11 – Apegar-se à Sua Esposa

‘Porque odeio o divórcio’, diz o Senhor, o Deus de Israel. ”- Malaquias 2:16

Por que tantos casamentos terminam em divórcio? Todos nós ouvimos as estatísticas … 50% dosprimeiros casamentos acabam em divórcio e 80% dos segundos casamentos terminam em divórcio.Isso significa que apenas 20% dos segundos casamentos sobrevivem! A verdadeira vergonha é que tantos casamentos acabam em divórcio na igreja !! Os cristãos agora aceitam o divórcio como uma opção! Por que o ataque de casamentos fracassados?

“E a chuva desceu e as inundações chegaram, e os ventos sopraram e romperam contra aquela casa; e, no entanto, não caiu, pois havia sido fundado sobre a rocha ”. 7:25 Sua casa foi construída na rocha? “E a chuva desceu e as inundações chegaram, e os ventos sopraram e romperam contra aquela casa; e caiu, e grande foi a sua queda . ”Matt. 7:27

A Rocha que precisamos construir é a Palavra de Deus! Quantos de nós realmente conheciam os princípios que você leu neste livro até agora sobre casamento? Hos 4: 6 nos diz que “estamos perecendo por falta de conhecimento”. Isso certamente era verdade para mim e tenho certeza que é verdade para você também!

Então, quando nosso casamento falha, procuramos ser liberados do casamento apenas para repetir os erros do segundo casamento ou do casamento subseqüente. Deus odeia o divórcio, mas quando estamos no meio do problema, isso é o que acreditamos que nos trará alívio. Nós até tentamos convencer a nós mesmos e aos outros que o divórcio é o que Deus quer para nós, pois Ele não quereria que sofressemos.

A decepção

Quando alimentamos um pensamento ou idéia errados, Deus nos diz: “Cada um é tentado quando é levado e atraído por sua própria luxúria . (A definição de luxúria é um “anseio” pelo que é proibido, como o anseio por um divórcio quando Deus diz “eu odeio o divórcio”.) Então, quando a luxúria concebeu, dá à luz o pecado; e quando o pecado é realizado, traz a morte. Não se enganem, meus amados irmãos. ”Tg 1: 14-16. Muitos dizem que não há nada de errado com o divórcio, especialmente em certas circunstâncias.

Nós devemos obedecer a Deus e não ao homem. Todos têm suas próprias opiniões sobre casamento e divórcio (o que ele ou ela “pensa” que Deus nos diz sobre o casamento em Sua Palavra). Mas, “devemosobedecer a Deus e não ao homem”. Atos 5:29.

Ele é nossa única esperança de salvação. Não siga o que a outra pessoa diz. Em vez disso, siga a Deus;obedeça a Ele, pois Ele é a nossa única esperança de salvação. Não complique a Sua Palavra tentando encontrar “o que você acha que Ele quer dizer”. Ele quer dizer exatamente o que Ele diz!

Não me envergonho do evangelho de Cristo. Por favor, mantenha-se fiel aos ensinamentos de Deus, independentemente do que é popular ou de quantas pessoas em sua igreja se divorciaram e / ou se casaram novamente. “Não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê”. Rom. 1:16

Por favor, entendam que se os casamentos devem ser salvos, devemos permanecer na verdade! Aqueles segundos casamentos que “parecem” felizes estão de fato vivendo em derrota, não um testemunho da fidelidade de Deus. Eles continuam a fazer com que muitos outros sofram ou vivam com menos do que o melhor de Deus, especialmente as crianças que sofrem mais! E eles causam muitos a tropeçar que estão enfrentando dificuldades em seus casamentos. É muito tentador querer encontrar uma segunda esposa quando muitos professam que encontraram a felicidade em seu segundo casamento depois que finalmente se livraram de sua primeira esposa!

Com gentileza corrigindo aqueles que estão em oposição . Por favor, não debata a questão do divórcio. Cada pessoa é responsável apenas por falar, ensinar e viver a verdade. Então o Espírito Santo fará o convencimento e o Senhor voltará o coração. “Mas recusem especulações tolas e ignorantes, sabendo que elas produzem brigas. s E o servo do Senhor não deve ser briguento, mas ser gentil com todos, capaz de ensinar, paciente quando injustiçado, com gentileza corrigindo aqueles que estão em oposição, se talvez Deus conceda-lhes arrependimento levando ao conhecimento da verdade, e eles podem cair em si e escapar do laço do diabo, tendo sido mantido em cativeiro por ele para fazer sua vontade. ”2 Tim. 2: 23-26.

A árvore é conhecida por seus frutos. Podemos ver os “frutos” de muitos dos líderes da igreja – aqueles que permitiram o abuso generalizado de “exceções” para o divórcio. Vimos que começou com a brecha da “infidelidade ou adultério” e levou ao divórcio por praticamente qualquer motivo! Isso é paralelo ao que aconteceu com a questão do aborto … estupro, incesto e a saúde da mãe agora respondem por menos de 1% de todos os abortos realizados! “Você os conhecerá pelos frutos deles .” Matt. 7:16. “Ou torna a árvore boa e boa a fruta; ou torna a árvore ruim e seu fruto ruim; porque a árvore é conhecida por seus frutos. ”Matt. 12:33 Podemos ver claramente o fruto ruim que foi produzido ao comprometer a Palavra de Deus – casamentos quebrados e votos quebrados.

As questões

Por que devemos entender e seguir a lei de Deus sobre o casamento?

Porque as famílias estão sendo destruídas e sem a família, a base sobre a qual nosso país se encontra será removida, e grande será nossa queda! Nós, como cristãos, seremos culpados. Não podemos apontar o dedo para os outros porque Deus nos promete como crentes que, se “Meu povo, que échamado pelo meu nome, se humilhar e orar e buscar a minha face e se converter dos seus caminhos perversos, então eu ouvirei do céu, perdoarei pecam e curarão suas terras. ”2Chron. 7:14

No entanto, os casamentos cristãos estão perecendo na mesma taxa de destruição que os do mundo.Por quê? “Meu povo perece por falta de conhecimento.” Hos. 4: 6 Os cristãos foram enganados e estão seguindo os caminhos do mundo, e não os caminhos de Deus.

Como podemos saber que estamos sendo enganados sobre casamento e divórcio?

Deixando de lado os mitos. Muitos daqueles que se sentam nos bancos da igreja não querem ouvir a verdade. “Porque chegará o tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, querendo fazer cócegas em seus ouvidos, acumularão para si mesmos mestres segundo seus próprios desejos, e desviarão os ouvidos da verdade, e se desviarão para os mitos. ”2Tim 4: 3-4.

Nós agora buscamos soluções mundanas para casamentos conturbados ou feridos ao invés de buscar o Senhor e Sua Palavra. “Mas você é uma geração escolhida, um sacerdócio real, uma nação santa, umpovo peculiar .” 1Pet. 2: 9 Nós não somos um “povo peculiar” se apenas seguirmos o caminho batido que leva ao tribunal de divórcio!

Você não pode fazer as coisas que você gosta. Sua Palavra é sempre consistente; A Palavra de Deus se opõe às filosofias do mundo e às vezes é difícil de entender e seguir. “Mas um homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus; são loucura para ele, e ele não pode entendê-las, porque são espiritualmente valorizadas ”. 1Cor. 2:14 “Mas eu digo, ande pelo Espírito, e você não realizará o desejo da carne … para que você não faça as coisas que lhe agrada.” Gál. 5:17.

Fruta ruim. Mais uma vez, podemos ver facilmente “os frutos” de todos os casamentos cristãos que foram destruídos porque acreditavam nas mentiras. “Você vai conhecê-los pelos seus frutos. As uvas não são colhidas de espinheiros, nem figos de cardos, são eles? Mesmo assim, toda boa árvore produz bons frutos; mas a árvore má produz frutos ruins . ”Matt. 7: 15-17

Fatos bíblicos para se manter

Vamos procurar mais Escrituras para ver como Deus vê o casamento.

O casamento é para a vida. Nós dizemos que os votos até a morte nos separam . “Consequentemente, eles não são mais dois, mas uma só carne. O que, portanto, Deus se uniu, que nenhum homem se separe ”. 19: 6 “E OS DOIS SE TORNAM UMA CARNE; conseqüentemente, eles não são mais dois, mas uma só carne ”. Marcos 10: 8.

Deus diz que Ele odeia o divórcio! No entanto, alguns homens estão realmente convencidos de que Deus os levou a se divorciarem! Alguns disseram que Deus “me libertou”. Ele diz … “Porque eu odeio o divórcio, diz o Senhor”. Malaquias 2:16. Ele nunca muda … “Jesus Cristo é o mesmo ontem e hoje, sim e para sempre.” 13: 8

Você não é a exceção: “Eu certamente entendo que Deus não é um para mostrar parcialidade.” Atos 10:34.

O novo casamento não é uma “opção” – a Bíblia diz que é “adultério”! “… mas eu digo [o próprio Jesus disse] para você que todo aquele que se divorciar de sua esposa, exceto pela causa da falta de castidade, a faz cometer adultério; e quem quer que se case com uma mulher divorciada comete adultério ”. 5:32. “E eu digo a você, quem se divorciar de sua esposa , exceto por imoralidade (fornicação, KJV), e se casar com outra mulher comete adultério. Matt. 19: 9.

Comete adultério. “E Ele [Jesus novamente] disse-lhes: ‘Quem se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher, comete adultério contra ela …’” Marcos 10:11. “Todo aquele que se divorcia daesposa e se casa com outro comete adultério; e aquele que se casa com alguém que é divorciado do marido comete adultério ”. Lucas 16:18.

Falta de sentido. “Aquele que comete adultério com uma mulher não tem sentido ; aquele que se destrói a faz. ”Prov. 6:32. “Se há um homem que comete adultério com a esposa de outro homem, alguém que comete adultério com a esposa de seu amigo, o adúltero e a adúltera certamente serão mortos”. Lev. 20:10

E sobre a cláusula de “exceção”?

Novamente, muito poucos divórcios na igreja são por motivo de adultério, mesmo que essa fosse a “exceção” correta. Quando Erin soube que ela tinha motivos para o divórcio porque eu estava em adultério, ela procurou descobrir a verdade. O que ela descobriu foi que são muitas as traduções da Bíblia que as palavras “adultério” e “fornicação” ou “impurezas morais” eram usadas indistintamentecomo se fossem as mesmas palavras – mas ela descobriu que não são as mesmas palavras! A palavra “adultério” (Concordância de Strong na língua grega ou original é 3429 Moichao ), que significa um ato de intimidade após o casamento. Mas a palavra “fornicação” (4202) significa e ato de intimidade antes docasamento. Portanto, estes são dois pecados separados e não devem ser confundidos.

Então, quando a Bíblia diz em Matt. 19: 9 E digo-te que todo aquele que se divorciar de sua mulher,exceto por imoralidade , e casar com outra mulher, cometerá adultério. Essa exceção significava que um homem podia se divorciar de sua esposa se antes se casassem. cometeu fornicação como foi o caso com José quando a Bíblia disse que ele pensava em se divorciar dela secretamente (Mt 1:19). NÃO está dizendo que, se você descobrir que sua esposa cometeu adultério, que é intimidade após o casamento, você pode se divorciar de sua esposa.

Com essa informação, poderíamos reescrever o verso em Mateus com a tradução correta para dizer: “…mas eu [Jesus] digo que todo aquele que se divorcia de sua esposa, a faz cometer adultério; e quem casar com uma mulher divorciada comete adultério. Somente quando uma mulher foi encontrada no dia ou antes de seu casamento não ser virgem, só então o marido poderia se divorciar de sua esposa. E mais uma vez, Moisés apenas permitiu que os homens se divorciassem: “Por causa de sua dureza de coração, Moisés permitiu que você se divorciasse de suas esposas; mas desde o começo não foi assim. ”Matt. 19: 8 Em outras palavras, NÃO, você não pode se divorciar de sua esposa, já que a cláusula deexceção não se aplica depois do casamento.

Tenha cuidado quando você diz que “Deus lhe disse”! “Eis que sou contra aqueles que usam suas línguas e declaram ‘O Senhor declara’. Eis que eu sou contra aqueles que profetizaram falsos sonhos, declara o Senhor, e os relatou e enganou meu povo por suas falsidades e ostensivas ostentações. ”Jer.23: 31-32. “Eu odeiodivórcio, diz o Senhor. ”Malaquias 2:16. Deus nunca nos diz para ir contra a Sua Palavra! Ele nunca muda! Nunca!! Você também deve ser muito cuidadoso com o que diz sobre o divórcio ou o novo casamento, já que isso poderia levar outra pessoa a tropeçar e se divorciar ou se casar de novo: “Ai do mundo por causa de seus obstáculos! Pois é inevitável que surjam tropeços; mas ai daquele homem por quem vem a pedra de tropeço! … É melhor para ele que se pendure ao pescoço uma pesada pedra de moinho e se afogue no fundo do mar. 18: 7,6.

Muitos foram enganados. Se você acredita que Deus quer o divórcio, você foi enganado. “E não é de admirar, pois até o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz.” 2Cor. 11:14

Carne colhe corrupção. “Porque aquele que semeia a sua própria carne, da carne ceifará a corrupção, mas aquele que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.” Gál. 6: 8 Verifique para ver como você está “motivado” antes de sair em fé. Desejos carnais são bons para a carne; se você tem urgência por trás disso, você não precisa de graça para realizá-lo. “Porque a carne manifesta seu desejo contra o Espírito e o Espírito contra a carne; pois estes estão em oposição uns aos outros, para que você não faça as coisas que lhe agrada ”. 5:17.

Deus e somente Deus! Que conhecimento foi obtido ao ver tantos casamentos desfeitos e problemáticos? Deus e somente Deus pode salvar e manter um casamento juntos; apesar de sua obediência à Sua Palavra. Mas você precisa conhecer a Sua Palavra antes de começar a obedecê-la. “Meu povo perece por falta de conhecimento.” Oséias 4: 6. É por isso que você DEVE ler os capítulos deste livro várias e várias vezes! É por isso que você deve meditar na Sua Palavra. É por isso que você deve se alimentar de Sua Palavra não apenas todos os dias, mas o dia todo!

Vamos nos comprometer pessoalmente com o REMAIN MARRIED e encorajar todos que encontrarmos a fazer o mesmo.

Compromisso pessoal: permanecer casado e encorajar os outros a fazer o mesmo. “Com base no que aprendi da Palavra de Deus, recomento-me ao meu casamento. Vou me humilhar quando necessário e tomar todas as providências como um ‘pacificador’ no meu casamento. Eu não cobrirei minhas transgressões nem causarei outro tropeçar. Vou dedicar meus lábios para espalhar a verdade de Deus sobre o casamento.

Para nosso melhor acompanhamento este pequeno questionário

Compartilhar é bom!