9 – Bendito é o manso

“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.” – Mateus 5: 5

Manso é frequentemente considerado fraco. No entanto, Jesus nos disse: “Bem-aventurados os mansos”! A definição do Webster de manso é humildemente submissa . Na concordância manso é definido como gentil, humilde, ensinável e treinável .

Infelizmente, os maridos lidam com suas esposas basicamente de duas maneiras: ou os tratam apaticamente ou usam a abordagem do “amor duro”. Nesta lição, procuraremos a Palavra de Deus para descobrir a verdade a respeito do amor, humildade, perdão e mansidão.

amor verdadeiro

Amor é paciente. Deus nos dá uma descrição do amor. Veja se você pode encontrar a palavra “difícil” ou qualquer palavra, mesmo remotamente semelhante. “O amor é paciente , o amor é gentil e não é ciumento; o amor não se gaba e não é arrogante, não age de modo impróprio; ela não busca a sua própria, não é provocada , não leva em conta um mal sofrido , não se regozija com a injustiça, mas se alegra com a verdade; tudo suporta, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha … ”1Cor.13: 4-8.

Eu te comando. Outra declaração muito popular na igreja hoje é “o amor é uma escolha”. Quando Erin ouviu isso, foi no momento que ela sentiu que não queria mais me amar; felizmente, ela procurou a Bíblia. Deus realmente disse que ela poderia “escolher” me amar? Ou, como ela descobriu, que Deus nosmanda amar, como um seguidor de Cristo? “Isto te ordeno que te ameis uns aos outros .” João 15:17.Ao ministrar aos outros, dizemos àqueles que não querem amar o seu cônjuge não amável: “Você tem uma ‘escolha’: obedecer ou não ao Seu mandamento”.

Faça o bem, abençoe ou ore por. Às vezes, quando nossa esposa age de maneira inadequada, especialmente se nos empurra ou manipula, sentimos a necessidade de “colocá-la no lugar dela”. Esta não é a hora de mostrar seu amor, ou é? “Mas eu digo a vocês que ouvem, amam seus inimigos , fazem o bem para aqueles que o odeiam, abençoam aqueles que o amaldiçoam, oram por aqueles que o maltratam.” Lucas 6: 27-28. O Senhor nos deu apenas três opções ao lidar com aqueles com quem preferiríamos ser duros: fazer o bem, abençoar ou orar por eles.

Ame seus inimigos. Nesta passagem, Deus é ainda mais claro. “Mas eu digo a você, ame seus inimigos, e ore por aqueles que o perseguem … pois se você ama aqueles que amam você, que recompensa você tem? Nem os coletores de impostos fazem o mesmo? ”Matt. 5: 44-46.

Supere o mal com o bem. “Alegra-te na esperança, perseverante na tribulação, dedicado à oração.Abençoe aqueles que te perseguem; abençoe e não amaldiçoe. Nunca pague mal por mal a ninguém .Nunca tome a sua própria vingança, amada, mas deixe espaço para a ira de Deus, pois está escrito: ‘A minha é a vingança, eu retribuirei’, diz o Senhor. Mas se seu inimigo estiver com fome, alimente-o e, se estiver com sede, dê-lhe uma bebida; pois ao fazê-lo, você acumulará brasas sobre a cabeça dele. Não seja vencido pelo mal, mas supere o mal com o bem . ”Rom. 12:19

Continuou confiando a si mesmo. Quando você sentir vontade de atacar sua esposa e não, isso pode ser muito frustrante. Leia a explicação de Deus … “Porque você foi chamado para este propósito, visto que Cristo também sofreu por você, deixando-lhe um exemplo para você seguir Seus passos … e enquanto estava sendo insultado, Ele não insultou em retorno ; enquanto sofria, Ele não proferiu ameaças , mas continuou confiando a Ele [Deus] que julga retamente. ”1 Pedro. 2: 21-23.

Eles herdarão a terra. Se você não tomar uma posição dura, os outros podem chamá-lo de “covarde”. No entanto, deixe-me lembrá-lo de quem Jesus disse ser “abençoado”. “ Bem-aventurados os mansos , porque eles herdarão a terra”. . 5: 5

Você não pode fazer as coisas que lhe agrada . Quando você tem um impulso para fazer ou dizer algo à sua esposa que é tudo menos manso e amoroso, então você está andando na carne e não está andando no Espírito. “Mas eu digo, ande no Espírito, e você não realizará o desejo da carne. Pois a carne coloca seu desejo contra o Espírito e o Espírito contra a carne; pois estes estão em oposição um ao outro, para que você não faça as coisas que lhe agrada . Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, bondade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio . ”Gal. 5: 16-23.

É a bondade de Deus. Satanás tenta nos enganar e acreditar que confrontar, ser indelicado e firme, fará com que a outra pessoa se volte. Se isso funcionasse, por que Deus usaria bondade para nos atrair ao arrependimento? Os pecadores não vão ao altar para aceitar o Senhor porque acham que vão ser criticados ou castigados, não é? “Ou você pensa levianamente nas riquezas da Sua bondade e tolerância e paciência, não sabendo que a bondade de Deus leva você ao arrependimento?” Rom. 2: 4

Ministério da reconciliação. “Agora todas estas coisas são de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo através de Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação , a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, sem contar as suas ofensas contra eles, e se comprometeu a nós a palavra da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse implorando através de nós; nós te imploramos em nome de Cristo, seja reconciliado com Deus. ”2Cor. 5: 18-20.

Você que é espiritual. Esta Escritura é a medida para nossa espiritualidade. Você é capaz de restaurar sua esposa em um espírito de gentileza? “Irmãos, ainda que um homem seja pego em alguma transgressão, vós que sois espirituais, restaure a pessoa em espírito de mansidão ; cada um olhando para si mesmo, para que você também não seja tentado . Suportem os fardos uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo ”. 6: 1-2. Esta Escritura nos adverte a ser gentil com os outros quando eles pecaram contra nós ou seremos tentados na mesma transgressão.

Fazedores da Palavra. É importante que aprendamos a verdade e concordemos com o que vemos nas Escrituras, mas não devemos parar por aí: “Mas provem a si mesmos cumpridores da palavra , e não apenas ouvintes que se iludem… não tendo se tornado um ouvinte esquecido, mas um executor eficaz. este homem será abençoado no que faz. ”James. 1:22, 25. “Portanto, para aquele que conhece a coisa certa a fazer e a não faz, para ele é pecado.” Tiago 4:17.

Perdão

Muitos homens não perdoam suas esposas porque não compreendem plenamente as graves conseqüências de sua falta de perdão. Vamos examinar as Escrituras para ver o que Deus diz sobre perdoar os outros. Aqui estão algumas perguntas que devemos fazer:

P. Por que eu deveria perdoar?

Porque Deus nos perdoou. “E sejam gentis um com o outro, ternas de coração, perdoando um ao outro, assim como Deus em

Cristo também te perdoou . ”Ef. 4:32

Porque Jesus derramou Seu sangue. Jesus Cristo derramou Seu sangue pelo perdão dos pecados.“Todas as coisas são purificadas com sangue e, sem derramamento de sangue, não há perdão”. Hebr.9:22. “Pois este é o meu sangue do pacto, que é derramado por muitos como perdão dos pecados .”26:28.

Conforta ela . Para aliviar a tristeza do ofensor: “… Você deveria perdoar e consolá- lo, para que de alguma forma tal pessoa não seja esmagada pela excessiva tristeza. Por isso, peço-lhe que reafirme o seu amor por ele. ”2Cor. 2: 7-8. Isso realmente vai contra o nosso grão; É tão fácil atacar e tentar encontrar falhas em nossa esposa, não é?

Somos ignorantes de seus esquemas? “Pois se de fato o que tenho perdoado … Eu fiz isso por sua causa na presença de Cristo, a fim de que nenhuma vantagem nos seja tirada por Satanás ; porque não somos ignorantes de seus esquemas. ”2Cor. 2: 10-11. Não permita que Satanás aproveite qualquer um de vocês.

Perdoe-a do seu coração. Deus disse que Ele não nos perdoaria a menos que estivéssemos dispostos a perdoar os outros. “Porque, se perdoardes aos homens por suas transgressões, o vosso Pai celestial também vos perdoará, mas se não perdoardes os homens, o vosso Pai não perdoará as vossas transgressões .” 6: 14-15. (Leia tudo de Matt. 18: 22-35.)

P. Mas o infrator não deveria se arrepender antes de eu perdoar?

Pai perdoa-lhes. Aqueles que crucificaram Jesus não pediram perdão; nem lamentavam o que estavam fazendo ou o que haviam feito. Nós, como cristãos, devemos seguir o exemplo de Jesus. “ Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazer. ”Lucas 23:34 KJV. Quando Estevão estava sendo apedrejado, ele gritou pouco antes de morrer: “ Senhor, não segure este pecado contra eles !” Atos 7:60.

P. Com que frequência Deus espera que eu perdoe a outra pessoa?

Setenta vezes sete. Quando Pedro perguntou quantas vezes ele perdoaria seu irmão, Jesus lhe disse: “Eu não digo a você, até sete vezes, mas até setenta vezes sete ”. 18:22.

Herdar uma bênção. Estamos todos conscientes do que é uma herança monetária. Aqui está uma herança espiritual que Deus nos chamou para: “Não devolver o mal para o mal, ou insultar por insulto, mas dar uma bênção; porque você foi chamado pelo próprio propósito de herdar uma bênção . ”1Pet.3: 9 Aqueles que têm ouvidos, ouvem este chamado.

Esqueça. O perdão realmente significa que eu esqueci esse pecado, mesmo durante uma discussão?“Porque perdoarei a sua iniquidade, e não mais me lembrarei do seu pecado .” Jer. 31:34. “Tanto quanto o leste é do oeste, até agora Ele removeu nossas transgressões de nós.” 103: 12. Você traz coisas do passado? Não permita que Satanás use você para condenar sua esposa ou outras pessoas que receberam perdão por trazerem as coisas do passado. Mas você diz que sua esposa faz isso o tempo todo? Você assume a liderança, você é o homem, você precisa ser seu protetor, não seu acusador!

P. Como posso perdoar como Deus me pediu para fazer em Sua Palavra?

Quem pode perdoar pecados? Só Deus pode ajudá-lo a fazer isso. Você deve se humilhar e pedir a Ele que lhe dê a graça. “Quem pode perdoar pecados, senão somente Deus?” Marcos 2: 7.

Graça aos humildes. Como obtenho a graça que preciso? “Deus se opõe aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes . Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele possa exaltar-te no devido tempo. ”1 Pedro. 5: 5-6.

Humilhado. Como posso ganhar humildade? “Porque eles se rebelaram contra as palavras de Deus. E rejeitou o conselho do Altíssimo. Por isso, humilhou seu coração com o trabalho ; Eles tropeçaram e não havia ninguém para ajudar. Então clamaram ao Senhor na sua angústia; Ele os salvou de suas aflições. ”Ps. 107: 11-13. “Eu humilhou minha alma com jejum ; e a minha oração continuava voltando ao meu seio. ”Salmo 35:13. Às vezes pode ser por doença que ele se acalma e te humilha. Não lute contra isso – Deus está trabalhando!

Siga o seu caminho primeiro. Quando preciso perdoar aqueles que me machucaram? Eu não deveria me sentir convencido disso primeiro? “Portanto, se você está apresentando sua oferenda no altar, e lembre-se de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali diante do altar e siga seu caminho;Primeiro reconcilie-se com seu irmão e depois venha e apresente sua oferta. ”Matt. 5: 23-24. Se você não perdoou a outro, especialmente sua esposa, você precisa pedir perdão.

Por para fora. Não perdoar alguém provoca amargura. A definição de amargura é “venenosa”! “Que toda amargura, ira e ira … sejam afastadas de você.” Ef 4:31. Não perdoar outro come em você , não a outra pessoa! “O coração conhece sua própria amargura”. Prov. 14:10 “Ele conhece os segredos do coração”. Ps. 44:21.

Um irmão ofendido. Quando você for se reconciliar com sua esposa (ou outra pessoa), certifique-se de seguir as orientações bíblicas. Você pode ter ouvido aqueles que disseram que as coisas estavam realmente piores quando pediram perdão ou que não adiantou nada. Certifique-se de falar com humildade e sinceridade, porque, se pedir o perdão do outro de maneira errada, poderá ofendê-lo novamente. “Um irmão ofendido é mais difícil de ser ganho do que uma cidade forte.” Prov. 18:19

Eu pequei. O Filho Pródigo preparou suas palavras após sua decisão de voltar para casa: “Levantar-me-ei e irei a meu pai e lhe direi: ‘Pai , pequei contra o céu e à sua vista; Já não sou digno de ser chamado teu filho; me faça como um dos seus homens contratados. Lucas 15: 18-19.

Toda palavra ociosa. Suas palavras devem ser cuidadosamente escolhidas. “ Toda palavra ociosa que os homens falarem, eles a declararão no dia do juízo.” 12:36 Tente escrever o que você vai dizer, depois leia em voz alta o que você escreveu, colocando-se no lugar da outra pessoa e ouvindo-a do ponto de vista dela. Isso soa acusador? Se for assim, peça a Deus para colocar as palavras certas em sua boca.

Muitas palavras. “Quando há muitas palavras , a transgressão é inevitável”. Prov. 10:19. “Um tolo balbuciando será derrubado.” Prov. 10:10. Mencione apenas o que você fez, não ajuste o palco com algo como: “Quando você fez isso e tal e tal, bem, então eu …”

Ele não proferiu ameaças. “Concorde com o teu adversário rapidamente, enquanto estiveres no caminho com ele …” Matt. 5:25 KJV. Se a outra pessoa começar a atacar você, não abra a boca, exceto para concordar. “E apesar de ser insultado, Ele não insultou em troca; enquanto sofria, não proferiu ameaças … ”1Pet. 2:23

Doce para a alma. Faça suas palavras doces e gentis. “A doçura da fala aumenta a persuasão”. Prov.16:21. “Palavras agradáveis ​​são um favo de mel, são doces para a alma e curam os ossos”. Prov. 16:24.

Revelando sua própria mente . Alguns homens que foram culpados de infidelidade em seu passado correm para suas esposas com o propósito de aliviar seus próprios sentimentos de culpa. Esteja muito ciente da dor da sua esposa que seguirá sua confissão. Não use a desculpa do arrependimento para despejar sua culpa nela. “Um tolo não se deleita em compreender, mas apenas em revelar sua própria mente”. Prov. 18: 2

Confessa e abandona. Confesse a outro homem cristão o seu pecado de adultério e torne-se responsável perante ele. “Aquele que oculta suas transgressões não prosperará, mas aquele queconfessar e abandoná- las encontrará compaixão”. Prov. 28:13. Se você tem certeza de que sua esposa já sabe, suspeita ou já o confrontou sobre esse pecado, por todos os meios confesse.

Vergonhoso. Apenas seja discreto e deixe os detalhes de fora! Algumas mulheres, tentando desesperadamente aliviar sua dor, imploram aos maridos por detalhes. Alguns homens são tolos o suficiente para obedecer, apenas multiplicando as ofensas para ela. “… Pois é vergonhoso até falar das coisas que são feitas por eles em segredo.” Ef. 5:12. Amei o suficiente para protegê-la.

Não seja apagado. Esteja preparado para colher o que você semeou consolando-a e segurando-a em sua dor. Não revide com “você não perdoa” se ela se machuca ou se aflige por um longo tempo. Pode levar anos ou uma vida inteira para ela se recuperar da dor. Não deixe que isso te desencoraje, mas sim use-o para sempre com a mentalidade de que isso lhe dará mais oportunidade de ministrar a ela com amor e paciência. “Aquele que comete adultério com uma mulher não tem sentido; Aquele que se destrói faz isso. Feridas e desgraça ele encontrará, e seu opróbrio não será apagado ”. Prov. 6: 32-33.

Compromisso Pessoal: Desejar e se esforçar para ser manso. “Baseado no que eu aprendi nas Escrituras, eu me comprometo a praticar tudo o que aprendi sendo rápido em ouvir e lento para falar: para perdoar aqueles que me ofenderam e fazer o que eu puder para conciliar com aqueles que ofendi.”

Para nosso melhor acompanhamento este pequeno questionário

Compartilhar é bom!