7 – Golpes de uma Espada

“Há quem fala precipitadamente como Esforços de espada, mas a língua do sábio traz cura.” – Provérbios 12:18

Deus falou o universo inteiro em existência. O Senhor nos disse que seríamos julgados por todas aspalavras que falamos. No entanto, muitas vezes ouvimos dizer que devemos “falar o que pensamos”. Quando pesquisamos as Escrituras, o que Deus tem a dizer sobre a língua? Vamos descobrir a verdade :

A língua, pequena mas mortal

Coloque fogo no inferno. “Assim também a língua é uma pequena parte do corpo, e ainda se gaba de grandes coisas… E a língua é um fogo, o próprio mundo da iniqüidade; a língua é colocada entre os nossos membros como aquilo que contamina todo o corpo , e incendeia o curso da nossa vida, e é incendiada pelo inferno. ”Tiago 3: 5-6.

Ninguém pode domar a língua. “Mas ninguém pode domar a língua ; é um mal inquieto e cheio de veneno mortal. Com isso, abençoamos nosso Senhor e Pai; e com ela amaldiçoamos os homens que foram feitos à semelhança de Deus; da mesma boca vêm bênção e maldição . Meus irmãos, estas coisas não devem ser assim. Um manancial envia da mesma abertura água fresca e amarga ? ”Tiago 3: 8-11.Mas agradeça ao Senhor que “Nada será impossível para Deus”. Lucas 1:37.

O Senhor sabe. Aqui está um pensamento sóbrio: “Antes mesmo de haver uma palavra na minhalíngua, eis que , ó Senhor, tudo conheces”. 139: 4

Precisamos de um focinho! “Eu disse: ‘Eu guardarei meus caminhos, para que eu não peca com a minha língua ; Vou guardar minha boca como com um focinho.”Sl. 39: 1. Você pode ter grande força física, mas e quanto à força interior necessária para o autocontrole?

Esmaga o espírito. “Uma língua suave é uma árvore da vida, mas a perversão esmaga o espírito”. Prov.15: 4 As palavras que você fala para sua esposa, seus filhos ou pessoas no seu local de trabalho são tranquilizadoras? Pergunte a si mesmo se você tem esmagado o espírito daqueles que você é para proteger e liderar.

O que nós dizemos

“A boca do justo flui com sabedoria, mas a língua pervertida será cortada”. Prov. 10:31. “Há um que fala imprudentemente como estocadas de uma espada , mas a língua dos sábios traz cura .” Prov. 10:31.

“Aquele que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma da angústia”. Prov. 21:23.

Esta afirmação é clara. O que você diz é importante. “Pois pelas tuas palavras serás justificado e comvossas palavras serás condenado “. 12:37

“Não é o que entra na boca que contamina o homem, mas o que sai da boca , isso é o que contamina o homem”. 15:11

“… Coloque todos de lado; raiva, ira, malícia, difamação e linguagem abusiva … ”Col.3: 8. “Aquele que dá atenção à palavra achará bom.” Prov. 16:20.

Se você abusou de sua esposa com suas palavras, Deus é fiel; Ele oferece uma cura:

“ Palavras agradáveis são um favo de mel, são doces para a alma e curam os ossos”. Prov. 16:24.

“A doçura da fala aumenta a persuasão”. Prov. 16:20.

“Os lábios justos são o deleite dos reis, e aquele que fala corretamente é amado”. Prov. 16:13.

Você amadureceu? Talvez você se lembre dessa frase infantil: “Paus e pedras podem quebrar meus ossos, mas palavras nunca me machucarão.” O fato é que muitos de nós provavelmente ainda não se recuperaram de algumas das palavras duras que nos foram ditas quando crianças. Você continua a ferir sua esposa ou seus filhos com suas palavras? “Quando eu era criança, costumava falar quando criança, pensar como criança, raciocinar quando criança; quando me tornei homem, acabei com coisas infantis . ”1Cor. 13:11

Como nós respondemos

Uma resposta gentil. Quando raiva ou ira é dirigida a nós, Deus nos diz a resposta que devemos fazer como cristãos para glorificá-lo. “Uma resposta gentil desvia a ira, mas palavras duras provocam ira.” Prov. 15: 1.

Pondera como responder. Você pensa antes de falar? “O coração dos justos pondera como responder,mas a boca do ímpio derrama coisas más.” Prov. 15:28 Você derrama palavras más em outras pessoas?

Loucura e vergonha. Você já ouviu ou cortou a outra pessoa antes de ter a chance de compartilhar o pensamento com você ou fazer uma pergunta? “Aquele que dá uma resposta antes de ouvir , é loucura e vergonha para ele.” Prov. 18:13 Dê a sua esposa a oportunidade de tirar tudo de seu peito. Faça suas perguntas para ter certeza de que entende o que ela está tentando lhe dizer e por quê. Ela precisa de empatia? Dê a ela um ouvido atento e compreensivo. Ou, talvez, ela precise de ajuda para discernir algo que apenas “conversar” conseguirá.

Muitas vezes sua esposa não quer que você conserte seus problemas. Ela precisa e quer compreensão e encorajamento. Isso às vezes exige muita paciência, mas a paciência é a prova do seu amor. “O amor é paciente …” 1Cor. 13: 4 Você está fazendo tudo o que pode para ser paciente com sua esposa? Prove seu amor por ela sendo paciente e compreensivo. “Vocês, maridos, também moram com suas esposas de maneira compreensiva …” 1Pet. 3: 7

Lavado com a Palavra. Você abençoa sua esposa com a Palavra de Deus e com suas palavras amorosas e edificantes? “Maridos, amem suas esposas, assim como Cristo também amou a igreja e se entregou por ela; para que Ele pudesse santificá-la, tendo-a purificado pela lavagem da água com a palavra que Ele poderia apresentar a si mesmo a igreja em toda a sua glória, não tendo mancha ou ruga ou qualquer coisa semelhante; mas que ela seja santa e inocente. ”Ef. 5:25.

Como Much You Say

Muitas palavras. Quando há muita conversa e discussão, a transgressão (uma violação da Lei de Deus) não pode ser evitada. “Com muitas palavras, a transgressão é inevitável ”. Prov. 10:19. Como o líder, dirija discussões extensas corretamente a uma conclusão. Isso não significa que você deve cortar sua esposa quando é sua vez de compartilhar seus pensamentos, ou soltar uma “bomba” prejudicial e depois dizer que o assunto está terminado. Tenha certeza que você entendeu ela. Certifique-se de que ela sabe que você entende, dando-lhe uma resposta positiva e amorosa. A maioria das mulheres continua falando porque elas não sentem que estão sendo compreendidas.

Guarda a boca dele. Você tem o cuidado de guardar o que diz aos outros, especialmente à sua esposa?Há aqueles que nos dizem para falarmos e compartilharmos o que pensamos, mas Deus diz: “O homem de entendimento fica em silêncio ”. Prov. 11:12 E “Quem guarda a boca preserva a sua vida; quem abre vem à ruína. ”Prov. 13: 3

Considerado sensato. Na verdade, Deus diz que praticamos sabedoria e parece ser sábio quando não dizemos nada. “Mesmo um idiota, quando ele fica em silêncio , é considerado sábio . Quando ele fecha os lábios, ele é considerado prudente ”. Prov. 17:28

Algo mais. “Mas a sua declaração seja: ‘Sim, sim’ ou ‘Não, não’ – qualquer coisa além disso é do mal”.5:37. Nod sua cabeça para cima e para baixo quando sua esposa está falando com você. Se você mantiver os olhos e a mente no que está tentando lhe dizer, em vez de assistir à televisão, ler o jornal ou pensar em outra coisa, sua conversa satisfará a necessidade de sua esposa ser ouvida e entendida muito mais rapidamente.

Conversa vazia. “Guarda o que te foi confiado, evitando as conversas mundanas e vazias e os argumentos opostos do que é falsamente chamado de ‘conhecimento’ – que alguns professam e assim desviou-se da fé.” 1 Timóteo 6:20. Quando você precisa tomar uma decisão, não precisa discutir seuponto de vista. Apenas declare sua decisão com base na oração e na direção de Deus. Quando sua esposa vê que seu coração está se esforçando para seguir o caminho certo, o caminho do Senhor, e que você não está usando sua autoridade para seguir seu próprio caminho, então ela vai parar de tentar controlá-lo ou manipulá-lo.

Seja satisfeito, pare de resmungar

Faça todas as coisas … “Faça todas as coisas sem reclamar ou contestar. Phil. 2:14 Você às vezes se encontra resmungando sobre uma tarefa antes de fazer isso? Agora, se é algo que você sabe que deveria estar fazendo, faça e não resmungue ou discuta! No entanto, se você está sendo “ferroviário” para fazer algo que você não acha que deveria, não faça isso. Lembre-se do problema que levou Adam (e todos nós). “Então, a Adão, Ele disse: ‘Porque você escutou a voz de sua esposa e comeu da árvore sobre a qual eu te ordenei ‘ ….” Gên. 3:17. “Portanto, para aquele que sabe a coisa certa a fazer e não faz, para ele é pecado.” Tiago 4:17.

Quaisquer que sejam as circunstâncias. Você é alguém que tem que reclamar de tudo o que acontece com você? Você deve aprender contentamento. “Não que eu fale de querer; pois aprendi a estarcontente em quaisquer circunstâncias que eu seja. ”Phil. 4:11 Você está dando um bom exemplo para sua esposa e filhos? Você, como chefe de sua família, demonstra à sua família como se contentar ou está ensinando-os a resmungar e reclamar?

Grande ganho. Piedade e contentamento devem andar de mãos dadas. “Mas a piedade é realmente um meio de grande ganho, quando acompanhada de contentamento .” 1 Tim. 6: 6

Você está contente? “… Contentando-se com o que você tem; porque Ele mesmo disse: ‘Eu nunca te abandonarei, nem jamais te abandonarei’. Heb. 13: 5 Você está satisfeito com o que tem, ou está constantemente tentando atualizar todos os seus “brinquedos” e posses?

Esmaga o espírito. Provérbios também nos diz o que nosso discurso pode fazer para o espírito de nossa esposa. “Uma língua suave é uma árvore da vida , mas a perversão (definida como ‘obstinada’)esmaga o espírito .” Prov. 15: 4 Sua esposa é menos carinhosa com você do que ela costumava ser?Talvez, sem perceber, você tenha esmagado seu espírito.

É uma boa argumentação para o casamento?

Um pedaço seco. Alguns “especialistas” dizem que argumentar pode realmente ser bom para um casamento. O que Deus diz? “Melhor é um pedaço seco e tranqüilo com ele, do que uma casa cheia de banquetes e contendas”. Prov. 17: 1. O conflito é definido como uma luta prolongada pelo poder ou superioridade. Não deve haver luta pelo poder ou superioridade se cada um na família conhece seu papel e cada um se concentra em cumprir esse papel. O conflito ocorre quando esses deveres são negligenciados ou quando cada pessoa está ocupada demais cuidando para que a outra pessoa esteja fazendo o que deveria.

Sobre o assunto de quietude, tenha certeza que seus filhos estão quietos e sob seu controle! Não é apenas responsabilidade da sua esposa mantê-los em silêncio. Sua presença deve garantir respeito e silêncio. (Veja a Lição 14 “Instruções do Pai” no Manual dos Homens.)

Abandone a briga. Você abandona a briga ou luta até vencer? “O início da contenda é como deixar sair a água, então abandone a briga antes que ela se rompa”. Prov. 17:14 Mais uma vez, você não precisa lutar, argumentar ou provar que é a cabeça da sua casa. Deus lhe deu a posição de liderança. No entanto, isso nunca deve ser um lugar de orgulho ou arrogância. Sua liderança deve ser usada para guiar, proteger e administrar sua família sabiamente sob a direção de Deus.

Qualquer tolo vai brigar. “Os lábios de um tolo trazem contendas , e sua boca pede golpes”. Prov. 18: 6Talvez sua esposa possa até mesmo dar um soco em você se suas palavras forem extremamente dolorosas para ela. Claro, ela não é páreo para você, então isso poderia entrar em uma situação abusiva.Lembre-se de abandonar a briga antes que ela comece! Ela estaria errada por dar um soco ou por possivelmente iniciar a luta verbal, mas você deve ser o líder e salvador do corpo. “Pois o marido é acabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo Ele mesmo o Salvador do corpo”. Ef.5:23. Lembre-se: “… todo tolo brigará !” Prov. 20: 3

Visitas tra milesamente supporting Something “… o SENHOR tem sido testemunha entre você e a mulher da sua mocidade, contra quem você tem lidado traiçoeiramente , embora ela seja sua companheira e sua esposa por convênio. Mas ninguém fez isso que tem um remanescente do Espírito. E o que aquele fazia enquanto ele buscava uma descendência piedosa? Cuidado, pois, com o seu espírito, e que ninguém lide aleijadamente contra a esposa da sua mocidade. ”MAL. 2: 14-15.

Se você tem lidado traiçoeiramente com sua esposa, então Deus está dizendo a você que você não tem nem mesmo um remanescente de Seu Espírito! Esse é um pensamento sóbrio! Vamos cada um dar uma olhada em nós mesmos e nos acertar com Deus, então nosso relacionamento com nossas esposas seguirá.

Cobre sua roupa com o errado. ‘Porque odeio o divórcio’, diz o Senhor, o Deus de Israel, e aquele que cobre a sua roupa com o mal ‘, diz o Senhor dos exércitos. ‘Então, atenda ao seu espírito, que você não lida traiçoeiramente’ ”. Mal. 2:16. Treacherously na tradução hebraica é definida como a lidar de forma enganosa, infiel, ofender, transgredir ou afastar.

Cobrir sua roupa com o errado é definido como violência, ganho injusto, crueldade, injustiça ou opressão. Muitos homens estão em uma batalha física ou em uma batalha emocional com suas esposas.Todos nós já vimos ou conhecemos mulheres que tentam agir tão duramente quanto os homens, mas elas são? Eles podem ser? Pense em esportes que exigem força física, homens e mulheres podem competir de forma justa? Você já presenciou uma situação em que uma empresária de sucesso deu lugar a lágrimas? De sua aparência exterior, você pode ter sido enganado em pensar que ela era tão emocionalmente dura quanto um homem.

É a esperança deste ministério que sua esposa, depois de ver uma mudança em você, desejará ler o Manual de Instruções para as Mulheres. Isso irá encorajá-la a procurar um espírito gentil e quieto;permitindo-se ser o vaso mais fraco. Mas como você vai responder a ela? Você vai esmagá-la ou amá-la?(Provérbios 15: 4, Efésios 5:29)

Concordo, especialmente com sua esposa

Aceita. Um dos princípios mais importantes ensinados no Novo Testamento diz respeito a concordar com alguém, especialmente quando a outra pessoa está zangada. “ Concordo com o teu adversárioquickl y , enquanto estás no caminho com ele ….” Matt. 5:25 KJV. Ouvir e acenar com a cabeça ajudará muito quando alguém estiver zangado ou frustrado. Tantas vezes jogamos o “advogado do diabo” tentando mostrar a alguém o outro lado. (O nome por si só deve nos alertar sobre as prováveis ​​conseqüências!) Dê à sua esposa a chance de compartilhar seus pensamentos, sentimentos e frustrações. Fique de lado – e não acenda o fogo.

Dividido contra si mesmo. Satanás fará tudo o que puder para iluminar as áreas onde você não concorda, para que ele possa dividir e conquistar sua família. “Qualquer reino dividido contra si mesmo é devastado; e qualquer cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá ”. 12:25 E, “Qualquer reino dividido contra si mesmo é devastado; e uma casa dividida contra si mesma cai. ”Lucas 11:17. “Evitar a contenda é uma honra para um homem, mas qualquer tolo brigará .” Prov. 20: 3

Acordo. Este versículo nos mostra por que Satanás trabalha tão arduamente para causar discordância entre os casais cristãos. “Novamente eu lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra sobre qualquer coisa que eles possam pedir, isto será feito por eles por Meu Pai que está no céu.” 18:19Quando não concordamos como casal, nós realmente cancelamos um ao outro. É como se você fosse votar em candidatos políticos opostos, assim como você pode ficar em casa. “Mas recuse especulações tolas e ignorantes, sabendo que elas produzem brigas . E o servo do Senhor não deve ser briguento ,mas ser gentil com todos, capaz de ensinar, paciente quando injustiçado. ”2Tim. 2:23

Os atos da carne são evidentes. É evidente para outros cristãos e, certamente, para Deus, quando a maneira como agimos é de natureza carnal. “Ações da carne são evidentes … contenda , ciúmes,explosões de raiva , disputas, dissensões , inveja …” Gal. 5: 19-21. “Se alguém advoga uma doutrina diferente e não concorda com palavras sãs , as de nosso Senhor Jesus Cristo e com a doutrina conforme a piedade, ele é convencido e não entende nada; mas ele tem um interesse mórbido em questões controversas e disputas sobre palavras, das quais surgem inveja, luta , linguagem abusiva , suspeitas do mal e constante atrito.entre homens de mente depravada e privados da verdade … ”1 Tim. 6: 3-5.

Fruto do Espírito. “Mas o fruto do Espírito é amor , alegria , paz , paciência , bondade , bondade ,fidelidade , mansidão e domínio próprio ; contra tais coisas não há lei ”. 5:22. “Instigue os escravos a estarem sujeitos a seus próprios mestres em tudo, para serem bem agradáveis, e não argumentativos.” Tito 2: 9. Como cristão, você é o escravo do Senhor. Ele comprou você com um preço. Você não é o escravo da sua esposa. Você, como escravo de Cristo, precisa ser agradável a ele .

Raiva do homem. Vocês ouviram alguns dizerem que, uma vez que Jesus estava com raiva e virou as mesas no templo, podemos ficar com raiva. “Mas todos sejam rápidos em ouvir ; lento para falar elento para a raiva ; porque a ira do homem não alcança a justiça de Deus . ”Tiago 1: 19-20.

Mais uma vez, concorda! Você deve tentar encontrar a área de concordância em vez do ponto de desacordo. “Novamente eu digo que se dois de vocês concordarem na terra sobre qualquer coisa que eles possam pedir, isto será feito por eles por Meu Pai que está no céu.” 18:19 Assuma o controle de um desacordo. Acene com a cabeça, encontre os pontos com os quais você concorda e diga-os em voz alta.As esposas querem ser ouvidas, todo mundo faz. É por isso que as pessoas ficam mais barulhentas e começam a gritar ou a gritar – elas querem ser ouvidas e compreendidas. Reserve um tempo para considerar as áreas em que você concorda e siga nessa direção.

Uma língua mentirosa

O Senhor odeia. Vamos ler Provérbios, o que nos diz muito sobre a mentira. “Há seis coisas que o Senhor odeia, sim, sete que são uma abominação para ele: olhos altivos, língua mentirosa e mãos que derramam sangue inocente …” Prov. 6: 16-18.

Enganoso “Livra a minha alma, ó Senhor, dos lábios mentirosos , da língua fraudulenta ”. Ps. 120: 2.Quando sua esposa, ou outra pessoa, te pega numa mentira (ou o que você pode chamar de mentirosa), você nega isso? Você é sincero? Ou você debate sobre exatamente o que você disse para tentar distorcer a verdade a seu favor? Lembre-se, o engano está na definição de lidar traiçoeiramente com sua esposa.

Pai de mentiras. Certifique-se de nunca mentir , porque o diabo é o pai da mentira , e mentir é uma abominação para Deus. “Você é do seu pai, o diabo, e quer fazer os desejos do seu pai. Ele foi homicida desde o princípio e não permanece na verdade, porque não há verdade nele. Sempre que ele fala umamentira , fala de sua própria natureza; porque é mentiroso e pai da mentira . ”João 8:44. Lembre-se, é a verdade que liberta você!

Impossível controlar quando beber

Não é sábio. “O vinho é zombeteiro, bebida forte é briguento, e quem se intoxica não é sábio”. Prov. 20: 1 A pessoa que é intoxicada pelos efeitos do álcool não é sábia. O que você fala enquanto intoxicado vai zombar de você mais tarde. “E você negligenciou todo o meu conselho, e não quis a minha repreensão;Eu vou até rir da sua calamidade; Eu vou zombar quando o seu medo vier … ”Prov. 1: 25-26. “E não se embriaguem com vinho, pois isso é dissipação (diversão frívola), mas sejam cheios do Espírito …” Ef. 5:18.

Coisas perversas. “Quem tem ai? Quem tem tristeza? Quem tem contendas ? Quem tem reclamações?Quem tem feridas sem causa? Quem tem vermelhidão nos olhos? Aqueles que se demoram muito em relação ao vinho, aqueles que vão provar um vinho misto. Não olhe para o vinho quando estiver vermelho, quando brilhar no copo, quando descer suavemente; no final, morde como uma serpente e pica como uma víbora. Seus olhos verão coisas estranhas e sua mente proferirá coisas perversas . E você será como alguém que se deita no meio do mar, ou como alguém que se deita no topo de um mastro. ‘Eles me atingiram, mas eu não fiquei doente; eles me bateram, mas eu não sabia disso. Quando devo acordar? Vou procurar outra bebida. Prov. 23: 29-35.

Uma pessoa que bebe muito não é alcoólatra. Beber em excesso não é uma doença; é pecado. Confesse seu pecado se você estiver preso pelas cordas de álcool. Se você tropeçar, continue a confessar e clamar a Deus por libertação.

Prossegue fora. “Não é o que entra pela boca que contamina o homem, mas o que sai da boca , isto é, contamina o homem”. 15:11 Se o que você está colocando em você faz seus lábios transgredirem, então você deve parar. Faça isso por sua esposa, seus filhos ou outras pessoas próximas a você. Confesse seu pecado e siga em frente para a vitória! “… a verdade vos libertará.” João 8:32. Aleluia!

Resumindo…

  1. Esteja ciente de quanto você diz: Com muitas palavras a transgressão é Em vez disso, deixe sua comunicação ser Sim, sim ou Não, não – qualquer coisa mais do que isso levará ao mal.
  2. Seja cuidadoso o que você diz: por suas palavras você vai ser justificado e por tuas palavras que você vai ser condenado!
  3. Não discuta: concorde com seu adversário rapidamente !
  4. Como vamos responder? Dê uma resposta gentil, pondere (pense um pouco) como responder e não responda antes de ouvir, é loucura e vergonha!
  5. Aprenda a se contentar em quaisquer circunstâncias em que você esteja.
  6. Se a cura é necessária: lembre-se, palavras agradáveis são um favo de mel, doce para a alma e cura para os ossos, e doçura da fala acrescenta
  7. Você deve andar no Espírito e parar de fazer qualquer coisa que você “Mas eu digo, ande pelo Espírito, e você não realizará o desejo da carne … estes estão em oposição um ao outro, de modo que você não pode fazer o coisas que você por favor.
  8. A regra prática que ajudará a guiá-lo é a seguinte: o que for fácil para nós fazermos na carne é da carne. O que quer que seja difícil de fazer e exige que nos inspiremos na força do Espírito Santo é andar no Espírito.

Esforce-se para parecer sábio, mantendo-se em silêncio.

Deixe suas palavras serem amorosas e pacientes.

Ame sua esposa como Cristo ama Sua igreja.

Compromisso pessoal: Para abrir minha boca com sabedoria e cura. “Com base no que aprendi da Palavra de Deus, me comprometo a permanecer paciente, esperar antes de responder e ser doce em todas as minhas palavras, especialmente para minha esposa e filhos.”

Para nosso melhor acompanhamento este pequeno questionário

Compartilhar é bom!