5- Seu primeiro amor

“Mas tenho contra ti que deixaste o teu primeiro amor.” – Ap. 2: 4

Você deixou seu primeiro amor? Quem é seu primeiro amor? Sua esposa foi seu primeiro amor? Foi esporte ou um hobby? O seu emprego ou carreira foi o primeiro em sua vida? Quem ou o que é realmente o primeiro em sua vida? “Quem ama pai ou mãe mais do que a mim não é digno de mim; e aquele que ama filho ou filha mais do que a mim não é digno de mim ”. 10:37. A Escritura em Apocalipse diz: “Mas eu tenho isto contra você, que você deixou seu primeiro amor .” Ap 2: 4.

O que o nosso Senhor está dizendo para nós? Ele está dizendo que toda vez que colocamos alguém ou algo à frente do nosso amor ou de nosso relacionamento com Ele, então não somos dignos de Seu Amor.

Procure primeiro. Você deve colocá-lo em primeiro lugar nas suas prioridades, primeiro no seu dia e primeiro no seu coração. “Mas busque primeiro o Seu reino e a Sua justiça; e todas estas coisas vos serão acrescentadas ”. 6:33. Quando, se alguma vez, o Senhor foi o primeiro em sua vida?

Panos sujos. Faça a si mesmo estas perguntas: As coisas que coloco primeiro têm valor eterno? O que eu faço hoje ajudará a aumentar o Seu reino? Eu estou buscando a Sua justiça ou tentando reunir minha própria justiça? Lembre-se, nossa justiça é como farrapos sujos ! (Is 64: 6)

O que acontece quando você coloca alguém à frente do Senhor? O que Ele faz para atraí-lo de volta a Ele? Se você colocou sua esposa à frente de seu amor pelo Senhor, então foi o Senhor quem tirou sua esposa de você. “ Tu tens removido meus conhecidos longe de mim; Tu me fizeste um objeto de aversão a eles. Você removeu amante e amigo longe de mim; meus conhecidos estão na escuridão. ”Ps. 88: 8,18.E não faça primeiro a restauração do casamento em sua vida; você deve fazer o Senhor primeiro em sua vida!

“Se você me ama… obedeça”

Depois de colocar Deus em primeiro lugar em sua vida, você deve então rejeitar a falsa doutrina que diz: “você é salvo pela graça, então é realmente bom pecar, porque não estamos mais debaixo da Lei”. Vamos examinar as Escrituras:

Suas ações o negam? “Eles professam conhecer a Deus, mas os seus atos o negam , sendo detestável, desobediente e sem valor por qualquer boa ação.” Tito 1:16.

Você faz o que a Sua Palavra diz? “Por que você me chama, Senhor, e não faz o que eu digo?” Lucas 6:46.

Nós devemos continuar em pecado? “O que diremos então? Devemos continuar em pecado que a graça possa aumentar? Que nunca seja! Como nós que morremos para o pecado ainda vivemos nele? ”“ O que então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? Que nunca seja! ”Rom. 6: 1-2,15.

A fé sem obras é morta. “De que serve, irmãos meus, se um homem diz que tem fé, mas não tem obras? Pode essa fé salvá-lo? ”“ Pois assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras está morta . ”Jas. 2: 14,26. Boas obras são os “frutos” da nossa salvação. Essas são as perguntas que devemos nos perguntar:

Meus atos negam que eu siga o Senhor?

A graça me dá licença para pecar?

Eu sou, como crente, para produzir boas obras?

Eu nunca te conheci . Muitos acreditam que você pode viver da maneira que desejar e depois entrar no céu quando morrer. Isso é verdade? “Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome e expulsamos em teu nome demônios, e em teu nome realizamos muitos milagres?’ E então eu declararei para eles: ‘ Eu nunca te conheci ; aparta-te de mim, tu que praticas a iniquidade ‘.Matt. 7: 22-23. A resposta então é “não!”

Confesse seus pecados. Se esta é a mente que você teve, antes de aprender estas Escrituras, faça como as Escrituras dizem: “Portanto, confessem seus pecados uns aos outros, e orem uns pelos outros, para que possam ser curados.” Jas. 5:16

Obediência à Sua Palavra

“A sabedoria grita na rua, ela levanta a voz na praça. Na cabeça das ruidosas ruas ela grita; na entrada do portão da cidade, ela profere seus ditados, quanto tempo, ó ingênuos, você amará a simplicidade. E os escarnecedores se deleitam em escárnios, e os tolos odeiam o conhecimento. Volta-te para a minha repreensão ; eis que derramarei o meu espírito sobre ti ; Eu vou fazer minhas palavras conhecidas para você.

“Porque liguei e você recusou; Eu estendi a mão e ninguém prestou atenção; e você negligenciou todo o meu conselho e não quis a minha repreensão; Eu vou até rir da sua calamidade; Vou zombar quando o seu medo vier , quando o seu medo aparecer como uma tempestade, e a sua calamidade acontecer como um redemoinho, quando aflição e angústia vierem sobre você.

“Então eles me chamarão, mas eu não responderei; buscar-me-ão diligentemente, mas não me acharão,porque odiaram o conhecimento e não escolheram o temor do Senhor . Eles não aceitariam meu conselho, rejeitaram toda a minha repreensão. E comerão do fruto do seu caminho, e se saciarão com os seus próprios artifícios. Pois a impetuosidade dos ingênuos os matará, e a complacência dos tolos os destruirá. Mas aquele que me ouve, viverá em segurança e ficará à mercê do pavor do mal . ”Prov.1: 20-33. Procure sabedoria!

Obediência vem do coração . “… Você tornou-se obediente desde o coração até aquela forma de ensino à qual você estava comprometido”. Rom. 6:17. E novamente, “porque Deus não vê como o homem vê, pois o homem olha para a aparência externa, mas o Senhor olha para o coração”. 1Sm 16: 7.

Obediência precisa de testes . “Não se surpreenda com o julgamento de fogo que vem sobre você para o seu teste .” 1Pet. 4:12 Obediência purifica sua alma. “Desde que você tenha em obediência à verdadepurificou suas almas …” 1Pet. 1:22

Obediência dá testemunho de quem é o seu pai. “Obedeça a minha voz e eu serei o seu Deus e você será o meu povo; e andareis em todo o caminho em que eu te ordeno, para que bem te vá bem.Contudo, não obedeceram nem inclinaram os seus ouvidos, mas andaram nos seus próprios conselhos e na obstinação do seu coração perverso, e retrocederam e não avançaram ”. Jer. 7: 23-24.

Sua desobediência realmente elogia os ímpios. “Aqueles que abandonam a lei louvam os ímpios , mas os que guardam a lei, lutam com eles.” Prov. 28: 4 As orações do desobediente não são ouvidas.“Aquele que desvia a sua orelha de ouvir a lei, até a sua oração é uma abominação”. Prov. 28: 9.

Nosso Exemplo de Obediência é Jesus

Ele foi obediente até a morte . “Ele se humilhou tornando-se obediente até a morte, e até a morte numa cruz.” Phil. 2: 5-11. “Embora fosse Filho, aprendeu a obediência das coisas que sofreu”. Hebr. 5: 7-10. Poderia ser dito de você que você também está aprendendo a obediência através dos sofrimentos que está experimentando?

Ele foi obediente e submisso à Sua autoridade. “Meu Pai, se é possível, deixe este cálice passar de mim; ainda não como eu quero , mas Tu queres. Meu Pai, se isto não puder passar, a menos que eu o beba, seja feita a Tua vontade . ”Matt. 26:39, 42.

Você está submissa à sua autoridade? “Mas quero que você entenda que Cristo é a cabeça de todo homem, e o homem é a cabeça de uma mulher, e Deus é a cabeça de Cristo.” 1Cor. 11: 3. Se você é como muitos homens cristãos, você é rápido em apontar a falta de submissão de sua esposa para você. Mas você está dando um bom exemplo de submissão à sua autoridade, que é Cristo? Você o segue e procura? Você segue seus mandamentos no dízimo, levando sua família espiritualmente e da maneira como trata (ou trata) sua esposa (como o vaso mais fraco, de um modo compreensivo)?

O segredo do sucesso “Todas as veredas do Senhor são benignidade e verdade para os que guardam o seu pacto e os seus testemunhos. Por amor do teu nome, Senhor, perdoa a minha iniqüidade, porque é grande. Quem é o homem que teme o Senhor? Ele irá instruí-lo da maneira que ele deve escolher. Sua alma permanecerá na prosperidade e seus descendentes herdarão a terra. O segredo do Senhor é para aqueles que o temem ”. 25: 10-15. A única maneira de tratar sua esposa com a bondade que lhe é devida é temer o Senhor. Este é o segredo que tão poucos homens sabem. Pois se um homem tem um verdadeiro e genuíno temor de Deus, então ele é um verdadeiro seguidor da Palavra e de Cristo.

Auto-condenado. Infelizmente, a maioria dos homens discute ou discute o verdadeiro significado das Escrituras – perder as bênçãos de uma vida inteiramente dedicada ao Senhor “Mas evite controvérsias e genealogias insensatas e brigas e disputas sobre a lei; porque são inúteis e inúteis. Rejeite um homem faccioso após uma primeira e segunda advertência, sabendo que tal homem é pervertido e está pecando, sendo auto-condenado . ”Tito 3: 9-11.

Desvie dos mitos. Em vez de procurar a verdade, muitos querem que os outros concordem com suas idéias ou decisões erradas: “Mas, querendo ter seus ouvidos agradados, eles acumularão para si mesmos professores de acordo com seus próprios desejos; e nos desviaremos para mitos . ”2Tim. 4: 3-4.

Obediência à Sua Palavra. “Não seja como o cavalo ou como a mula que não tem entendimento, cujos ornamentos incluem brida e freio para segurá-los, senão eles não se aproximarão de você.” Ps. 32: 9. Se você não obedecer aos Seus mandamentos em suas atividades diárias e em seus negócios com sua esposa, Ele o disciplinará. “O Senhor me disciplinou severamente, mas Ele não me entregou à morte. Eu não morrerei, mas viverá, e falará das obras do Senhor ”. Ps. 118: 18,17. Não perca seu tempo olhando para os defeitos de sua esposa e culpando-a por seus problemas matrimoniais, é VOCÊ que Ele está disciplinando, transformando o coração de sua esposa longe de você. Essa é a razão de sua indiferença para com você.

Deus é fiel à Sua Palavra. “Se os seus filhos deixarem a minha lei e não andarem nos meus juízos; se violarem os meus estatutos e não guardarem os meus mandamentos, visitarei as suas transgressões com vara, e a sua iniqüidade com açoites”. 89: 30-34. Se você continuar em rebelião à Palavra de Deus ou à sua autoridade, Jesus Cristo, que foi manso e humilde, então Deus continuará a puni-lo.

Mantenha seus olhos focados no Senhor

A quem você quer agradar? Você deve tentar e agradar ao Senhor , ao invés de sua esposa ou qualquer outra pessoa em sua vida. “Quando os caminhos do homem são agradáveis ​​ao SENHOR, faz até os seus inimigos ficarem em paz com ele.” Prov. 16: 7. “Deleite-se no Senhor; E te dará os desejos do teu coração. ”Prov. 31: 3

A verdade é que quando você faz o que é certo pelos padrões do Senhor, você verá o coração de sua esposa se voltar para você. Entretanto, se você não começar a notar uma atmosfera mais pacífica ao conversar com sua esposa, então você ainda está preocupado e obcecado por ela, ou está abrigando um espírito de justiça própria.

Por que não tentar e agradar minha esposa? Esse foi o primeiro erro do homem. Vamos ver alguns fatos das escrituras. Quando a mulher viu que a árvore era boa para a comida, e que isso era um prazer para os olhos, e que a árvore era desejável para tornar um sábio, ela tirou do seu fruto e comeu; e ela deu também ao marido com ela e ele comeu. ”Gn 3: 6. Por que Adão comeria a fruta quando soubesse que estava errada?

O homem pecou conscientemente. É importante notar que a mulher não foi criada até Gênesis 2:22, cinco versículos depois. Nós nunca vemos Deus comandar Eva diretamente. O ponto é que Eva foi enganada. Adão conscientemente pecou.

Mulher foi criada para o homem. Deus deu a Adão domínio sobre todas as coisas vivas no jardim, incluindo Eva. Eva foi criada para Adão, não o contrário. “… Pois de fato o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher pelo amor do homem”. 1Cor. 11: 9. “Então o SENHOR Deus disse: ‘Não é bom que o homem esteja só; Vou fazer dele um ajudante adequado para ele. ”Gn 2:18.

Adão nunca parou Eva , embora ele estivesse com ela. “… E deu também ao marido com ela e ele comeu”. Gn 3: 6. Por quê? Por que ele também comeu? É possível que Adão estivesse tentando agradar sua esposa?

Por que ele não a impediu? Ele só queria deixá-la fazer o que ela queria, mesmo que em seu coração ele soubesse que era um erro? E se você? Você faz as coisas apenas para agradar sua esposa, nem mesmo considerando o que Deus pensa sobre isso? Você muitas vezes deixou sua esposa (ou seus filhos) fazer coisas que em seu coração você sabia que era um erro? As conseqüências podem ser que agora ela está em profundo pecado e sob sua proteção e autoridade.

No entanto, não permita que essa verdade faça você se embolar como alguém que é superior, para que uma atitude de controle e agressividade assuma o controle. Essa percepção deve levá-lo a um lugar de humildade ao refletir sobre como você deixou de liderar e proteger sua esposa e agora se encontra na situação em que se encontra hoje.

O que Adam faz quando as coisas dão errado? Quando confrontado por Deus depois que ele pecou, ​​o que Adam faz? “E o homem disse: ‘A mulher que me deste para ficar comigo, ela me deu da árvore e eu comi.’ ”Gn 3:12. Ele culpa Eva. Foi culpa dela! A linha inferior é que ele também culpa a Deus! Bem, não há dúvida de que Eva estava errada ao comer a fruta. Mas por que ela não é culpada pela queda do homem se ela comeu primeiro e depois deu para Adam? Por que o pecado não é passado através dela?

“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo , e pelo pecado a morte, assim também a morte se espalhou a todos os homens, porque todos pecaram …” Rom. 5:12. Da mesma forma foi através do SEU pecado, que o pecado entrou em sua casa. Foi o seu pecado de raiva? Foi o seu pecado de negligência? Ou foi o seu pecado de auto-indulgência? Se você tivesse sido o marido adequado, o líder espiritual e o homem de bondade que deveria ter sido, você acha que estaria na posição em que se encontra hoje?

Eva foi enganada, mas Adão sabia . Adão foi finalmente responsável e responsável diante de Deus pelo pecado cometido, não Eva. “Então, a Adão, Ele disse: ‘Porque você escutou a voz de sua esposa e comeu da árvore sobre a qual eu te ordenei , dizendo:’ Você não deve comer dela ‘. ”Gn 3:17. Como homens, somos os únicos responsáveis ​​por nossos casamentos e famílias.

Não importa o que sua esposa esteja fazendo agora ou o que ela fez no passado; você deve assumir a responsabilidade. É crucial que você abraçar essa mentalidade e transformar seus olhos de culpa totalmente para dentro; pois somente então você começará a se tornar um homem piedoso e reconquistar o amor e a confiança de sua esposa.

Você é o protetor de sua esposa. Homens, Deus nos coloca sobre nossas esposas para sua proteção, não para que possamos controlá-las, intimidá-las ou usá-las para nosso prazer! A mulher foi enganada;portanto, Deus sabia que ela era suscetível aos esquemas enganosos de Satanás. Portanto, Ele designou o homem para governar sobre ela. “Para a mulher Ele disse: ‘Eu multiplicarei grandemente a sua dor no parto, na dor você trará filhos; [a dor no parto era sua maldição ] Mas seu desejo será para seu marido, e ele dominará sobre você. ‘ ”Gênesis 3:16. Além disso, como podemos ver, a punição da mulher não era que ela tivesse filhos; era que ela teria dor quando eles fossem trazidos.

Sua maldição também não era para que seu marido a dominasse como as feministas nos fariam acreditar. Entretanto, quando um marido não demonstra um amor semelhante ao de Cristo por sua esposa ou ele permite que o pecado obtenha uma fortaleza em sua vida, então ele pode se tornar uma maldição para sua esposa.

“E não foi Adão quem foi enganado , mas a mulher, sendo bastante enganada , caiu em transgressão.” 1 Tim. 2:14 Você esqueceu de proteger sua esposa? Você a deixou totalmente aberta ao engano devido ao seu mau tratamento dela? Se sim, arrependa-se!

Mas não cometa o erro de dizer a ela que ela está sendo enganada. Quando uma pessoa é realmente enganada, ela não consegue discernir o certo do errado. Confrontá-la só a afastará de você e de Deus.Neste ponto, seu tempo seria melhor gasto descobrindo como se tornar um homem e marido piedoso.Muito pode ser aprendido através da leitura do manual para os homens, um homem sábio constrói sobre a rocha , disponível gratuitamente para ler em nosso site, ou para solicitar uma cópia. Então use a oração para proteger sua esposa e mudar a situação em que ela está.

Proteção Espiritual

Mulheres na igreja. “Deixe as mulheres caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar, mas sujeitá-los como a Lei também diz. E se eles desejam aprender alguma coisa , que eles perguntem a seusmaridos em casa; porque é impróprio para uma mulher falar na igreja. ”1Cor. 14: 34-35. Por que igrejas e seminários cristãos parecem atrair mais mulheres do que homens? É principalmente porque as mulheres têm um profundo desejo por coisas espirituais e seus maridos não estão cumprindo sua obrigação de ajudar a satisfazer essa necessidade.

Não somos nós, como homens, supostamente os líderes? Se os homens estão faltando da igreja e das coisas espirituais pertencentes à família, então estamos realmente levando nossas famílias?

Você é capaz de responder às perguntas espirituais de sua esposa? Talvez sua esposa não esteja fazendo nenhuma pergunta por causa do pobre exemplo que você estabeleceu como um líder cristão. Você é tão versado na Bíblia quanto sua esposa? Você tomou a mesma quantidade de tempo buscando as coisas de Deus como você tem em buscar outras coisas que lhe interessam?

Cativando mulheres fracas. “Pois entre eles estão aqueles que fazem parte de lares e cativammulheres fracas, carregadas de pecados, conduzidas por vários impulsos, sempre aprendendo e nunca conseguindo chegar ao conhecimento da verdade.” 2Tim. 3: 6 Certamente, há coisas que sua esposa precisa aprender com a outra – uma mulher mais velha, como as coisas encontradas no livro de Tito -, mas o que você ensinou a ela pelo seu exemplo?

Mulheres fracas? Você está ciente de que na Palavra de Deus diz em 1Pet. 3: 7: “Da mesma forma, vocês maridos, vivam com suas esposas de maneira compreensiva , como um vaso mais fraco , já que ela é uma mulher …” Você já tratou sua esposa como um vaso mais fraco ou tratou-a com dureza e dureza de coração? ? A Palavra de Deus diz que nós como homens devemos viver com nossas esposas de maneira diferente, de um modo compreensivo, como um vaso mais fraco, já que ela é uma mulher. Você já teve tempo para realmente ouvir sua esposa compartilhar seus pensamentos e preocupações de seu coração? Ou ela parou de lhe abrir o coração porque o que ela disse caiu em surdo? Um ouvido tão amargurado que nenhuma bondade, simpatia ou compreensão seria a resposta a seu profundo e ferido grito?

Honre-a como herdeira. Você já tratou sua esposa como uma cidadã de classe baixa no Reino de Deus?Você já agiu arrogantemente como o líder de sua casa? Então você precisa ler o verso inteiro ao qual nos referimos. “Vocês, maridos, também moram com suas esposas de maneira compreensiva, como um vaso mais fraco, já que ela é uma mulher; e conceda-lhe honra como herdeira da graça da vida, para que suas orações não sejam prejudicadas. ”1Pet. 3: 7 Deus é tão inflexível sobre como um marido é para tratar sua esposa que ele atribui uma punição para um marido que não consegue tratar sua esposa adequadamente – suas orações serão prejudicadas. Suas orações foram recentemente respondidas? Se não, então é hora de dar uma olhada séria em seu relacionamento com sua esposa.

O fato é que o destino de toda a sua casa repousa em você. Não tente tirar o cisco do olho da sua esposa e concentre-se nas suas deficiências. Se você fosse um marido paciente, gentil e compreensivo como deveria estar com sua esposa, ela se voltaria para você em um instante. Deus criou ela com um desejo por você! Ele diz em Gênesis 3:16, Deus falando com a esposa, “… seu desejo será para seu marido …” Sua esposa foi criada com o desejo de estar com você. Entretanto, se ela for tratada com severidade, em vez de “de um modo compreensivo, como um vaso mais fraco, já que ela é uma mulher”, então você verá o desejo de seu coração morrer; tornando-a vulnerável às afeições do outro.

É hora de rezar o Salmo 51 em voz alta:

“Lave-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. Porque conheço as minhas transgressões e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra Ti, somente eu pequei, e fiz o que é mau aos teus olhos. Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova um espírito inabalável em mim.Não tire Teu Espírito Santo de mim. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os Teus caminhos, e os pecadores serão convertidos a Ti.Os sacrifícios de Deus são um espírito quebrado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.

Que Deus esteja com você enquanto você se esforça para ser mais semelhante a Cristo!

Compromisso pessoal: colocar o Senhor em primeiro lugar na minha vida. “Com base no que aprendi nas Escrituras, me comprometo a fazer tudo como ao Senhor. Mostrarei ao Senhor meu compromisso com Ele e minha obediência à Sua Palavra, submetendo-me àqueles que têm autoridade sobre mim, especialmente meu Senhor e Salvador, Jesus Cristo, seguindo Seu exemplo. Tratarei minha esposa como um vaso mais fraco, de uma maneira compreensiva, já que ela é uma mulher, e conceda-lhe honra como herdeira, ao invés de cidadã de segunda classe, para que minhas orações não sejam mais prejudicadas ”.

Para nosso melhor acompanhamento este pequeno questionário

Registrations
Registre-se conosco preenchendo o formulário abaixo.
Só Cristo Salva
A senha deve ter pelo menos 7 caracteres.
A senha deve ter pelo menos 7 caracteres.



Please login to view this page.
Please login to view this page.
Please login to view this page.