8 – Você lidou com traição?

“O Senhor tem sido uma testemunha entre você e a esposa de sua juventude, contra quem você traiçoeiramente, embora ela seja sua companheira e sua esposa por convênio.” – Malaquias 2:14

Você já tratou traiçoeiramente sua esposa?

Talvez essa pergunta seja difícil de responder, porque você não sabe exatamente o que a Bíblia significa vivendo traiçoeiramente. Se verificar Concordância de Strong, a palavra traiçoeira “bagad” pronunciado (baw-Gade ), significa agir secretamente, a pilhagem, lidar enganosamente, ofenda, transgredir, partem, infiel.

A definição de traiçoeiro no dicionário Webster é: do caráter ou ações de um traidor.

Agora que você tem a definição, você deve se perguntar; você cometeu alguma dessas ofensas contra sua esposa? Vamos tomar cada ofensa e olhar para ela com cuidado. Isso não pretende condená-lo, mas sim levá-lo à convicção. Até que haja convicção e você olhe para suas ações como pecado, não pode haver arrependimento. E sem arrependimento, não há misericórdia. Sem misericórdia, não há graça. E, irmão, todos nós precisamos da graça que pudermos conseguir! Podemos negar nossos pecados o quanto quisermos, mas isso nunca trará a mudança que é necessária. Você precisa ser o tipo de marido que sua esposa precisa (e merece)! Se você está pronto, então vamos.

Para agir secretamente. A definição de encoberto é oculta, secreta ou disfarçada. Quantas vezes você escondeu coisas ou fez coisas em segredo? “Mas todas as coisas se tornam visíveis quando são expostas pela luz, pois tudo o que se torna visível é luz.” Ef. 5:13. Você pode ter cobriu-se com todos, até mesmo a sua esposa, mas não é Aquele de quem você não pode esconder. Se você fez as coisas em segredo, então você lidou traiçoeiramente com sua esposa.

Pilar é o ato de pegar bens à força, também para atacar, defraudar ou roubar. Você pode estar vendo isso no contexto de bens materiais reais, mas o que é mais importante para uma mulher não são os bens materiais, mas os bens emocionais . Você a atacou verbalmente ou roubou sua alegria por causa de sua raiva? Você também a roubou de alegria por causa das demandas irrealistas que você colocou sobre ela? Você foi um homem que continuamente toma dela, dando muito pouco em troca? Agora você se pergunta por que seu casamento está no estado em que está? Meu amigo, há um Salvador que está esperando por você para colocar tudo isso na cruz. Ele está lá para perdoar você, se você se arrepender.

Lidar com falsidade. A maioria de nós é tão boa em falar sobre a verdade, e nossa desculpa é que não podemos contar à nossa esposa a verdade, porque não queremos machucá-la. Ou, quando sãoconfrontados com a verdade, dizemos a nossa esposa que é culpa dela, porque, você sempre terá em mim e eu não preciso de uma mãe . Bem, precisamos de uma mãe? Se não há nada de errado com o que estamos fazendo, por que precisamos escondê-lo?

Vamos dar uma boa olhada nas Escrituras e parar de dar desculpas. “A testemunha falsa não ficará impune, e quem disser mentiras não escapará ”. Prov. 19: 5 Também, como aprendemos no último capítulo, “Há seis coisas que o SENHOR odeia: Sim, sete que são uma abominação para Ele: olhos arrogantes, uma língua mentirosa e mãos que derramam sangue inocente, um coração que cria planos iníquos. pés que correm velozmente para o mal, falsa testemunha que profere mentiras e que espalha contendas entre irmãos ”. Prov. 6: 16-19.

Ofender. Quando você ofende sua esposa, você realmente se importa? Ou você apenas pensa ou dizque é problema dela . Homens e mulheres foram criados e reunidos para se complementarem. Nossas esposas precisam de nossa força e liderança, e nós, homens, precisamos desesperadamente do refinamento de nossa esposa.

Como você se veste? E aquelas roupas confortáveis ​​que você usa em casa que ela acha tão desagradáveis? O que você veste na presença de sua esposa diz muito sobre quanto ou quão pouco você se importa. Como estão as suas maneiras? Você abre as portas para ela e a ajuda a vestir o casaco?Você trata sua esposa com honra? O que você está ensinando a seus filhos pelo seu pobre exemplo?

Transgredir. Webster diz que transgredir significa ultrapassar um limite. Homens e mulheres têm um limite para o quanto eles podem levar antes que eles realmente quebrem. Pode ser que eles quebrem física ou emocionalmente. Uma de três coisas geralmente acontece quando uma pessoa é empurrada além do que pode suportar: ela aprende a revidar, ela se afasta ou permanece até que seja destruída. De quem é a culpa se você empurra sua própria esposa longe demais? “E disse aos seus discípulos: ‘É inevitável que cheguem pedras de tropeço, mas ai daquele por quem eles vêm!’ ”Lucas 17: 1.

Partida É triste ver tantos homens deixando suas famílias apenas para encontrar novas esposas e novas famílias para as quais cuidar. É tão frustrante ver esses homens prestando tanta atenção a crianças que não são suas, enquanto ao mesmo tempo seus próprios filhos estão desmoronando emocionalmente devido ao seu abandono. “Como um pássaro que vagueia do seu ninho, assim é um homem que vagueia de sua casa”. Prov. 27: 8

Infiel. Você já foi infiel à sua esposa? Muitos de nós temos que envergonhar a cabeça e dizer “sim”. Mas para aqueles de vocês que acham que você se apegou a esse, vamos olhar mais fundo. Em nosso mundo de hoje, essa sociedade ímpia, pecadora e pervertida, para ser infiel, não é nada menos que se deitar com uma mulher que não é sua esposa. No entanto, infiel também significa: não confiar em alguém;desleal. Você já falhou quando sua esposa confiou em você? Você já colocou sua lealdade a alguém acima de sua lealdade à sua esposa? Você sabe que você é “um” com a mulher com quem Deus se juntou a você. Essa outra pessoa a quem você era leal não precisa ser alguém do sexo oposto; eles poderiam ser um amigo ou um membro da família.

Um dos laços mais prejudiciais e conflitantes pode ser com sua mãe ou seu pai. Como nós sabemos?Porque o próprio Senhor fez referência especial a ela: “Mas desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso o homem deixará pai e mãe, e os dois serão uma só carne; conseqüentemente, eles não são mais dois, mas uma só carne. ”Marcos 10: 6.

Abuso

Abusar minha esposa? Você pode negar que você a abuse porque nunca colocou a mão nela. Ou você pode dizer que não é um marido violento porque não deu o primeiro soco. Vamos descobrir o que o abuso realmente é.

No dicionário do Webster, o abuso é definido como: usar mal, maltratar, ferir, chamar alguém de nome sujo. Falta é definida como: trazer desonra, indecente ou profano, desagradável ou desagradável.

Uso indevido. Deus nos abençoou com uma esposa. “Aquele que encontra uma esposa acha uma coisa boa e obtém o favor do SENHOR.” Prov. 18:22. E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só (Gn 2:18).

Deus certamente teve uma boa razão para abençoar você com uma esposa; no entanto, ela não era para você usar de forma incorreta ou incorreta. Sua esposa é (ou foi) um presente de Deus. Você já a tratou dessa maneira?

Ferir. Também no caso de Webster, o ferimento é definido para infligir uma ferida ou outra lesão física, para causar danos físicos intangíveis ou outros: ferir os sentimentos de alguém. O salmista disse: “Sejam envergonhados e consumidos os que são adversários da minha alma; sejam cobertos de vergonha e desonra, que procuram prejudicar- me ”. Ps. 71:13. Deus sabe o que é feito em segredo. “Pois nada está oculto que não se torne evidente, nem algo secreto que não seja conhecido e venha a luz.” Lucas 8:17.Não nos esqueçamos qual é o verso do título: “… o Senhor tem sido uma testemunha entre você e a esposa de sua juventude, contra quem você tem tratado transgressivamente, embora ela seja sua companheira e sua esposa por convênio.” MAL. 2:14

Para ligar para alguém com nomes sujos. Mais uma vez, a falta é definida como: trazer desonra, indecente ou profano, desagradável ou desagradável. Acabamos de ler no capítulo anterior, “Impulsos de uma Espada”, sobre a língua e os resultados horríveis, que surgem quando uma pessoa não pode controlar o conteúdo do que eles dizem. Infelizmente, muitos de nós nunca quereríamos admitir que, quando dizemos coisas às nossas esposas que são desagradáveis, estamos abusando (abusando) do que Deus nos deu. “Vocês, maridos, também moram com suas esposas de maneira compreensiva, como um vaso mais fraco, já que ela é uma mulher; e conceda-lhe honra como herdeira da graça da vida, para que suas orações não sejam prejudicadas. ”1Pet. 3: 7

O homem violento

A Bíblia sequer menciona o homem violento?

Sim . Muitas Escrituras, especialmente os Salmos, nos dão uma visão do homem violento. De fato, todo o 140º Salmo é sobre o homem violento … “Livra-me, ó Senhor, dos homens maus; preserva-me doshomens violentos , que inventam coisas más em seus corações; eles continuamente provocam guerras.Eles afiam suas línguas como uma serpente; veneno de uma víbora está sob seus lábios. Guarda-me, ó Senhor, das mãos do ímpio; preserva-me dos homens violentosque se propuseram a tropeçar em meus pés ”. Ps. 140: 1-4. Esta é uma descrição de você? Seja honesto com você mesmo. Você já imaginou um plano maligno contra sua esposa, uma maneira de se recuperar ou ensiná-la uma lição? Você levanta guerras ou discussões? Ela pede para você parar de falar palavras cruéis com ela? Você ignora seus gritos? Você torce suas palavras e o que ela está dizendo com o propósito de tropeçar com ela? Se sim, então você é um homem violento.

O homem violento “O Senhor vive e abençoado seja minha rocha; e exaltado seja Deus a rocha da minha salvação, o Deus que executa vingança para mim, e derriba os povos debaixo de mim, o qual também me tira dos meus inimigos; Até me ergues sobre os que se levantam contra mim; Tu melivraste do homem violento . ”2 Sam. 22: 47-49. A esposa que confia no Senhor se verá resgatada de um marido violento. Talvez isso já tenha acontecido. É por isso que ela te deixou ou te pediu para sair?Talvez você ainda esteja negando que você é um homem violento. Vamos olhar mais profundamente na Palavra de Deus para mais verdade.

O que a palavra “violento” realmente significa?

Cruel. A palavra violento na língua grega é chamac, que significa maltratar, desnudar, violar, ser cruelou causar uma falsa injustiça. Seja honesto com você mesmo. Isso descreve você?

O Senhor foi uma testemunha. Porque o Senhor tem sido uma testemunha entre você e a esposa de sua juventude, contra quem você tem tratado traiçoeiramente, embora ela seja sua esposa por convênio. Mas ninguém o fez, que tem um remanescente do Espírito. Portanto, presta atenção ao teu espírito, e que ninguém se lamente contra a esposa da tua mocidade. ‘Porque eu odeio o divórcio’, diz o Senhor, o Deus de Israel, ‘e aquele que cobre as suas vestes com o mal’, diz o Senhor dos Exércitos.Portanto, atenda ao seu espírito, para que você não lide traiçoeiramente. ”MAL. 2: 14-16.

Causas Raiz de Abuso e Mau Uso Por que eu trato minha esposa dessa maneira?

Quando violamos os princípios bíblicos, sofremos as conseqüências. Há diretrizes para o homem casado e a violação dessas diretrizes estabelecerá a base para a insensibilidade à “esposa de sua juventude”.

Cleave a esposa. “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher; e eles se tornarão uma só carne ”. Gn 2:24. A clivagem é definida como “uma apego desesperado”. Isso claramente não está acontecendo hoje, já que muitos de nós deixamos nossas esposas.

Você ainda está tentando agradar ou obter a aprovação da família que deveria ter deixado? Devemos honrar nossos pais, mas, claramente, as Escrituras dizem que também devemos honrar nossa esposa.“Vocês, maridos, também moram com suas esposas de maneira compreensiva, como um vaso mais fraco, já que ela é uma mulher; e conceda-lhe honra como herdeira da graça da vida, para que suas orações não sejam prejudicadas. ”1Pet. 3: 7

Quando você tem uma divisão entre o que sua esposa pode pensar ou sentir e o que seus pais pensam ou sentem, o que um homem deve fazer? Quem ele deveria honrar? Jesus nos disse citando Gênesis: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher; e os dois se tornarão uma só carne ”. Matt.19: 5 Ele também disse: “Consequentemente, eles não são mais dois, mas uma só carne. O que, portanto, Deus se uniu, que nenhum homem se separe ”. 19: 6

Ainda empatado. Tome um momento para refletir sobre isso; talvez você não tenha realmente “deixado” sua mãe e / ou pai. Claro que você saiu fisicamente, mas você ainda está ligado a eles desde que sua lealdade permaneceu com seus pais? Deixe seus pais, apegue-se à sua esposa e regozije-se com a esposa de sua juventude! (Provérbios 5:18)

Ame. “Maridos, amem suas esposas, assim como Cristo também amou …” Ef. 5:25. “Então os maridos também devem amar suas próprias esposas…” Ef. 5:28. “Maridos, amem suas esposas e não sejam amargurados contra elas.” Col. 3:19. Desde que o movimento feminista permeou a igreja com mentiras, houve uma “mistura” dos papéis e mandamentos dados a homens e mulheres. Continuamos a ouvir os outros dizerem que Deus ordenou que homens e mulheres amem seus cônjuges. Este “comando” foi dado apenas ao marido. Na verdade, a única “referência” para uma mulher amar seu marido é dada em Tito, onde a mulher mais velha é incentivada a ensinaro mais jovem a amar o marido e os filhos. “Não acrescentarás à palavra que te ordeno…” Deut. 4: 2 Isso significa que uma esposa não é amar o marido?Enfaticamente não! “… E andai em amor, assim como também Cristo amou você e se entregou por nós…” Ef. 5: 2

Uma vez que nossa esposa é solicitada a respeitar e se submeter a nós, devemos facilitar para ela amando-a como somos ordenados em Efésios 5. Sua esposa tem dificuldade em respeitá-lo? Ore por oportunidades para ganhar seu respeito. Faça algo que exija caráter, humildade ou algum outro atributo que possa estar faltando em você.

Em suma, mostre-lhe um homem piedoso. O resultado será um profundo amor por você. “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro.” 1João 4:19. Nossas esposas nos amarão por causa do nosso amor por Deus. Quando seguimos seus mandamentos, nos tornaremos mais semelhantes a ele.

Nos separar? Um marido que demonstra verdadeiro amor por sua esposa, da maneira como é ordenado, será protegido da separação ou do divórcio. “Quem nos separará do amor de Cristo? Haverá tribulação, angústia ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? ”Rom. 8:35

O amor nos controla. Seu amor por sua esposa a motivará a fazer o que você pede, assim como o amor é a motivação de nossos filhos para nos obedecer como pais. “Porque o amor de Cristo nos controla …” 2Cor. 5:14.

Ande em amor Dizer que você a ama não é suficiente. Às vezes nossas ações falam mais alto que nossas palavras. “… E andai em amor, assim como também Cristo amou você e se entregou por nós…” Ef. 5: 2 Se você vive separado da sua esposa, comece agora a tratá-la como deveria. Mostre a ela o amor descrito em 1 Coríntios, capítulo 13, que é incondicional, sem julgamento, sempre que você tiver a oportunidade de ver, escrever ou falar com ela.

Uma carne. “Então o SENHOR Deus fez cair um sono profundo sobre o homem e ele dormiu; depois pegou uma de suas costelas e fechou a carne naquele lugar. E o SENHOR Deus formou numa mulher a costela que ele tinha tirado do homem, e a trouxe ao homem. E disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; ela será chamada mulher, porque foi tirada do homem ‘. ”Gn 2:21.“E OS DOIS SE TORNAM UMA CARNE; conseqüentemente, eles não são mais dois, mas uma só carne ”. Marcos 10: 8. “Consequentemente, eles não são mais dois, mas uma só carne. O que, portanto, Deus se uniu, que nenhum homem se separe ”. 19: 6

Uma mulher não deseja a unidade física tanto quanto deseja que seu marido seja “um” com ela emocionalmente, espiritualmente e mentalmente. Você e sua esposa têm os mesmos objetivos e direções? Você permitiu ou incentivou a divisão em sua casa? Você encorajou sua esposa a buscar um diploma ou carreira que eventualmente causou divisão? Deus criou a mulher para ajudar e completar o homem. Uma vez que o casamento acontece, eles “não são mais dois, mas uma só carne”. Isso significa que eles vivem juntos em um acordo. Eles não devem viver como “companheiros de quarto”, cada um com sua própria vida à parte do outro.

Homem independente da mulher? Nós devemos ser uma só carne em nosso coração e nossos desejos.Deus criou mulheres com certas necessidades e nós, como homens, também temos necessidades. Os vazios em minha vida e na vida de minha esposa foram criados como um tipo de equipamento de trabalho que se encaixa perfeitamente à medida que atendemos às necessidades do outro.

Quando nós mesmos preenchemos nossos vazios ou separados de nossa esposa, a engrenagem escorrega. Quanto mais enchermos ou quanto mais nossa esposa preencher seus vazios de maneira inadequada, mais o nosso relacionamento se esvai até que não haja mais nada a que se apegar. O mundo diz às nossas esposas que satisfaçam suas necessidades e nos deixem como homens se defendem por nós mesmos. A co-dependência é uma moda psicológica popular hoje em dia para nos convencer de que não é bom que marido e mulher sejam dependentes um do outro. Mas o que a Palavra de Deus diz sobre nossa dependência mútua como casal?

“No entanto, no Senhor, nem a mulher é independente do homem, nem o homem é independente da mulher. Pois como a mulher se origina do homem. ”1Cor. 11: 11-12. Quando violamos os caminhos de Deus, colhemos as conseqüências. Ore por oportunidades para satisfazer as necessidades de sua esposa agora, mesmo que você não esteja em casa.

Em labuta. “Então a Adão disse: ‘Porque você escutou a voz de sua esposa e comeu da árvore sobre a qual eu te ordenei, dizendo:’ Você não deve comer dela ‘; Maldito é o chão por tua causa; Trabalhareis com ela todos os dias da tua vida. ”Gn 3:17. Depois da queda do homem, o homem e a mulher receberam uma punição. A mulher recebeu dor no parto, e o homem deveria labutar no chão ou no trabalho. Então, por que o castigo do homem agora é compartilhado tanto pelo homem quanto pela mulher?

Quando as mulheres ganham seu próprio dinheiro além do marido, elas podem tomar suas próprias decisões sobre como elas serão gastas. Quando as esposas têm uma carreira diferente daquela do lar e dos filhos, isso divide os interesses do casal e os torna independentes um do outro. Isso é exatamente o que acontece quando as esposas trabalham fora de casa como um segundo provedor.

Protetor. Quando sua esposa se protege porque sente que pode (ou tem que) “lutar suas próprias batalhas”, por que ela precisa de você? É sua esposa quem diz ao vendedor que se livra ou se livra de “aquele cara na porta”? Você esqueceu como lidar com essas situações? Quem realmente usa as calças na família; quem é realmente mais forte?

Devemos reconhecer que muitas vezes nossas esposas assumiram o controle por causa de nossa negligência. Ou nós não aceitamos o desafio, ou estávamos ausentes por causa de nosso trabalho, hobby ou qualquer outra coisa. Uma vez que você pode reconhecer isso, você será capaz de confessar suas deficiências como um protetor para sua esposa. Você deve então começar a enfrentar cada desafio que vem contra sua família. Você pode dizer que atacaria alguém que estivesse tentando matar um membro de sua família, mas e o garçom ruim no restaurante, o reparador rude? E quanto ao seu adolescente desrespeitoso? Você permite ataques à sua esposa? Os seus filhos estão conscientes de que eles gostariam que você enfrentasse se eles parecessem o caminho errado para a mãe deles? Mesmo se você estiver morando longe, ore por uma oportunidade de mostrar a ela sua capacidade de protegê-la.

Pergunte aos seus maridos em casa. Homens, você é o líder em assuntos espirituais? Sua esposa corre para lhe perguntar o que você pensa como o líder espiritual, ou ela diria: “Por que eu iria a ele?” “O que ele sabe, eu sou aquele que vai a todos os estudos bíblicos, seminários e mesmo sentado em todos os comitês da igreja! ”Seu desejo é que você seja o líder espiritual. “Seu marido é conhecido nos portões, quando ele está sentado entre os anciãos da terra.” Prov. 31:23

Mas muitos de nós parecem ter coisas mais importantes a fazer do que levar nossa família espiritualmente, como praticar um esporte, trabalhar em hobbies, caçar, assistir televisão ou um filme, ou apenas conhecer os “caras”. Afinal, se sua esposa ou as crianças têm uma questão espiritual, elas têm o pastor ou o professor da escola dominical para buscar respostas. “E se eles desejam aprender alguma coisa, peça a seus maridos em casa; porque é impróprio para uma mulher falar na igreja. ”1Cor. 14:35Aproveite o tempo agora para entrar na Palavra de Deus e se preparar.

Pai. Os maridos claramente foram expulsos de seu papel de pais. Muitos homens são criticados pela maneira como lidam ou tratam os filhos com tanta frequência que eles simplesmente param de “interferir”. Deus deu a cada um de nós uma mãe e um pai com suas características distintas para que pudéssemos crescer sem um monte de enforcamentos. altos ou problemas emocionais. As crianças precisam de ambos os pais. Mas, novamente, se os papéis são misturados e confusos, quem precisa de um pai? “Honre seu pai e mãe; e você amará o seu próximo como a si mesmo ”. 19:19. Quando você tiver seus filhos com você, mantenha-os alinhados e ensine-os a obedecer e demonstrar respeito por sua mãe quando estiverem com ela. (Isso vale para crianças de qualquer idade: 5, 15 ou 25 anos!)

Quem deve ser o líder espiritual?

Uma pergunta que muitas mulheres fazem é: “Quem deveria ser o Líder Espiritual desde que meu marido não faz ou não faz isso?” Ou, muitas mulheres dirão: “Eu tenho que ser o líder Espiritual de nosso lar porque meu marido é nem mesmo um cristão! ”Por que tantos homens negligenciam ou perdem sua posição de chefe espiritual de sua família?

Seu marido é conhecido. Todas as mulheres cristãs desejam que seu marido seja o líder espiritual. “Seu marido é conhecido nos portões, quando ele está sentado entre os anciãos da terra.” Prov. 31: 23. As mulheres muitas vezes tiveram que assumir as posições de liderança. A filosofia do mundo destruiu nossa nação e está destruindo a igreja. Os homens negligenciaram suas posições na igreja. Eles deixaram para buscar outros interesses. Quando os homens deixaram a igreja, muitas das esposas caíram nas mãos de pastores libertados que levaram muitas mulheres cativas. “Pois entre eles estão aqueles que fazem parte de lares e cativam mulheres fracas, carregadas de pecados, conduzidas por vários impulsos, sempre aprendendo e nunca conseguindo chegar ao conhecimento da verdade.” 2Tim.3: 6-7.

Bom para nada. Muitas igrejas são invadidas, na maior parte, com homens fracos e mulheres fortes.Isso está causando ineficácia na igreja porque muitos dos homens são MIA! “Você é o sal da terra; mas se o sal ficou insípido, como será salgado novamente? Não serve para mais nada, a não ser ser expulso e pisoteado pelos homens. ”Matt. 5:13. Envolva-se totalmente na igreja se você perdeu sua família. Faça isso agora enquanto você tem tempo.

Seja sujeito a seus próprios maridos em tudo. Homens, você olhou para sua esposa para liderar sua família? “As esposas estão sujeitas aos seus próprios maridos, como ao Senhor … aos seus maridos em tudo.” Ef. 5: 22-24. Está claro nas Escrituras acima que Deus colocou todos os maridos no papel de liderança espiritual do lar. Vamos ver o que acontece quando as coisas ficam fora de ordem.

Ninguém pode servir a dois mestres. Quando os homens negligenciam a liderança de suas famílias e assumem a responsabilidade pelo que acontece em seus lares, sua esposa e filhos começam a odiá-los.Lembre-se, você entregou a maior parte de sua responsabilidade a outras pessoas ou instituições. Por que eles ouviriam você? “Ninguém pode servir a dois mestres; pois ou ele odiará um e amará o outro , ou se apegará a um e menosprezará o outro ”. 6:24.

Você freqüentemente vê isso quando uma criança que uma vez ouviu seus pais é mandada para a escola. De repente, eles dizem a seus pais o que o professor disse que é certo e agora estão errados.Alguns homens mandam seus filhos para a faculdade, junto com seu dinheiro (como diz o adesivo), quando essas crianças voltam para casa para descansar, eles tratam seus pais como o idiota da cidade!(Veja o capítulo 14 “Instrução do Pai” em A Wise Man .)

Ele vai fazer isso. Sua esposa age como se ela fosse seu próprio Espírito Santo? Por que ela faz isso?Novamente, por causa de sua negligência e sua estupidez em assuntos espirituais. Sua esposa conhece sua Bíblia melhor do que você? Ou pior, seus filhos são mais versados ​​nas Escrituras do que você? Você, como pai, certifica-se de que seus filhos estão na escola dominical ou pagam pela escola cristã, mas negligenciam a si mesmos?

Se você acha que é tarde demais ou que está muito atrasado para chegar à frente de sua esposa e filhos para conduzi-los corretamente, você está errado. Como Deus o chamou para ser o líder de sua casa, Ele permitirá que você faça isso.

Nós devemos confessar nosso pecado de negligência. Portanto, confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que você seja curado. A oração eficaz de um homem justo pode realizar muito. ”Tiago 5:16. Confesse a sua esposa e filhos. Então ore por oportunidades para liderá-los espiritualmente. Converse com seus filhos sobre o Senhor e diga como Ele está ajudando você.

Conteste com nossas fraquezas. “E disse-me: ‘Minha graça é suficiente para você, pois o poder é aperfeiçoado na fraqueza’. Com muita alegria, portanto, prefiro me gabar de minhas fraquezas, para que o poder de Cristo possa habitar em mim. ”2Cor. 12: 9 Quando sua esposa te atacar e apontar seus fracassos – entre, concorde com ela e se gabe. Isso é humildade em ação!

E acima de tudo, confie no Senhor . “Comprometa-se com o senhor, confie também Nele e Ele o fará .” Ps. 37: 5. Se você quer começar a liderar sua família espiritualmente, comece primeiro com um tempo de oração. Então comece a ler sua Bíblia regularmente. Deus irá guiá-lo e direcionar seus caminhos se seus esforços forem sinceros.

Lavar a água com a Palavra. Homens, vocês devem ser extremamente cuidadosos com o que você diz a sua esposa, o que você lê para sua esposa, e o que você a encoraja a olhar. “Maridos, amem suas esposas, assim como Cristo também amou a igreja e se entregou por ela; para que Ele possa santificá-la, tendo-a purificado pela lavagem da água com a Palavra , a fim de que Ele possa apresentar a si mesmo a igreja em toda a sua glória, não tendo mancha ou ruga ou qualquer coisa semelhante; mas que ela seja santa e inocente. ”Ef. 5: 25-27.

Se você estiver separado ou divorciado, leia seus versículos em voz alta. Então peça ao Senhor para lavá-la onde ela estiver. Continue depois que você estiver junto. Foi o que Oséias fez com Gômer: “Portanto, eis que eu a seduzirei, a levarei ao deserto e falarei com ela amavelmente… Pois removerei os nomes dos baalins de sua boca, para que sejam mencionados por seus nomes não mais. ”Oséias 2:14, 17.

Você pode queixar-se de sua importunação ou mentira ou do modo como ela entra em conflitos malucos com você; No entanto, você já parou para pensar o que você está assistindo como uma família todos os dias na televisão? São os programas estúpidos de sitcom onde os homens são retratados como palhaços e as mulheres são todas comediantes contenciosas? Em quais filmes você satura sua esposa e filhos? Que tipo de filmes você está assistindo? Da próxima vez que você, sua esposa ou sua família se sentar para assistir a qualquer coisa , pense nela como um “filme de treinamento”. O comportamento que você e sua família estão assistindo será aprendido e encenado!

O portão estreito. Homens, atravessem o portão estreito e parem de passar tanto tempo assistindo à televisão. Pare de enviar suas mensalidades semanais ou mensais para Hollywood, via cinema ou loja de vídeos. “Entre pelo portão estreito ; porque o portão é largo, e o caminho é largo, que leva à destruição, e muitos são os que entram por ele ”. 7:13

Pare de fazer desculpas esfarrapadas para encobrir sua liderança comprometedora. Gaste seu tempo se divertindo no Senhor. Lembre-se, Ele promete dar-lhe os desejos do seu coração. (Salmo 37: 4)

Praticando sua justiça diante dos homens. Você vai à igreja apenas para deixar que os outros vejam o homem que você está fingindo ser? “Cuidado de praticar a sua justiça diante dos homens para ser notado por eles; caso contrário, você não terá recompensa com o seu Pai que está no céu ”. 6: 1 Nossas ações devem ser uma efusão do que está em nós.

Você vai conhecê-los pelos seus frutos. Quais são seus frutos como cristãos? “ Você os conhecerá pelos frutos deles .” Matt. 7:16. Se você, como marido e pai, não está guiando sua família diariamente na Palavra, então você está produzindo espinhos, não frutos. Você lê sua Bíblia diariamente? Se sim, por quanto tempo? Compare o tempo que você gasta lendo o jornal ou a página de esportes versus lendo a Palavra. Você é capaz de compreender qualquer coisa que esteja lendo neste livro? Alguém pode ver alguma mudança em você como resultado da leitura deste livro?

“Porque, se alguém é ouvinte da Palavra e não praticante, é como um homem que olha seu rosto natural no espelho; Pela primeira vez ele olhou para si mesmo e foi embora, ele imediatamente esqueceu que tipo de pessoa ele era. Mas aquele que olha atentamente para a lei perfeita, a lei da liberdade, epermanece por ela , não tendo se tornado um ouvinte esquecido, mas um executor eficaz , este homem será abençoado no que faz. Tiago 1: 23-25 Eu ouvi um pregador perguntar recentemente por uma demonstração de quantas pessoas acreditaram no que leram no jornal. Quase ninguém levantou a mão. Então ele perguntou a eles quantos acreditavam que a Bíblia era verdadeira. Praticamente todo mundo levantou a mão. Então ele disse: “Por que você passa mais tempo lendo o que não acredita do que acredita?”

Bridle sua língua. “Se alguém se considera religioso, e ainda assim não refreia a sua língua, mas engana o seu próprio coração, a religião deste homem é inútil .” Tiago 1: 23-25. Nós apenas cobrimos a importância de sua esposa ser lavada pela água da Palavra. Você lê as Escrituras para ela diariamente ou sempre? Quando foi a última vez que você vomitou palavras indelicadas para ela? Temos que controlar nossas violentas e dolorosas línguas!

O salvador. “Pois o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo Ele mesmo o Salvador do corpo”. Ef. 5:23. O marido é o Salvador do corpo . Talvez você ache que sua esposa é para ser a salvadora. Quando há uma crise financeira (ou qualquer crise), é o homem que deve “salvar o dia”. Não incentive sua esposa a sair correndo para conseguir um emprego ou fazer um plano financeiro. Isso só está roubando você de uma bênção. Homens, vocês devem cumprir seu papel como a cabeça do lar e o salvador do corpo. Ore para que o Senhor os abençoe financeiramente e, em seguida, vire-se e abençoe sua esposa com sua abundância.

Criado para carregar os fardos. Você foi criado para carregar os encargos da família. Basta olhar para os ombros largos e musculosos em comparação com os ombros da sua esposa. As mulheres até tentaram imitar esses ombros com ombreiras! Os homens são realmente projetados para trabalhar melhor sob pressão. Talvez você ache que não consegue lidar com as pressões porque sempre teve sua esposa como sua rede de segurança.

Uma mulher foi criada para lidar com muitas coisas ao mesmo tempo. Ela tem a casa com cada faceta – cada criança, suas várias idades, personalidades, necessidades; as refeições, a limpeza, a limpeza contínua, os projetos. As mulheres parecem que podem fazer tudo. Mas enquanto eles estão fingindo fazer tudo, o que estamos fazendo? Infelizmente, geralmente estamos praticando esportes ou assistindo televisão.

Nos alimenta. Você sabe que você deveria “trazer para casa o bacon”, mas há comida espiritual que seus filhos e sua esposa estão literalmente famintos! “… Porque ninguém jamais odiou a sua própria carne, mas nutre e cuida dela, assim como Cristo também faz a igreja…” Ef. 5:29. Essa alimentação deve ser da “Palavra de Deus”. A maioria dos homens se sente inadequada nessa área. Muitos não sabem por onde começar. Ore ao Senhor por força e orientação diária! Satanás irá atacá-lo nesta área porque ele sabe o quão importante é reaver a liderança de sua família. Ele vai fazer você se sentir inútil, incapaz e absolutamente estúpido. Eu sei. Ele fez comigo! Ele usará contendas com sua esposa e filhos para parar seus momentos de ler a Palavra de Deus. Você é homem o suficiente para lutar de volta no espírito?

Comece a ganhar uma batalha de cada vez para ganhar o ímpeto que você precisa para se tornar vitorioso nesta área da vida espiritual de sua família. Não basta enviá-los para estudos bíblicos, seminários, escola dominical e Escola Bíblica de Férias. Para ser um líder eficaz em sua casa, você deve resistir à tentação de entregar sua liderança aos outros. Se você acha que não tem tempo suficiente, ore para que Deus lhe mostre onde você deve cortar e como você deve alimentar sua família diariamentecom a Palavra de Deus. Faça isso agora. Ore apenas uma curta oração e depois obedeça. Seria sábio escrever o plano de Deus em um pedaço de papel e colocá-lo em um lugar onde você o verá continuamente.

Compromisso pessoal: Deixar de viver traiçoeiramente com minha esposa. “Com base no que aprendi nas Escrituras, me comprometo a renovar minha mente com a verdade. Confesso que vivi com minha esposa de maneira traiçoeira e estou buscando a Deus pelo poder de mudar. Também estou me comprometendo a lavar minha esposa na Palavra e a conduzir minha família espiritualmente ”.

Para nosso melhor acompanhamento este pequeno questionário

Compartilhar é bom!