazê-lo à obediência, e foi Deus quem cegou Saulo para que pudesse transformá-lo no apóstolo Paulo. Realmente importa de onde vem a adversidade contanto que nós deixemos que cada uma dessas provações nos transforme mais a imagem do Senhor?