6 – O Homem Irritado

“Quem é tardio em irar-se é melhor do que o poderoso, e quem governa o seu espírito, do que aquele que captura a cidade.” – Provérbios 16:32.

Pergunte a si mesmo: “Eu sou um homem irado?”

Se você respondeu “não”, e se alguém perguntasse a sua esposa, seus filhos ou aqueles com quem você trabalha se fosse um homem irritado, eles também diriam “não”? A raiva é mencionada 266 vezes na Bíblia. A maioria dessas referências é a ira de Deus para com aqueles que pecam repetidamente sem se arrependerem. Usando o verso em Ef. 4:26, ouvimos o pregador dizer que somos mandados a ficar com raiva. Isso é verdade? Vamos procurar em Sua Palavra a sabedoria de Deus em relação à ira.

Homens irritados

Caim Irritado. Há muitos relatos nas Escrituras de homens irados e as conseqüências sofridas por aqueles que não conseguiram dominar sua ira. Esses homens continuaram tentando “superar” sua raiva.Satanás os enganou, porque para dominar a raiva você deve primeiro se curvar com humildade. “… mas para Caim e para a sua oferta Ele não teve consideração. Então Caim ficou muito zangado e seu semblante caiu. Então o SENHOR disse a Caim: ‘Por que você está com raiva? E por que seu semblante caiu? Se você fizer bem, seu semblante não será levantado? E se você não fizer bem, o pecado está agachado na porta; e seu desejo é para você, mas você deve dominá-lo. ”Gn 4: 5. Foi o orgulho de Caim que o fez invejar e ficar zangado com o irmão.

Moisés

Moisés zangado. Moisés era um homem que Deus usou poderosamente; no entanto, foi a raiva dele que muitas vezes atrapalhou. “Mas eles não deram ouvidos a Moisés … e Moisés ficou zangado com eles”. Exod. 16:20. Muitas vezes ele estava zangado devido à desobediência e pecaminosidade daqueles a quem ele deveria levar à Terra Prometida. Você já se zangou com aqueles a quem foi designado para liderar? “O homem irado desperta contenda, e um homem de temperamento ardente está em transgressão.” Prov. 29:22.

“Mas Moisés … estava zangado com os filhos sobreviventes de Aarão”. Lev. 10:16.

Então Moisés ficou muito zangado e disse ao SENHOR: Não consideres a sua oferta! Não tirei um único jumento deles, nem fiz mal a nenhum deles. ”Num. 16:15

“E Moisés estava zangado com os oficiais do exército.” 31:14

“E aconteceu que, assim que Moisés chegou perto do acampamento, viu o bezerro e a dança; e a ira de Moisés se queimou, e ele tirou as tábuas das suas mãos e as despedaçou aos pés da montanha. ”Êxodo. 32:19.

Homens, você já jogou alguma coisa quando estava com raiva? Não cometa o erro de usar a raiva de Moisés como uma desculpa para sua própria raiva. A verdade é que Deus o usou poderosamente apesar de sua fraqueza nessa área, mas para você desculpar o pecado em sua vida estaria se colocando em terreno perigoso.

Escravos do pecado Você é escravo do pecado ? “Vocês não sabem que quando vocês se apresentam a alguém como escravos para obediência, vocês são escravos daquele a quem obedecem, seja do pecado resultando em morte, ou de obediência resultando em retidão?” Rom. 6:16.

Sim, Moisés foi usado poderosamente, mas sua raiva finalmente fez com que ele perdesse a bênção de entrar na Terra Prometida.

Vamos todos ficar de pé. A raiva é o único pecado em sua vida, ou existem outros pecados como a imoralidade, a cobiça, a embriaguez ou a fúria? “Mas você, por que você julga seu irmão? Ou você novamente, por que você considera seu irmão com desprezo? Porque todos nos apresentaremosdiante do tribunal de Deus. ”Rom. 14:10

Jonas

Jonah furioso. “Mas desagradou muito a Jonas , e ficou irado .” Jonas 4: 1. “E o SENHOR disse (a Jonas): ‘Você tem boas razões para ficar com raiva ?’ Jonas 4: 4. Depois de se acalmar, você não fica surpreso quando percebe o quão estúpido era ficar tão irritado com algo tão pequeno e insignificante?

“Então Deus disse a Jonas: ‘Você tem boas razões para ficar zangado com a planta?’ E ele disse: ‘Tenhoboas razões para estar irado até a morte’. ”Jonas 4: 9. Você já teve bons motivos para ficar com raiva – com raiva de sua esposa, zangada com seus filhos, irritada com o trabalho?

O que Jesus disse sobre estar com raiva? “Mas eu digo a você que todo aquele que estiver zangadocom seu irmão será culpado perante a corte; e quem disser a seu irmão Raca será culpado perante o Supremo Tribunal; e qualquer que disser: ‘Tolo’, será culpado o suficiente para entrar no inferno de fogo. ” 5:22. Jesus estava falando apenas de raiva com um irmão? Não. Ele estava falando de estar com raiva de alguém , até mesmo sua esposa ou seus filhos. Isso significa que a raiva pode nos levar a ser culpados o suficiente para o inferno? Sim. Mas como cristãos, se nos arrependermos, Cristo nos salva das conseqüências de nossos pecados.

“ Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1João 1: 9. O verso diz “se” nós confessamos. A questão então é: você confessou esse pecado de raiva ao Senhor seu Salvador? Você confessou a quem você ofendeu? “Raca” é uma palavra que significa “sem valor” em grego. Você já disse a sua esposa ou filhos, em tantas palavras, que eles eram inúteis? Então você é culpado de um inferno de fogo, a menos que você se arrependa. Se você acha que perderá o respeito deles pedindo que perdoem, experimente e veja. Eles podem apenas dar-lhe o respeito que você deseja deles por um longo tempo.

Temperamentos com raiva. Porque tenho medo de que, talvez, quando chegar, possa achar que você não é o que desejo e pode ser encontrado por você para não ser o que deseja; que talvez possa haver contenda, inveja, temperamentos furiosos , disputas, difamações, fofoca, arrogância, perturbações … ”2Cor. 12:20 O que seus irmãos em Cristo descobririam se entrassem em sua casa ou escritório sem aviso prévio?

Comandado para estar com raiva? Como já dissemos, ouvimos pregadores usarem o seguinte versículo para dizer àqueles que querem que seus ouvidos se sintam cócegas, que na verdade somosmandados a ficar com raiva. Fora do contexto, isso parece ser verdade. No entanto, ao procurar a verdade, você precisa apenas ler o versículo inteiro. “Fique com raiva e, ainda assim, não peca; não deixe que o sol se apague da sua ira e não dê ao diabo uma oportunidade … Que nenhuma palavra prejudicial proceda de sua boca, mas somente uma palavra que seja boa para edificação de acordo com a necessidade do momento, que possa dar graça para aqueles que ouvem … E não entristeçam o Espírito Santo de Deus … Que toda amargura e ira e raiva e clamor e calúniaseja colocado longe de você , junto com toda malícia. E sejam gentis uns para com os outros , ternas de coração ,perdoando um ao outro , assim como Deus em Cristo também te perdoou. ”Ef. 4: 26-32. A raiva é uma reação natural quando alguém nos ofende, ou deveríamos dizer uma reação carnal . Mas como seguidores de Cristo, somos convidados a andar no Espírito! “Mas eu digo, andai pelo Espírito e não realizareis o desejo da carne”. Gal. 5:16.

Ande em amor “Portanto, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor , como também Cristo te amou, e se entregou por nós, oferta e sacrifício a Deus, como aroma aromático. ”Ef. 5: 1

Família espalhada. “Maldito seja a ira deles , porque é feroz; e a sua ira, porque é cruel. Eu os dispersarei em Jacó e os espalharei em Israel. ”Gn 49: 7. Sua família foi espalhada? Seus filhos saem ou brincam com amigos porque temem sua raiva quando estão em casa? Seus adolescentes ou jovens adultos foram por causa de sua raiva? “E pais , não provoquem vossos filhos à ira ; mas traze-os na disciplina e instrução do Senhor. ”Ef. 6: 4

Devagar para a raiva

Deus nos diz que ele é lento para se irar. “Então o SENHOR passou em frente a ele e proclamou: ‘O SENHOR, o SENHOR Deus, compassivo e clemente, tardio em irar-se , e abundante em benignidade e em verdade …’” Num. 14:18 “O SENHOR é misericordioso e misericordioso; devagar para a ira e grande em benignidade ”. Ps. 145: 8

Você é lento ou rápido para se irritar? Deus descreve a diferença entre um homem que segue a Deus e aquele que não segue. “Aquele que é tardio em irar-se tem grande entendimento, mas aquele que éperspicaz exalta a loucura .” Prov. 14:29 Você exalta loucura? Se você é rápido temperado, você faz.

Você suscita conflitos ou acalma as contendas? “Um homem de temperamento quente desperta conflito, mas o lento para a ira pacifica a contenda”. Prov. 15:18

Você é melhor que o poderoso? “Quem é tardio em irar-se é melhor do que o poderoso , e quem governa o seu espírito, do que aquele que captura a cidade”. Prov. 16:32.

A ira do homem não alcança a justiça de Deus. “Isto você sabe, meus amados irmãos. Mas que todos sejam rápidos em ouvir, demorem a falar e diminuam a raiva; porque a ira do homem não alcança a justiça de Deus. ”Tiago 1:19.

Como ganhar o controle da sua raiva

Pratique discrição. “A discrição de um homem faz com que ele demure a irar-se , e é sua glória ignorar uma transgressão.” Prov. 19:11 Como você ganha discrição? “Eu, a sabedoria , habito com prudência e encontro conhecimento e discrição .” Prov. 8:12

Obtenha sabedoria. “Os escarnecedores incendiam uma cidade, mas os sábios afastam a ira ”. Prov.29: 8. Onde você encontra sabedoria? Temendo o SENHOR. “O temor do SENHOR é o princípio dasabedoria …” 111: 10. “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria …” Prov. 9:10.

Não há nada que alguém possa fazer para controlar um homem irritado. “Um homem de grande ira sofrerá a penalidade, pois se você resgatá-lo, terá apenas que fazê-lo novamente.” Prov. 19:19.

Isso é você em sua casa? “O terror de um rei é como o rugido de um leão; aquele que o provoca a

a raiva perde a própria vida ”. Prov. 20: 2

A raiva produz contenda. “Pois a agitação do leite produz manteiga, e pressionar o nariz produz sangue; assim, a agitação da ira produz contenda ”. Prov. 30:33. A raiva está constantemente se agitando dentro de você? Espera-se que todos andem em cascas de ovo porque você pode explodir a qualquer minuto? “Melhor é um bocado seco e tranqüilo com ele do que uma casa cheia de banquetes e lutas ”. Prov. 17: 1.

Você está praticando os atos da carne ou frutos do Espírito? “Agora os atos da carne são evidentes , que são: imoralidade, impureza, sensualidade, idolatria, feitiçaria, inimizades, conflitos , ciúmes,explosões de raiva , disputas, dissensões, facções, inveja, embriaguez, farrapos e coisas como essas, dos quais eu vos dou a conhecer, assim como vos tenho avisado que os que praticam tais coisas não herdarão o reino de Deus . Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, bondade, bondade, fidelidade, mansidão, autocontrole; contra tais coisas não há lei ”. 5: 19-23.

Você pratica os frutos do Espírito ou passa seu tempo praticando sua raiva? “Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, Não profetizamos em teu nome e em teu nome expulsamos demônios, e em teu nome executais muitos milagres? E então eu declararei para eles: ‘Eu nunca te conheci; aparte-se de mim, você que pratica a iniquidade’. “Matt. 7:21

Espírito briguento

Você tem um espírito briguento? “Mas recusem especulações tolas e ignorantes, sabendo que elas produzem brigas. E o servo do Senhor não deve ser briguento, mas ser gentil com todos, capaz de ensinar, paciente quando injustiçado. ”2Tim. 2:23 Você é um “sabe-tudo”? Ou você tem um comentário contrário para muitas das coisas que os outros dizem? Deus nos diz para “Concordar com o teu adversário rapidamente enquanto estiveres no caminho com ele, para que em nenhum momento o teu adversário te entregue ao juiz”. 5:25, KJV. Cuidado com o tribunal de divórcio!

Você é argumentativo? “Exigir que os escravos fiquem sujeitos a seus próprios mestres em tudo, para serem bem agradáveis, e não argumentativos .” Tito 2: 9. Como escravo de Jesus, você deve a Ele ser bem agradável.

Há conflitos em sua casa? Mais uma vez: “Melhor é um bocado seco e tranquilo com ele do que uma casa cheia de banquetes e contendas”. Prov. 17: 1. Seus filhos são altos e indisciplinados? Ajude a manter seus filhos quietos; não é apenas o trabalho de sua esposa. (Para mais conhecimento, leia a lição “Instruções do Pai” no Manual para Homens Sábios para Homens , pois “Meu povo é destruído por falta de conhecimento”. Oséias 4: 6.)

Você já brigou com sua esposa? “O começo da contenda é como deixar a água sair, então abandone abriga antes que ela comece.” Prov. 17:14 Muitos dos chamados “especialistas em casamento” nos dizem que uma boa briga é realmente saudável para um casamento. Você não acredita! 

Eu não estava brincando?

Você é um louco? Você provoca sua esposa sobre suas fraquezas ou às vezes sobre coisas que ela confiou em você? “Como um louco que lança chamas, flechas e morte, o homem engana seu vizinho [ou sua esposa] e diz: ‘ Eu não estava brincando ?’ Prov. 26: 18-19.

Palavras vazias, conversa boba ou brincadeiras grosseiras. “Mas não permita que a imoralidade ou qualquer impureza ou cobiça seja mencionada entre vocês, como é apropriado entre os santos; e não deve haver imundície e conversa boba , ou brincadeiras grosseiras , que não são apropriadas, mas sim agradecimentos. Para isto você sabe com certeza, que nenhuma pessoa imoral ou impura ou homem avarento, que é um idólatra, tem uma herança no reino de Cristo e Deus. Que ninguém te engane compalavras vazias , porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.

“Portanto , não sejais participantes com eles ; porque antes vós tendes escuridão, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (pois o fruto da luz consiste em toda bondade, retidão e verdade), tentando aprender o que é agradável ao Senhor. E não participem das ações infrutíferas das trevas, mas, em vez disso, exponham-nas; pois é vergonhoso até falar das coisas que são feitas por eles em segredo.Mas todas as coisas se tornam visíveis quando são expostas pela luz, pois tudo o que se torna visível é luz. ”Ef. 5: 3-13.

Fale como uma criança. A maioria das mulheres odeia ser provocada. Alguns são bons esportes sobre isso; a maioria não é. Como meninos, podemos ter provocado os excluídos da escola ou nossos irmãos e irmãs. “Quando eu era criança, costumava falar quando criança , pensar como criança, raciocinar quando criança; quando me tornei homem, acabei com coisas infantis. ”1Cor. 13:11 Como homens, devemos deixar de lado nossos modos infantis.

Caluniador. Nunca exponha aos outros uma fraqueza em sua esposa, nem conte aos outros algo que sua esposa tenha lhe dito em sigilo. “ Um caluniador separa amigos íntimos ”. Prov. 16:28.

Outros podem pensar que somos engraçados, mas Deus conhece nosso coração. “Quem caluniasecretamente o seu próximo, eu o destruirei”. Ps. 101: 5. “É aterrorizante cair nas mãos do Deus vivo”. Hebr. 10:31.

Vamos todos colocar esse tipo de conversa longe de nós. “Que toda amargura, ira, raiva, clamor ecalúnia sejam afastados de você, junto com toda a malícia.” Ef. 4:31.

A fonte da sua raiva … orgulho!

“Agora eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e honro ao Rei do Céu, pois todas as Suas obras são verdadeiras e Seus caminhos justos, e Ele é capaz de humilhar os que andam com orgulho .” Daniel 5:37.

Por que tantos homens estão com raiva? É porque os homens cristãos muitas vezes imitam o mundo e o pensamento do mundo? Em muitos casos, os livros que lemos, os conselheiros que procuramos e as aulas que freqüentamos não refletem a Palavra de Deus. Em vez disso, somos apresentados a uma visão mundana “cristianizada”.

A Palavra de Deus é pura e intransigente.

Veneno mergulhado em chocolate ainda é veneno! Homens, as visões mortais e mundanas são mais perigosas quando são mergulhadas no cristianismo porque nós a comemos logo! Fomos enganados a pensar que “amor próprio” e “auto-estima” são coisas boas; No entanto, essas atitudes são a raiz de muitos dos nossos problemas.

É o “sabe-tudo”, que argumenta e quer o seu próprio caminho, porque ele sabe (na verdade pensa) que ele está certo. E quando ele está errado, sua auto-estima precisa ser protegida. Nunca há uma palavra humilde ou um “sinto muito”. O homem irado foi condicionado a pensar que fazer um pedido de desculpas seria muito humilhante – um sinal de fraqueza. Seu “amor próprio” o treinará para continuar subindo em seu pedestal de orgulho, apenas para cair de novo e de novo.

Qual é a cura? “E quando chegaram a Mara, não podiam beber as águas de Mara, porque eram amargas; portanto, foi chamada Mara. ”Êxodo 15:23. Moisés jogou uma árvore na água, uma representação da cruz do Calvário. Você também deve jogar a cruz em seu mar de amargura. Cristo morreu para libertá-lo de todo pecado, incluindo raiva, orgulho e comportamento egoísta.

Aqui está a receita de Deus. Deus nos disse que, se nós, como nação, nos humilhamos , buscamos a Sua face e nos voltamos dos nossos maus caminhos, Ele curará a nossa terra. Em vez disso, nós “andamos no conselho dos ímpios” (Salmos 1: 1) e “confiamos na humanidade” (Jr 17: 5). É por isso que temos uma cura superficial! “O quebrantamento de Seu povo é curado superficialmente.” Jer. 8:11.

Veja toda a psicologia da igreja. O que a psicologia (palha) tem em comum com a Palavra de Deus (grão)? “O profeta que tem um sonho pode relatar seu sonho, mas aquele que tem a minha palavra fala a minha palavra em verdade. O que a palha tem em comum com o grão? declara o senhor. “Eis que eu sou contra os profetas”, declara o Senhor, “que usa suas línguas e declara”, declara o Senhor. 23:28, 31. É extremamente perigoso para os cristãos agir como se as idéias ou psicologia do homem fossem a Palavra de Deus, ou usar a Palavra de Deus para promover visões atuais do mundo.

Auto estima

Você está treinando e incentivando seus filhos a terem “auto-estima”? A palavra auto-estima é, com demasiada frequência, palavra aceitável usada pelos pais; no entanto, é apenas outra palavra para “orgulho”. Lembre-se, é uma palavra de lobos em pele de cordeiro! Você logo verá seu filho agir de forma arrogante e egoísta. Que criança precisa ser construída para se sentir bem consigo mesma? Desde o nascimento, uma criança quer o seu próprio caminho e é completamente auto-absorvida!

Construindo a auto-estima. Há livros e livros e mais livros escritos para cristãos, pelos cristãos, mas muitos dos ensinamentos não representam o que Deus ensina em Sua Palavra. Vejamos o que Deus nos diz sobre “edificar nossa auto-estima” ou “edificar a auto-estima de nossos filhos”. Vamos descobrir por que devemos ter cuidado para não dizer : “Eu tenho meu orgulho !” Ou “estou muito orgulhoso de vós “, mas em vez disso dizer coisas em” toda a humildade “(Efésios 4: 2).

O orgulho é um pecado. O orgulho foi o pecado cometido pelo anjo Lúcifer, que mais tarde se tornou Satanás. “Seu coração foi levantado por causa de sua beleza; Você corrompeu sua sabedoria em razão do seu esplendor. Eu (Deus) te joguei no chão. ”Ezek. 28:17 Satanás também disse: “Farei de mim mesmo como o Altíssimo”. Isaías 14:14.

“Auto-estima” começou como uma mentira , formada pela distorção das Escrituras. Satanás usou a Escritura quando tentou Jesus no deserto; ele ainda usa hoje. Ele apenas torce um pouco, tornando-se uma meia verdade. Mas sabemos que qualquer coisa que seja meio verdadeira é uma mentira, para que não nos esqueçamos de Abraão e Sara (“ela é minha irmã”).

“Ame o seu próximo como a si mesmo.” Matt. 22:39. Aqueles que têm graduação em psicologia, muitas vezes tentam convencê-lo de que isso significa que você precisa amar a si mesmo antes de amar alguém. Em outras palavras, o “amor próprio” é necessário primeiro porque alguns de nós, ou a maioria de nós, nos odeiam. Isso é verdade ou mentira? É mentira porque contradiz a Palavra de Deus. “Poisninguém jamais odiou a própria carne , mas a nutre e a nutre.” Ef. 5:29.

Jesus ensina que, se formos humildes , seremos abençoados. “Bem-aventurados os humildes [gentis e mansos] porque eles herdarão a terra.” Matt. 5: 5 Devemos pensar nos outros como mais importantes que nós mesmos.

Aqueles que contemplam ou ameaçam o suicídio costumam dizer ao mundo que se odeiam, mas isso contradiz a Palavra de Deus. Lembre-se, Deus disse que “ ninguém jamais odiou sua própria carne”!Satanás tenta cegar as pessoas com dor até que elas não estejam pensando claramente.

Qual é a causa raiz de sua dor ou o espírito que está sobrecarregando-os? É um espírito de depressão ou espírito de opressão? Se houver um “espírito de morte” em sua casa, veja se esse pecado foi passado de um membro da família. Uma pessoa que ameaça o suicídio está clamando por ajuda. Ajude-os, dando-lhes amor e conforto; compartilhe a verdade. Quando estiverem fora do bosque, encoraje-os a orar em agradecimento, agradecendo a Deus por tudo , incluindo as provações, “sabendo que estão trabalhando juntos para o bem”. Rom. 8:28

“Não faça nada do egoísmo ou da vaidade, mas com humildade de mente, cada um de vocês considere um ao outro como mais importante do que ele mesmo; não procure apenas por seus interesses pessoais, mas também pelos interesses dos outros. ”Phil. 2: 3

O mundo nos diz para falar bem de nós mesmos, mas Jesus disse : “E todo aquele que se exalta será humilhado; e quem se humilhar será exaltado ”. 23:12

Aprenda com Nabucodonosor – seu neto não! Nós lemos que Nabucodonosor, que estava orgulhoso de seu poder e riqueza, foi feito para ser como o gado e comer grama. No entanto, seu neto preferiu exaltar-se: “Ainda assim, você, seu filho, Belsazar, não humilhou seu coração, embora soubesse tudo isso, mas você se exaltou”. Dan. 5: 22-23.

O orgulho é mal: fará com que Deus te humilhe. Você pode pensar que certas coisas pelas quais você passa são humilhantes, mas Deus as significa para o seu bem. Ele não quer humilhá-lo; Ele quer te humilhar.

O orgulho não é de Deus. “Pois de dentro, do coração dos homens procede o mal … o orgulho.” Marcos 7:21. “Pois tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, e a concupiscência dos olhos e oarrogante orgulho da vida , não é do Pai, mas vem do mundo.” 1João 2:16. O orgulho não é de Deus!

Por que você se orgulha? “Para quem você considera superior? E o que você tem que você não recebeu? Mas se você recebeu, por que você se orgulha? ” 4: 7. “Pois todo o que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.” Lucas 14:11. Se dissermos aos outros que falem muito de si mesmos, estaremos apenas estabelecendo uma rede para os pés deles! “… não querendo levantar os olhos para o céu … pois todo o que se exalta será humilhado, mas o que se humilha será exaltado.” Lucas 18:14. Muitas vezes ouvimos falar: “Levante-se e tenha orgulho!” Em vez disso, precisamos aprender a morrer para si mesmo.

Morra para o seu “eu”. “ Pois você morreu e sua vida está escondida com Cristo em Deus.” Colossenses 3: 3. “… e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que morreu e ressuscitou em favor deles.” 2Cor. 5:15.

Deixe que ele se negue. “Mas ele se virou e disse a Pedro: ‘Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim; porque você não está colocando sua mente nos interesses de Deus, mas no homem. Então Jesus disse aos seus discípulos: ‘Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo , tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa a achará. Matt. 16:23.

Você age como se fosse a sua vida quando há conflito em sua casa? Sua esposa está incomodando você?Seus filhos estão no caminho de sua grandeza, destruindo seu prazer?

Se você é cristão, você foi comprado por um preço. Sua vida não é sua. Você está nesta terra para servir a Deus. Desde que Deus te abençoou com uma esposa, você é ordenado a amá-la. Para amá-la, você deve colocar suas necessidades antes das suas. Você já foi abençoado com filhos? Se assim for, então Deus diz que você deve treiná-los. Você está treinando-os nos caminhos de Deus? Você está treinando-os para serem adultos piedosos, ou você está treinando-os para seguir os caminhos do mundo? Eles vêem, pelo seu exemplo, que muitas outras coisas são mais importantes que Deus em sua vida – esportes, leitura de jornais, filmes ou trabalho?

Paulo foi um bom exemplo de como podemos colocar Cristo em primeiro lugar. “Para mim, viver é Cristo e morrer é ganho”. Filip.1: 21.

Quando nos humilhamos, Deus está livre para nos exaltar. “Vestem-se com humildade uns para com os outros, porque Deus se opõe aos soberbos, mas dá graça aos humildes . Humilhai- vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele possa exaltar-te no tempo apropriado. ”1 Pedro. 5: 5-6. “Deus se opõe aos soberbos, mas dá graça aos humildes … Humilhai- vos na presença do Senhor e Ele vos exaltará.” Tiago 4: 6, 11. “Tudo posso naquele que fortalece a Cristo. eu. ”Phil. 4:13. Exaltar a Cristo e os outros acima de você.

Jesus deve ser o nosso exemplo , sempre, em todas as coisas, na maneira como Ele andou nesta terra.“Tenham essa atitude (humildade) em vós mesmos, que também esteve em Cristo Jesus, que, embora existisse na forma de Deus, não considerava que a igualdade com Deus era algo a ser apreendido, masesvaziava-se , assumindo a forma de um laço. servo, e sendo feito à semelhança dos homens. E sendo encontrado na aparência como homem, Ele Se humilhou tornando-se obediente até a morte, e até a morte na cruz. Por isso, também Deus o exaltou sobremaneira e concedeu-lhe o nome que está acima de todo nome. ”Fp 2: 5-9.

Daniel também. “… desde o primeiro dia em que você colocou seu coração em entender isso e em sehumilhar diante de seu Deus, suas palavras foram ouvidas”. Dan. 10:12

Para remover o orgulho

“Tome meu jugo sobre você e aprenda comigo, pois sou gentil e humilde de coração”. 11:29. “Mas quem se gloria, glorie – se no Senhor . Pois não é que aquele que se recomenda seja aprovado, mas a quem o Senhor elogia ”. 2 Coríntios 10: 17-18. “Deixa outro te louvar e não a tua própria boca ; um estranho e não seus próprios lábios. ”Prov. 27: 2. Pratique usando a palavra “satisfeito” como um substituto para a palavra “orgulhoso”.

E se você não se humilhar? “E Ele te humilhou e te deixou com fome.” Deut. 8: 3 ” Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e inteligentes aos seus próprios olhos.” 5:21. “Você vê um homem sábio aos seus próprios olhos? Há mais esperança para um tolo do que para ele ”. Prov. 26:12 “Para quem pensa que é alguma coisa quando não é nada, engana a si mesmo ”. Gal. 6: 3 “Certamente Deus não escutará a vaidade, nem o Todo-Poderoso a considerará.” Jó 35:13. “Pois todos nós nos tornamos como quem é imundo, e todas as nossas obras justas são como um vestido imundo ; e todos nós murchamos como uma folha e nossas iniqüidades, como o vento nos leva embora ”. 64: 6.

“Um homem arrogante suscita contenda, mas quem confia no Senhor prosperará. Aquele que confia no seu próprio coração é um tolo , mas aquele que anda com sabedoria será libertado. ”Prov. 28: 25-26. “E ele lhes disse: ‘Vocês são aqueles que se justificam aos olhos dos homens, mas Deus conhece os vossos corações; porque aquilo que é altamente estimado entre os homens é detestável aos olhos de Deus. ‘”Lucas 16:15.

Você consegue ver em algum lugar nas Escrituras onde Deus nos instrui a construir nossa auto-estima?Ou você encontra em algum lugar nas Escrituras onde Deus nos instrui a ensinar nossos filhos a terem auto-estima? Devemos nos orgulhar do que fizemos, fizemos ou realizamos? O que nosso lisonjeiro fará aos outros, especialmente aos nossos filhos?

Como nós começamos a mudar?

Confesse seus pecados. Portanto, confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que você seja curado. A oração eficaz de um homem justo pode realizar muito. ”Tiago 5:16. Ore por uma oportunidade de conversar com sua esposa para pedir perdão pela sua raiva. Não divague sobre e justificar-se ou culpá-la por sua raiva. Apenas diga a ela honestamente que Deus te convenceu de estar com raiva e argumentativo. Diga a ela que, com a ajuda do Senhor, você pode mudar. Quando você vir seus filhos, peça perdão e explique a eles como Deus vai ajudá-lo a mudar. Toda vez que você explodir, confesse àqueles que foram feridos por sua raiva. Continue pedindo perdão.

Tropeça. Este verso separa os homens dos meninos, ou, na verdade, os justos dos ímpios. Qual deles você vai provar ser? “Porque o justo cai sete vezes , e se levanta de novo , mas os ímpios tropeçam no tempo da calamidade”. Prov. 24:16 Você tropeçará mesmo depois de se humilhar e confessar seus fracassos passados. “Portanto, aquele que pensa estar de pé, tenha cuidado para não cair.” 1Cor. 10:12 A única maneira de ser vitorioso é continuar a levantar-se novamente e confessar uma e outra vez. Cada confissão trará mais humildade e, portanto, mais graça será abundante. Isso levará a vitória sobre esta área do pecado em sua vida. “Deus se opõe aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, queEle pode te exaltar na hora certa. ”1Pet. 5: 5-6.

Primeiro seja reconciliado. Se você não se sente “conduzido” para acertar as coisas com sua esposa e filhos, não volte para a igreja. “Portanto, se você está apresentando sua oferenda no altar, e lembre-se de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali diante do altar e siga seu caminho; Primeiroreconcilie-se com seu irmão e depois venha e apresente sua oferta. ”Matt. 5: 23-24. Tenha certeza de que você é humilde. Você é orgulhoso demais para admitir que é um homem irritado? Lembre-se: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele possa exaltar-te no tempo apropriado. ”1 Pedro. 5: 5-6.

Compromisso pessoal: Repudiar meus modos de raiva. “Baseado no que aprendi da Palavra de Deus, eu me comprometo a recusar a desculpa da minha raiva ou culpar os outros por isso. Eu me comprometo a renovar diariamente minha mente e ser um praticante da Palavra, afastando meus modos de raiva. ”

Para nosso melhor acompanhamento este pequeno questionário

Compartilhar é bom!